Artefato: Configuração do Ambiente de Teste
Esse produto de trabalho especifica uma disposição de hardware, software, e configurações de ambiente associadas que são necessários para permitir a exatidão na condução dos testes para avaliar um ou mais itens de teste de destino.
Domínios: Teste
Tipos de Produto de Trabalho: Infra-estrutura
Objetivo

Para ajudar a garantir que:

  • Os resultados das atividades de teste são precisos e válidos,
  • As atividades de teste tenham uma probabilidade maior de serem sistematicamente reproduzidas
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Cada Configuração do Ambiente de Teste especifica uma configuração controlada e apropriada para conduzir as atividades necessárias de teste e avaliação. Fornecer um ambiente controlado construído a partir de uma configuração conhecida para conduzir essas atividades ajuda a assegurar que os resultados desses esforços sejam exatos e válidos, com probabilidade maior de serem reproduzidos sistematicamente. Um Ambiente de Teste bem controlado é um aspecto importante da análise eficiente de defeitos e da resolução de erros.

Breve Resumo

Cada Configuração do Ambiente de Teste deve considerar vários aspectos que incluem:

  • Os requisitos básicos de hardware do computador; por exemplo, Processadores, Armazenamento de Memória, Armazenamento em Disco Rígido, Dispositivos de Interface de Entrada/Saída
  • O ambiente básico de software fundamental; por exemplo, o Sistema Operacional e as ferramentas básicas de produtividade, como e-mail, sistema de calendário etc.
  • Itens de hardware periféricos de Entrada/Saída especializados adicionais; por exemplo, scanners para leitura de código de barras, impressoras de recibos, gavetas de dinheiro, dispositivos sensores etc.
  • O software necessário para os itens de hardware periféricos de Entrada/Saída especializados; por exemplo, drivers, software de interface e de gateway
  • O conjunto mínimo de ferramentas de software necessárias para facilitar as atividades de teste, avaliação e diagnóstico; por exemplo, diagnósticos de memória, execução automatizada de testes etc.
  • As definições de configuração necessárias às opções de software e hardware; por exemplo, resolução de vídeo, alocação de recursos, variáveis de ambiente etc.
  • Os itens consumíveis "pré-existentes" necessários; por exemplo, conjuntos de dados preenchidos, comprovantes de impressoras, etc
Adaptação
Opções de Representação

Quando possível, tente manter o número total de Configurações do Ambiente de Teste exclusivas em um mínimo e em um  nível gerenciável. Isso pode ser conseguido consolidando ambientes semelhantes, geralmente quando forem usados perfis de software e hardware básico semelhantes, apenas com pequenas diferenças nas definições de configuração. Tome cuidado, porém, para não consolidar as Configurações do Ambiente de Teste a ponto de invalidar a integridade e a finalidade de cada configuração.

Recomenda-se o uso de ferramentas de geração de imagens de disco rígido que permitam fazer o backup e restaurar facilmente as Configurações do Ambiente de Teste. Considere também a utilização de unidades de disco rígido removíveis ou permutáveis para aumentar ainda mais a precisão e a eficiência.

Opcionalmente, a Configuração do Ambiente de Teste pode se incluída no Plano de Desenvolvimento de Software