Artefato: Modelo de Análise de Carga de Trabalho
Esse artefato é um modelo que identifica um ou mais perfis de carga de trabalho destinados a definir com precisão o estado de interesse de um sistema no qual a avaliação do software e/ou de seu ambiente operacional pode ser realizada.
Domínios: Teste
Tipos de Produto de Trabalho: Modelo
Estende: Caso de Teste
Objetivo
  • Para definir com precisão as condições de carga sob as quais os Itens de Teste de Destino devem operar no Ambiente de Configuração de Destino.
  • Para definir uma carga de trabalho representativa realista que permita a avaliação precisa dos riscos de desempenho.
Relacionamentos
Descrição
Descrição PrincipalOs perfis da carga de trabalho, que compõem o Modelo de Análise da Carga de Trabalho, representam possíveis condições a serem simuladas e comparadas aos Itens de Teste de Destino em uma ou mais Configurações do Ambiente de Teste.  Esses são normalmente determinados pela análise das características previstas ou de um agente existente, das estatísticas de negócios do usuário (casos de uso), etc.
Breve Resumo

1. Introdução

Identifica a finalidade, o histórico e os objetivos dos testes de desempenho realizados no projeto.

2. Atributos e Variáveis do Sistema

Identifica os atributos e as variáveis do sistema que determinam com exclusividade a carga de trabalho para o sistema que está sendo modelado.

4. Definições de Agente

Identifica as classes de clientes externos cujos cenários de casos de uso precisarão ser modelados para simular/emular cargas no sistema em teste. Além disso, essa seção identifica a proporção na qual os atores acomodam a carga em um teste de desempenho.

7. Atributos de Agente

Identifica os atributos e as variáveis de cada agente que, por sua vez, determinam com exclusividade as diferentes características dos clientes externos do sistema. Para cada agente, identifica informações como humano ou não-humano, taxa de alimentação de dados, tempo de decisão, estilo e complexidade da transação, e padrões de comportamento que caracterizam a variedade na interação do usuário com o sistema.

6. Perfil de Trabalho do Agente

Identifica os cenários de caso de uso específicos executados por um agente e o percentual de tempo ou a proporção do esforço despendido pelo agente ao executar os cenários de caso de uso, com o objetivo de cumprir suas responsabilidades de negócios.

3. Perfil da Carga de Trabalho

Em determinado perfil, identifica o número de clientes externos simulados/emulados durante o teste, inclusive o número, o tipo e a distribuição das transações. Um perfil pode ser definido em termos de "carga máxima", "carga média" e assim por diante.

5. Medidas e Critérios

Identifica as estimativas e os critérios usados para avaliar o sucesso dos objetivos de desempenho identificados. Geralmente, estão incluídos nas métricas os limites para o tempo de resposta ou a capacidade de transferência de dados.

8. Requisitos de Emulação de Terminal Remoto

Identifica os requisitos e as restrições que devem ser observados durante a criação de uma Configuração de Ambiente de Teste que seja aceitável para implementar e executar o teste de desempenho.

Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

O Modelo de Análise de Carga de Trabalho (conteúdo e formato) pode precisar de modificação para atender às necessidades de padrões internos ou externos, diretrizes, etc. Opcionalmente, alguns aspectos do Modelo de Análise de Carga de Trabalho podem ser encapsulados no Plano de Teste 



Informações Adicionais