Ferramentas
    Processos
 
   
     
 

A seguir estão disponibilizadas algumas das perguntas mais frequentes sobre a Gerência de Riscos.

 
     
     
 
 
01 -

O que significa risco?

 
02 -

Qual foi a primeira representação de Risco na Engenharia Software?

 
03 -

O que é Risco de Software?

 
04 -

Por que Gerenciar Risco?

 
05 -

Quais são os princípios básicos da Gerência de Riscos?

 
06 -

Quais são as atividades do Processo de Gerência de Riscos?

 
     
     
 

O que é Risco de Software?

Risco de software é a medida de probabilidade de resultados insatisfatórios afetando o projeto, processo ou produto.

Risco de Projeto de Software é definido pelos parâmetros operacionais, organizacionais e contratuais do desenvolvimento de software. O risco de projeto é primeiramente uma responsabilidade da gerência. Risco de projeto inclui limites de recursos, interfaces, relacionamentos com fornecedores ou restrições de contratos.

Risco de Processo de Software são os procedimentos técnicos e de gerência. Nos procedimentos de gerência pode-se encontrar riscos em atividades como: planejamento, definição e contratação de equipe de trabalho, garantia de segurança e configuração de gerência. Nos procedimentos técnicos, pode-se encontrar riscos nas atividades: análise de requisitos, projeto, codificação e testes.

Risco de Produto de Software contém as características intermediárias e finais do produto. Risco de produto é primeiramente responsabilidade técnica. Pode-se encontrar riscos nos requisitos de estabilidade do produto, performance, complexidade de codificação e especificação de testes.

Não esquecendo que muitas vezes o risco pode estar associado a um ganho, chamado na literatura do “Risco Positivo”, ou seja, situações onde a superação de risco pode trazer benefícios, oportunidades para a organização.