Whitepaper: A Comparison of RUP and XP
Este documento trata de determinados problemas de conceito na comparação entre RUP e XP.
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição
Descrição Principal

John Smith, Rational Strategic Services Organization, International Branch. Todos os Direitos Reservados.

Uma versão PDF deste artigo está disponível, entretanto o Adobe Acrobat deve estar instalado para que você possa visualizá-lo. Você também pode fazer download desse e de outros white papers do RUP do Web site da IBM.

Resumo

Marcar RUP como pesado e XP como leve sem qualificação adicional provoca um desserviço, obscurecendo o que cada é um e para que foram projetados. E, quando isso é feito de forma pejorativa, ele fica simplesmente sem sentido. É a implementação deles como processo que será "pesada" ou "leve", e eles devem ser tão pesados ou leves quando a circunstância exigir.

XP não é um formulário livre, nada a ver com disciplina - ele foca estritamente um aspecto em particular do desenvolvimento de software e uma forma de fornecer valor e é pouco prescritivo sobre a forma com que é alcançado. 

A cobertura de RUP é mais ampla e profunda, o que explica seu "tamanho" aparente. Entretanto, no nível micro do processo, RUP ocasionalmente permite e oferece alternativas igualmente válidas, e o XP não; por exemplo, a prática de programação em pares, que é exigida pelo XP. Ele não é uma crítica ao XP; é simplesmente uma ilustração de como o XP, como seu nome diz, estreita seu foco.