Tarefa: Verificar Mudanças no Build
Esta tarefa define como verificar se um Controle de Mudanças foi concluído.
Disciplinas: Configuração e Gerenciamento de Mudanças
Objetivo
  • Essa tarefa confirma a conclusão de um Controle de Mudanças, normalmente, realizando um subconjunto de testes em um ou mais builds.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Etapas
        Resolver o Controle de Mudanças

        A função Designada desempenha o conjunto de tarefas definidas na seção apropriada do processo de entrega, como requisitos, análise de design, implementação, produção de materiais de suporte e teste de design. Essas tarefas incluirão todas as tarefas normais de revisão e de testes de unidade, conforme descrito no processo normal de entrega. Assim, o CR será marcado como Resolvido. Isso significa que a resolução desse CR foi concluída e ele está pronto para verificação.

        Verificar Alterações no Build do Teste

        Quando as mudanças estiverem Resolvidas pela função designada (analista, desenvolvedor, testador, redator técnico e assim por diante), elas serão colocadas em uma fila de teste para serem designada a um testador e Verificadas em um build de teste do produto. Um CR que foi Verificado em um build de teste está pronto para ser incluído em uma liberação. Um CR reprovado nos testes de um build de teste ou de um build de liberação será colocado no estado Teste Reprovado. A propriedade passa automaticamente para a função que resolveu o CR.

        Verificar Alterações no Build de Liberação

        Depois que as mudanças resolvidas são Verificadas em um build de teste do produto, o CR é colocado em uma fila de liberações para ser comparado a um build de liberação do produto, para produzir notas sobre o release, etc. e Fechar o CR.

        Um CR Fechado não requer mais atenção. Este é o estado final a ser designado a um CR. Somente o Administrador de Revisão do CCB pode fechar um CR. Quando um CR for Fechado, o solicitante receberá uma notificação por e-mail sobre a disposição final desse CR. Um CR pode ser Fechado: 1) depois que a resolução Verificada for validada em um build de liberação, 2) quando seu estado Rejeitado for confirmado ou 3) quando for confirmado como um Duplicata de um CR existente. No último caso, o solicitante será informado sobre o CR duplicado e será incluído nesse CR para notificações futuras (consulte as definições dos estados "Rejeitado" e "Duplicado" para obter detalhes adicionais). Se o solicitante quiser contestar um fechamento, o CR deverá ser atualizado e novamente Enviado para revisão do CCB.

        Os estados típicos pelos quais um Controle de Mudança deve passar são mostrados no Gerenciamento de Controles de Mudança.

        Avaliar e Verificar os Resultados
        Finalidade:  Verificar se a tarefa foi concluída apropriadamente e se os produtos de trabalho resultantes são aceitáveis. 

        Agora que o trabalho foi concluído, convém certificar-se de que o trabalho foi vantajoso e que não foi apenas um grande consumo de papel. Você deve avaliar se o trabalho é de qualidade adequada, e se ele é completo o suficiente para ser útil aos membros da equipe que o utilizarão em seguida como entrada para o trabalho deles. Onde for possível, utilize as listas de verificação fornecidas no RUP para verificar se a qualidade e a integridade estão suficientemente boas.

        Faça com que as pessoas que desempenham tarefas posteriores, que dependem do seu trabalho como entrada, participem da revisão do seu trabalho provisório. Faça isso enquanto você tiver tempo disponível para tomar alguma ação para resolver os problemas delas. Você também deve avaliar seu trabalho em relação aos principais produtos de trabalho de entrada para certificar-se de que foram representados de maneira precisa e suficiente. Pode ser útil fazer com que o autor do produto de trabalho de entrada revise seu trabalho nessa base.

        Não se esqueça de que o RUP é um processo de entrega interativo e que, em muitos casos, os produtos de trabalho evoluem com o tempo. Dessa formal, nem sempre é necessário (e às vezes é contraproducente) formar completamente um produto de trabalho que será utilizado apenas parcialmente ou que nem será utilizado no trabalho imediato subseqüente. Isso acontece porque há uma grande probabilidade de que a situação em torno do produto de trabalho sofra alterações e de que os pressupostos feitos quando o produto de trabalho foi criado se provem incorretos, antes que o produto de trabalho seja utilizado, resultando em esforço perdido e retrabalho dispendioso. Evite também a armadilha de gastar muitos ciclos na apresentação em detrimento do valor do conteúdo. Nos ambientes de projeto em que a apresentação tem importância e valor econômico como um produto liberado do projeto, convém utilizar um recurso administrativo para executar as tarefas de apresentação.



        Informações Adicionais