Mentor de Ferramentas: Criando Realizações de Casos de Uso Utilizando o Rational Rose
Este mentor de ferramenta descreve como representar realizações de casos de uso no Rational Rose.
Ferramenta: Rational Rose
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

A seguir, há um resumo das etapas desempenhadas para criar o Produto de Trabalho: Realização de Casos de Uso:

  1. Criar o Pacote de Realização de Casos de Uso no Modelo Apropriado

  2. Criar uma Realização de Casos de Uso
  3. Criar Rastreabilidade entre um Caso de Uso e sua Realização de Casos de Uso

1. Criar o Pacote de Realização de Casos de Uso no Modelo Apropriado Para o início da página

As Realizações de Casos de Uso podem ser criadas no Produto de Trabalho: Modelo de Análise ou no Produto de Trabalho: Modelo de Design, ou ambos. Esses produtos de trabalho são, por sua vez, representados como pacotes na "Visualização Lógica" do modelo. Consulte Mentor de Ferramenta: Capturando os Resultados de Análise de Caso de Uso e Mentor de Ferramenta: Gerenciando o Modelo de Design para obter informações sobre a criação desses pacotes. Quando você criar o pacote, nomeie-o como "Realizações de Casos de Uso". Quando criar um novo diagrama de classe para o pacote, nomeie-o como "Rastreabilidades".

2. Criar uma Realização de Casos de Uso Para o início da página

Uma realização de casos de uso representa a perspectiva de design de um caso de uso. É um elemento de modelo de organização utilizado para agrupar vários produtos de trabalho relacionados ao design de caso de uso. Os casos de uso são separados das realizações de casos de uso, portanto você pode gerenciar cada um individualmente e pode alterar o design do caso de uso sem afetar o caso de uso de nível base. Para cada caso de uso no modelo de caso de uso, há uma realização de casos de uso no modelo de design com uma dependência (<<realizar>> estereotipado) para o caso de uso.

Para criar uma Realização de Casos de Uso, crie e nomeie um novo Caso de Uso no pacote Visualização de Caso de Uso, em seguida, arraste e solte-o no pacote "Realizações de Casos de Uso". Utilizando a Especificação de Caso de Uso, designe o estereótipo <<realização de casos de uso>> ao caso de uso. Se aparecer um diálogo indicando que o Caso de Uso existe em dois espaços de nomes, clique em OK. No pacote Realizações de Casos de Uso criado, crie um pacote para gerenciar a Realização de Casos de Uso, fornecendo a ele o mesmo nome que a realização de casos de uso. Consulte Mentor de Ferramenta: Gerenciando o Modelo de Design para obter informações sobre como criar e nomear pacotes. No navegador, arraste e solte a realização de casos de uso nesse pacote recém-criado. A realização de casos de uso existe agora no modelo de Design ou de Análise, em um pacote próprio, organizada juntamente com todas as outras realizações de casos de uso. Ter um pacote por realização de casos de uso torna o gerenciamento e o controle de versões independentes do produto de trabalho possíveis.

3. Criar Rastreabilidade entre um Caso de Uso e sua Realização de Casos de Uso Para o início da página

Para criar a rastreabilidade entre um caso de uso e sua Realização de Casos de Uso, arraste o caso de uso da "Visualização de Caso de Uso" e solte-o no diagrama Rastreabilidades no pacote Realizações de Casos de Uso. No pacote Realizações de Casos de Uso, arraste a Realização de Casos de Uso para o diagrama Rastreabilidades, colocando-a próxima ao Caso de Uso. Em seguida, utilizando a ferramenta de associação a partir da barra de ferramentas do diagrama, desenhe uma associação entre a Realização de Casos de Uso e o Caso de Uso. Abra a Especificação de Associação e designe-a ao estereótipo <<realizar>>.