Artefato: Protótipo da Interface do Usuário
Esse artefato é um exemplo da interface com o usuário. É utilizado para explorar e/ou validar o design da interface com o usuário.
Domínios: Análise e Design
Tipos de Produto de Trabalho: Conceito
Objetivo

O seguintes papéis usam o protótipo da interface do usuário:

  • designers de interface com o usuário, para explorar e/ou validar o design da interface com o usuário antes de investir muito nela
  • especificadores de requisitos, para entender a interface com o usuário para um Caso de Uso
  • analistas de sistema, para entender como a interface com o usuário afeta a análise do sistema
  • designers, para entender como a interface com o usuário afeta e o que ela exige "internamente" do sistema
  • gerentes, para planejar as atividades de desenvolvimento e teste

Os protótipos de interface com o usuário podem ser utilizados para explorar um design de interface com o usuário realizável e adequado e que atenda aos requisitos, ajudando a fechar a lacuna entre o que é exigido (expresso na extração dos requisitos) e o que é viável. A principal finalidade de criar um protótipo de interface com o usuário é poder "testar" seu design, incluindo sua capacidade de uso antes do início real do desenvolvimento. Dessa forma, é possível garantir que o sistema correto esteja sendo criado antes de desperdiçar tempo e recursos no desenvolvimento.

Relacionamentos
Adaptação
Opções de Representação

Os protótipos da interface com o usuário podem ser formais ou informais, executáveis ou não executáveis, de baixa ou alta fidelidade. Por exemplo, um Protótipo de Interface com o Usuário pode ir de uma série de imagens que representam capturas de tela até algumas páginas HTML interativas. O formato que o protótipo da UI assume não é a questão. O importante é ter em mente a finalidade do protótipo (explorar e/ou validar o design da interface com o usuário) e as qualificações necessárias para produzi-lo (um protótipo de interface com o usuário exige algumas qualificações de design de interface com o usuário).

Decida se o protótipo é adequado ao seu projeto.  Decida quanto da interface com o usuário terá um protótipo e o nível de detalhamento e realismo da interatividade.  Decida se o protótipo será apenas mera formalidade ou se alguns aspectos serão desenvolvidos no produto final.

Lembre-se de que para alcançar a meta dos testes iniciais da interface com o usuário, o protótipo deve ser significativamente mais barato de ser desenvolvido do que o sistema real, embora tenha recursos suficientes para suportar um teste de uso significativo.



Informações Adicionais
Conceitos