Artefato: Caso de Teste
Esse artefato define um conjunto de entradas de teste, condições de execução e resultados esperados, identificados para a finalidade de fazer uma avaliação de algum aspecto específico de um Item de Teste de Destino.
Domínios: Teste
Tipos de Produto de Trabalho: Especificação
Objetivo
  • Para enumerar um número adequado de testes específicos para garantir a abrangência da avaliação
  • Para identificar e considerar Scripts de Teste e geradores, de forma manual e automatizada
  • Para fornecer um esquema para a implementação de Scripts de Teste e geradores, fornecendo uma descrição dos pontos-chave de observação e controle e qualquer pós ou pré-condição
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Um Caso de Teste especifica e comunica as condições específicas detalhadas que precisam ser validadas para permitir a avaliação de alguns aspectos dos Itens de Teste de Destino. A diferença entre um caso de teste e uma idéia de teste é que o caso de teste é uma especificação formada mais completamente do teste. Os Casos de Teste podem ser motivados por vários fatores, mas normalmente incluirão um subconjunto dos Requisitos, como Casos de Uso, características de desempenho e os riscos relacionados ao projeto. Como uma regra geral, as especificações de caso de teste são mais úteis onde a própria implementação de teste será muito complexa para ser compreendida sozinha, sem o suporte de uma explicação mais abstrata fornecida pelo caso de teste.

Breve Resumo
  1. Descrição do Caso de Teste
    Uma descrição da finalidade ou do objetivo do teste, do escopo e de quaisquer pré-condições do teste.
  2. Condição de Execução
    Uma descrição de uma condição que será experimentada durante este teste.
    1. Pré-condições
      Para cada condição de execução, descreva o estado necessário em que o sistema deve estar antes do início do teste.
    2. Entradas de Teste
      Para cada condição de execução, enumere uma lista dos estímulos específicos a serem aplicados durante o teste. Em geral, eles são chamados de "Entradas" no teste e incluem os objetos ou campos de interação e os valores de dados específicos digitados ao executar esse Caso de Teste.
    3. Pontos de Observação
      Durante a execução do teste, enumere quais observações específicas devem ser feitas.
    4. Pontos de Controle
      Durante a execução do teste, identifique quaisquer pontos em que o fluxo de controle pode alterar ou variar.
    5. Resultados Esperados
      O estado resultante ou as condições observáveis que são esperadas como um resultado da execução do teste. Observe que isso pode abranger respostas positivas e negativas (como condições de erro e defeitos).
    6. Pós-condições
      Para cada condição de execução, descreva o estado necessário para o qual o sistema deve ser retornado, permitindo que testes subseqüentes sejam executados.

Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Em determinados domínios e culturas de teste, os Casos de Teste são considerados produtos de trabalho opcionais, enquanto em outros, eles são altamente formalizados e obrigatórios. Assim sendo, o conteúdo e o formato dos Casos de Teste podem necessitar de modificação para atender às necessidades de cada organização ou projeto específico.

Quando esses casos de teste são registrados (de maneira formal ou informal), dois estilos principais são seguidos:

  • O primeiro é uma estrutura de documento de texto padrão que utiliza um formato semelhante ao descrito anteriormente no Breve Resumo. Geralmente, várias instâncias ou variações de Casos de Teste são especificadas em um único documento, agrupadas pela finalidade ou objetivo geral dos testes.
  • O segundo estilo usa um determinado formato de tabela ou banco de dados. As instâncias de Casos de Uso são especificadas em cada linha, com colunas que facilitam a classificação e a filtragem por diferentes critérios.

É necessário que haja algum tipo de avaliação contínua dos casos de teste para verificar andamento, eficácia etc. Considere uma cobertura de teste com base em requisitos, em que cada Caso de Teste rastreie pelo menos uma idéia de teste e um requisito de sistema, que representa um subconjunto dos requisitos do Produto (consulte Técnica: Principais Medidas do Teste).

Conforme mencionado anteriormente, é comum que várias instâncias ou variações de Casos de Teste sejam especificadas em um único documento e normalmente estejam agrupadas pela finalidade ou pelo objetivo geral dos testes. Elas podem ser concebidas como várias condições de execução descritas em um único documento, uma para cada instância exclusiva de Caso de Teste.

0pcionalmente, o Caso de Teste pode ser incluído parcial ou completamente na Lista de Idéias de Teste ou Script de Teste



Informações Adicionais