Introdução ao RUP
Esta Orientação responde as perguntas fundamentais sobre a natureza e finalidade do Rational Unified Process.
Descrição Principal

O que é Rational Unified Process ou RUP?

Quem deve utilizar o RUP?

Configurando o RUP para seu projeto?

Por que Devo Utilizar o RUP?

Quando devo utilizar o RUP?

Onde posso aprender mais sobre o RUP?

Rational Unified Process Ferramentas de Autoria de Processo Comunidade/ Marketplace Ferramentas de Configuração Ferramentas de Entrega de Processo A Plataforma Rational Unified Process

O que É Rational Unified Process ou RUP?

O Núcleo do RUP

Em sua essência, o RUP® (Rational Unified Process®) diz respeito a um desenvolvimento de software bem-sucedido. Há três elementos centrais que definem o RUP:

  • Um Conjunto Subjacente de Filosofias e Princípios para Desenvolvimento de Software Bem-sucedido.

Estas filosofias e princípios são a base na qual o RUP foi desenvolvido. Para obter uma visão geral da filosofia do RUP, leia o artigo Princípios Chave e Fundamentos do Processo.

  • Uma estrutura de conteúdo de método reutilizável e blocos de construção de processo.

Definida e aprimorada continuamente pelo Rational Software, a família RUP de plug-ins de método define uma estrutura de método, a partir da qual você cria suas próprias configurações de método e processos ajustados.

  • O Método Subjacente e a Linguagem de Definição do Processo.

Inerente a tudo isso está um metamodelo de arquitetura de método unificado. Este modelo fornece uma linguagem para descrever o conteúdo do método e os processos. Essa nova linguagem é uma unificação de diferentes métodos e linguagens de engenharia do processo, tal como a extensão SPEM para a UML para engenharia de processo de software, as linguagens utilizadas para o RUP v2003, Unified Process, IBM Global Services Method, assim como o IBM Rational Summit Ascendant. 

A Plataforma RMC (Rational Method Composer)

Durante muitos anos de esforço de desenvolvimento, o RUP evoluiu em uma plataforma de engenharia de processo valiosa, chamada RMC (Rational Method Composer). O RMC permite que equipes definam, configurem, ajustem e pratiquem um processo consistente. Os elementos chave da plataforma são:

  • Ferramentas de Entrega de Método

O RUP é entregue aos profissionais como um Web site interativo utilizando a tecnologia de navegador padrão de mercado. As ferramentas para entregar o RUP incluem:

  • O Web site do RUP no qual Você Está Navegando no momento

Um Web site do RUP é uma apresentação do processo publicado do Rational Method Composer , configurada para seu projeto e ajustada para suas necessidades específicas. O Web site é criado utilizando páginas HTML geradas dinamicamente, as quais o RMC permite que sejam publicadas na forma de vários Web sites do RUP, cada um representando uma definição de processo configurada e ajustada.

  • Um Conjunto de Ferramentas de Navegação do Navegador da Web

Os applets de Navegador do RUP permitem que o Web site do RUP seja acessado dinamicamente por meio de uma série de navegadores da Web padrão com a ajuda de applets adicionais de navegação.

  • Ferramenta de Método Configuração

O RMC  (Rational Method Composer) suporta configuração de tempo de publicação de granulação fina de conteúdo de método e processos, para alcançar as variadas necessidades de diferentes projetos e usuários finais.  O Method Composer permite a inclusão opcional de extensões de método e de processo, utilizando a tecnologia de plug-in do Method Composer.  Ele também permite configurar variantes nos processos, que são publicadas diferentemente, dependendo das seleções específicas do usuário.

  • Um Marketplace para Extensões de Processo

A seção do RUP do Web site do developerWorks®: Rational® fornece um local para os engenheiros de processo na comunidade de desenvolvimento de software, para compartilharem suas extensões de método como Plug-Ins consumíveis e fornece uma origem valiosa de extensões de método para o coordenador de projeto.

  • Ferramenta de Autoria de Método

A ferramenta RMC  (Rational Method Composer) é projetada especificamente para gerenciamento de conteúdo de método e autoria de processo com funções, tais como forma- e autoria baseadas em estrutura de breakdown, navegação de conteúdo, procura de conteúdo e importação e exportação do conteúdo de método. O Method Composer também fornece mecanismos para montagem de processo rápida, utilizando padrões de processo e elementos de método reutilizáveis.  Ele suporta a criação de plug-ins de método, que fornecem maneiras eficientes de estender e modificar o conteúdo existente, simplificando o conteúdo de método e o gerenciamento do processo e manutenção.

Quem Deve Utilizar o RUP?

