Cronograma
| Data | Aula |
|---|---|
23/10
|
NÃO HAVERÁ AULA
|
25/10
|
NÃO HAVERÁ AULA
|
| 30/10, sala de aula
|
Discutir objetivos do curso, importância de conhecer infra de hardware, conceitos básicos de um computador e o presente e o futuro de computadores(veja as transparências). |
| 01/11, sala de aula
|
Discutir funcionamento básico de um computador. Explicar como o hardware entende um programa, níveis de abstração de linguagens, compilação x interpretação. Mostrar interface hw/sw: ISA (arquitetura de repertório de instruções). Ilustrar a execução de um programa utilizando os diferentes componentes de um computador (veja as transparências). |
| 06/11, sala de aula
|
Discutir como são feitas operações aritméticas em um computador e onde são armazenados operandos. Apresentação da linguagem de montagem do processador MIPS. Operações lógicas e desvios. Representação das instruções do MIPS (veja as transparências). |
| 08/11, sala de aula | Apresentar mais do repertório de instruções do MIPS: Subrotinas. Mostrar representação de diferentes tipos de dados.Explicar diferentes modos de endereçamento. Apresentar o simulador MIPSit(veja as transparências). |
| 13/11, Laboratório | Aula prática Resolver exercícios da 1a lista |
| 15/11 | FERIADO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA |
| 20/11, sala de aula | Vetores versus ponteiros no MIPS.Executando e carregando um programa em C e Java.Características do Intel x86(veja as transparências). |
| 22/11, sala de aula | Discutir ciclo de processamento de uma instrução. Apresentar a implementação monociclo de um processador mips (veja as transparências). Resolver exercícios da 1a lista. |
| 27/11 | NÃO HAVERÁ AULA Enviar a 1a lista para os respectivos monitores |
| 29/11,
|
Apresentar a implementação multiciclo de um processador mips (veja as transparências). |
| 04/12, sala de aula
|
Entrega e explicação da especificação do projeto |
| 06/12, Laboratório | Acompanhamento de projeto |
| 11/12, Laboratório 12:00 | Apresentação da arquitetura do processador |
| 13/12, Laboratório | Acompanhamento de projeto |
| 18/12, Laboratório 12:00 | Apresentação Unidade de Controle e Processamento |
| 20/12, Laboratório | Aula prática – Verilog, ambiente de projeto |
| 25/12 | NÃO HAVERÁ AULA - RECESSO NATALINO |
| 08/01,
|
Discutir parâmetros que afetam o desempenho de um computador (veja as transparências). |
| 10/01, Laboratório | Acompanhamento de projeto |
15/01, sala de aula
|
Primeira prova |
| 17/01, laboratório | Checklist do projeto
|
| 18/01(sábado) laboratório, 9:00 | Apresentação do projeto
|
| 22/01, sala de aula | Discutir a implementação pipeline de uma CPU. Conceito e filosofia de pipeline. Comparação com implementações monociclo e multiciclo(veja as transparências). |
| 24/01
|
Discutir conflitos em um pipeline. Apresentação dos tipos de conflito: estrutural, controle e dado. Resolução de conflitos. Tratamento de exceções em pipelines (veja as transparências). |
| ---------------------------------------------------------------------------
|
|
| 29/01, sala de aula | Apresentação de processadores superescalares. Melhorando o desempenho de pipelines. Dependência de dados em processadores superescalares. Discussão de processadores VLIW. Comparação entre diferentes arquiteturas (veja as transparências). |
| 31/01, Laboratório 12:00 | Aula prática -
Resolver exercícios da 2a lista
|
| 05/02, sala de aula | Processamento paralelo. Desafios de processamento paralelo. Novas tecnologias: Multicore,Multi-threading e GPUs (veja as transparências).
|
| 07/02, sala de aula | Aula de revisão (veja as transparências).
|
12/02
|
Segunda prova |
| 13/02 | Enviar a 2a lista para os respectivos monitores |
| 14/02
|
Conceituar hierarquia de memória. Introdução a caches. Discutir o conceito de localidade temporal e espacial. Conceituar memórias cache. Mostrar tipos de cache e características (veja as transparências). |
| 19/02
|
Analisar aumento de desempenho com hieraquia de memória. Mudanças nas características da cache para aumentar desempenho. Discutir o aumento da taxa de transferência da memória principal(veja as transparências). Resolver exercícios da 3a lista. |
| 21/02
|
Conceituar memória virtual e espaço de endereçamento. Discutir paginação e segmentação. Uso de TLBs para acelerar tradução de endereços(veja as transparências).
|
| 26/02
|
Discutir importância de E/S.Conceituar dependabilidade. Discutir armazenamento secundário:tipos e características. Melhorando desempenho e dependabilidade (veja as transparências).
|
| 28/02
|
Explicar comunicação entre componentes E/S. Conceituar barramentos, mostrar tipos diferentes. Endereçamento de E/S: mapeada em memória, instruções de E/S. Explicar DMA(veja as transparências).
|
| 05/03 | NÃO HAVERÁ AULA - QUARTA-FEIRA DE CINZAS Enviar a 3a lista para os respectivos monitores |
| 07/03
|
Terceira prova |
| 12/03
|
Segunda Chamada (para quem faltou uma prova)
|
14/03, sala de aula
|
Exame Final |
