Algumas definições são necessárias para se obter um bom entendimento sobre a modelagem que será descrita a seguir.
Estas definições servem para contextualizar os diversos conceitos utilizados na modelagem do CPS-Pro.
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Papéis:
Os papéis são definições abstratas para um conjunto de atribuições em forma de atividades realizadas e artefatos produzidos, d
escrevendo como um membro deve atuar no contexto do negócio e que responsabilidades este membro possui.
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Tipos de Papéis
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Cliente
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Objetivos: Foco em decisões de negócios e definição de prioridades.
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Gerente de Implantação
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Objetivos: Foco em requisitos e na comunicação com o cliente. Define prioridade das histórias junto com o cliente.
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Líder da Engenharia
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Objetivos: Foco em planejamento, gerenciamento de recursos e projeto, aplicação do processo. Atua como um tracker do projeto.
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Engenheiro de Software
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Objetivos: Foco em desenvolvimento. Ajuda a estimar histórias. Possuem autonomia para tomar decisões técnicas.
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Engenheiro de Testes
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Objetivos: Foco em qualidade e testes. Escreve e executa testes funcionais.
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Engenheiro de Operações e Suporte
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Objetivos: Foco em operações.
Responsável por manter o ambiente de operações estável.
Realiza instalação e atualização de hardware e software no ambiente de operações.
Realiza manutenção preventiva de hardware.
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Clientes:
Dependendo das características do produto e da estratégia de negócios utilizada,
o alcance do produto no mercado pode levar a diferentes tipos relações com clientes em diferentes
localizações.
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Tipos de Clientes
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Quanto ao relacionamento
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Unico cliente: Abordagem típica de XP. Considerado como um caso clássico de consultoria de projeto de
desenvolvimento. O cliente é responsável por decisões em relação às prioridades das diferentes features.
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Multiplos clientes: Quando um único projeto trata com um pequeno número de clientes igualmente
importantes. Projetos desse tipo possuem entre dois e cinco clientes trabalhando com um mesmo time de
desenvolvimento. As prioridades são definidas de acordo com a importância de cada cliente e a estratégia
de negócios.
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Varios clientes: Quando o número de clientes é muito grande o valor de cada um deles se torna
baixo. As decisões se tornam resultado da interpretação de estudos e pesquisas de marketing.
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Quanto a localização
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Cliente On Site: O cliente atua em conjunto com a engenharia localmente. Este é o cenário ideal, pois quanto mais tempo
engenheiros e cliente passam juntos, melhor as coisas vão. Porém, este cenário nem sempre é possível.
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Cliente Off Site: Cliente que está no mesmo local (cidade), mas não está no mesmo ambiente de trabalho.
Nestes casos deve-se tentar fazer reuniões presenciais com o cliente para levantamento de requisitos.
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Cliente Remoto: Clientes remotos podem estar geograficamente isolados, trabalhar em um fuso horário diferente ou ainda falar um outro idioma.
Este tipo de cliente requer atenção e planejamento especial para funcionar. É preciso ser pró-ativo
quando lidando com clientes remotos. Nestes casos é indispensável à atuação do usuário proxy como
representante do cliente.
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