Introdução Processo Fases Atividades Definições        
Definições
>> Papéis
>> Tipos de Clientes

Algumas definições são necessárias para se obter um bom entendimento sobre a modelagem que será descrita a seguir. Estas definições servem para contextualizar os diversos conceitos utilizados na modelagem do CPS-Pro.

Papéis:

Os papéis são definições abstratas para um conjunto de atribuições em forma de atividades realizadas e artefatos produzidos, d escrevendo como um membro deve atuar no contexto do negócio e que responsabilidades este membro possui.

Tipos de Papéis
Cliente
Objetivos: Foco em decisões de negócios e definição de prioridades.
Gerente de Implantação
Objetivos: Foco em requisitos e na comunicação com o cliente. Define prioridade das histórias junto com o cliente.
Líder da Engenharia
Objetivos: Foco em planejamento, gerenciamento de recursos e projeto, aplicação do processo. Atua como um tracker do projeto.
Engenheiro de Software
Objetivos: Foco em desenvolvimento. Ajuda a estimar histórias. Possuem autonomia para tomar decisões técnicas.
Engenheiro de Testes
Objetivos: Foco em qualidade e testes. Escreve e executa testes funcionais.
Engenheiro de Operações e Suporte
Objetivos: Foco em operações. Responsável por manter o ambiente de operações estável. Realiza instalação e atualização de hardware e software no ambiente de operações. Realiza manutenção preventiva de hardware.
Clientes:

Dependendo das características do produto e da estratégia de negócios utilizada, o alcance do produto no mercado pode levar a diferentes tipos relações com clientes em diferentes localizações.

Tipos de Clientes
Quanto ao relacionamento
Unico cliente: Abordagem típica de XP. Considerado como um caso clássico de consultoria de projeto de desenvolvimento. O cliente é responsável por decisões em relação às prioridades das diferentes features.
Multiplos clientes: Quando um único projeto trata com um pequeno número de clientes igualmente importantes. Projetos desse tipo possuem entre dois e cinco clientes trabalhando com um mesmo time de desenvolvimento. As prioridades são definidas de acordo com a importância de cada cliente e a estratégia de negócios.
Varios clientes: Quando o número de clientes é muito grande o valor de cada um deles se torna baixo. As decisões se tornam resultado da interpretação de estudos e pesquisas de marketing.
Quanto a localização
Cliente On Site: O cliente atua em conjunto com a engenharia localmente. Este é o cenário ideal, pois quanto mais tempo engenheiros e cliente passam juntos, melhor as coisas vão. Porém, este cenário nem sempre é possível.
Cliente Off Site: Cliente que está no mesmo local (cidade), mas não está no mesmo ambiente de trabalho. Nestes casos deve-se tentar fazer reuniões presenciais com o cliente para levantamento de requisitos.
Cliente Remoto: Clientes remotos podem estar geograficamente isolados, trabalhar em um fuso horário diferente ou ainda falar um outro idioma. Este tipo de cliente requer atenção e planejamento especial para funcionar. É preciso ser pró-ativo quando lidando com clientes remotos. Nestes casos é indispensável à atuação do usuário proxy como representante do cliente.

Copyright © 2004 CPS-Pro. Todos os direitos reservados.
Contato: hmm@cin.ufpe.br.