Artefato: Log de Teste
Esse artefato contém saída bruta capturada durante uma execução exclusiva de um ou mais testes.
Domínios: Teste
Tipos de Produto de Trabalho: Dados do Projeto
Objetivo
  • Para fornecer a verificação de que um conjunto de teste foi executado e
  • Para fornecer informações relacionadas ao sucesso desses testes.
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

O Log de Teste fornece um registro detalhado, normalmente baseado em tempo, usado para verificar se ocorreu a execução de um conjunto de testes, e fornece informações relacionadas ao sucesso desses testes. Em geral, o foco está voltado para o provimento de uma faixa de auditoria precisa, permitindo a realização de um diagnóstico de falhas posterior a uma execução. Esses dados brutos serão analisados subseqüentemente para ajudar a determinar os resultados de algum aspecto do esforço de teste.

Um log de teste normalmente representa a saída resultante da execução de um Conjunto de Teste para a execução de um simples ciclo de teste.
Breve Resumo

Cada Log de Teste deve ser composto de uma série de entradas que apresentem uma faixa de auditoria para diversos aspectos da execução de testes, incluindo, mas não se limitando ao seguinte:

  • carimbo de data e hora do evento
  • uma descrição (geralmente rápida) do evento registrado
  • uma indicação do status observado
  • informações contextuais adicionais quando relevantes
  • detalhes adicionais relacionados a qualquer condição de erro anômala ou errônea detectada
Adaptação
Opções de Representação

As ferramentas de automatização oferecem seus próprios recursos de Log de Teste, que podem ser estendidos ou complementados com logs adicionais fornecidos por meio de rotinas personalizadas do usuário e do uso de ferramentas adicionais.

A saída pode ser exibida em um único formato ou em vários formatos diferentes. Em geral, os Logs de Teste possuem uma aparência tabular ou semelhante a uma planilha, com cada entrada incluindo uma forma de carimbo de data e hora, uma descrição do evento registrado, uma indicação do status observado e, possivelmente, algumas informações contextuais adicionais.

Se você estiver usando ferramentas de teste automatizadas, como as existentes na família de produtos Rational Suite, grande parte da funcionalidade acima será fornecida, por padrão, junto com a ferramenta. Esses recursos de Log de Teste geralmente possuem a capacidade de capturar, filtrar, classificar e analisar a informação contida no log. Isso permite expandir o Log de Teste em detalhes ou recolhê-lo em uma visão resumida, conforme necessário. As ferramentas também permitem personalizar e manter visões do Log de Teste para a geração de relatórios.

Quando a lógica que produz um Log de Teste automatizado simplesmente anexa novas informações a um arquivo de log existente, é necessário fornecer um armazenamento suficiente para reter o arquivo de Log de Teste. Uma solução alternativa para essa abordagem é utilizar um buffer de anel. Uma boa explicação sobre a utilização do Log do Buffer de Anel para ajudar a localizar Erros é apresentada em um catálogo de padrões de Brian Marick. (Obter o Adobe reader.) Este catálogo fornece uma visão geral de outros problemas clássicos usando os Logs de Teste automatizados.