Se você depende de sua capacidade para desenvolver e implementar software, que é essencial para o sucesso de sua organização, o RUP irá ajudá-lo. O produto RUP foi desenvolvido visando dois grupos primários de usuários:

  • profissionais de desenvolvimento de software que trabalham como parte de uma equipe de projeto, incluindo os investidores desses projetos de desenvolvimento de software.
  • profissionais de engenharia de processo, especificamente engenheiros de processo de software e gerentes.

Os profissionais de desenvolvimento de software podem encontrar orientação sobre o que é exigido deles nas funções definidas no RUP. Um profissional que trabalha em um projeto de engenharia de software RUP é designado a uma ou mais funções definidas no RUP, em que cada função particiona um conjunto de tarefas e produtos de trabalho pelos quais essa função é responsável. Também é fornecida orientação sobre como essas funções trabalham em conjunto, em termos das atividades requeridas para representar o processo configurado (referenciado como o Processo de Entrega).

Os profissionais de Engenharia de Processo podem obter orientação sobre como definir, configurar, adaptar e implementar os processos de engenharia. A família de produtos RUP fornece várias ferramentas que permitem e simplificam a definição, configuração e adaptação do processo de engenharia.

São fornecidas várias visualizações com o produto RUP que são focalizadas em diferentes grupos de profissionais de engenharia de software.

Configurando o RUP para seu Projeto?

Uma das práticas de núcleo sob o RUP é o desenvolvimento iterativo e incremental. Esta prática também é oportuna para ser lembrada ao iniciar o RUP: não tente "executar" todo o RUP ao mesmo tempo. Adote uma abordagem para implementar, aprender e utilizar o RUP que seja, propriamente dita, iterativa e incremental. Inicie avaliando o processo existente e selecionando uma ou duas áreas-chave que você gostaria de aprimorar. Comece utilizando o RUP para aprimorar primeiro essas áreas e, depois, em iterações ou ciclos de desenvolvimento posteriores, fazer aprimoramentos incrementais em outras áreas.

Visite os links a seguir, para aprender mais sobre esses tópicos:

Por que Devo Utilizar o RUP?

O RUP fornece a um profissional de desenvolvimento de software um ambiente de processo configurável, todavia com base em padrões. Este ambiente de processo:

Em sua essência, o RUP é um conjunto de práticas coletadas de engenharia de software que são continuamente aprimoradas, com regularidade, para refletirem alterações nas práticas do segmento de mercado.

Como um Investidor em um projeto de desenvolvimento de software, o RUP fornece o entendimento do que se pode esperar do esforço de desenvolvimento. Ele fornece um glossário de terminologia e uma enciclopédia de conhecimento, para ajudá-lo a comunicar suas necessidades, de modo eficaz, com a equipe de desenvolvimento de software.

Para um profissional de desenvolvimento de software, este ambiente de processo fornece uma definição de processo comum e central, que todos os membros da equipe de desenvolvimento de software podem compartilhar, ajudando a assegurar uma comunicação clara e sem ambigüidade entre os membros da equipe. Isso ajuda você a desempenhar a sua parte esperada na equipe de projeto, tornando claro quais são as suas responsabilidades. Como uma referência geral de engenharia de software, o RUP fornece muita orientação sobre as práticas de desenvolvimento de software que os profissionais novatos e experientes considerarão, do mesmo modo, valiosas. Mesmo se você for um "guerreiro solitário", considerará o RUP um mentor útil para ajudá-lo a construir o melhor software do mundo.

Como um gerente ou chefe de equipe, o RUP fornece um processo por meio do qual é possível se comunicar de modo eficaz com a equipe e gerenciar o planejamento e controle do trabalho apropriadamente.

Como um Engenheiro de Processo, o RUP fornece uma boa base arquitetural e muito material a partir dos quais é possível construir a definição de processo, permitindo configurar e estender essa base, conforme desejado. Isso economizará bastante tempo e esforço que, do contrário, seriam exigidos para criar essa definição de processo a partir do zero.

Quando Devo Utilizar o RUP?

A Plataforma Rational Unified Process

O RUP pode ser utilizado logo no início de um novo projeto de software e pode continuar sendo utilizado em ciclos de desenvolvimento subseqüentes após o encerramento do projeto inicial. No entanto, o modo no qual o RUP é utilizado precisa ser variado apropriadamente para adequar-se às suas necessidades. Há algumas considerações que determinarão quando e como você utilizará diferentes partes do RUP:

  • ciclo de vida do projeto (número de iterações, duração de cada fase, duração do projeto)
  • meta de negócio do projeto, Visão, escopo e Risco
  • tamanho do Esforço de Desenvolvimento de Software

Onde Posso Aprender Mais sobre o RUP?

Os recursos a seguir podem ajudá-lo a manter-se apto a acelerar e dominar o RUP rapidamente: