Visão Geral
O objetivo da omissão de pedidos do envolvido é reunir entrada de pessoas ou representantes de uma organização que
tenham uma participação, ou um interesse investido, no resultado do projeto. Acionistas
podem ser usuários, mantenedores do sistema proposto, representantes de suporte técnico, ou outros.
Pedidos do Envolvido para um sistema proposto podem ser reunidos por
meio de diversas técnicas de omissão, incluindo Entrevistas,
questionários, workshops
de requisitos, execução de função, etc. (Consulte a etapa Reunir Informações em Tarefa: Omitir Pedidos do Envolvido para obter uma lista
completa.)
Independente da técnica de omissão utilizada, você deve registrar os resultados em um único local central, como um
banco de dados do Rational ClearQuest® ou um documento de requisitos do RequisitePro, para mencioná-los ao definir
necessidades comerciais e do sistema. (Para obter informações sobre como integrar o ClearQuest e o RequisitePro,
consulte Gerenciando Pedidos do Envolvido Utilizando o Rational ClearQuest e o
Rational RequisitePro.) Você pode incluir os documentos de ocultação com o projeto do RequisitePro que contém os
requisitos do sistema, ou pode criar um projeto do RequisitePro separado apenas para documentos de ocultação e depois
utilizar a rastreabilidade de projeto cruzado para vincular os resultados da ocultação ao projeto do RequisitePro de
requisitos do sistema.
As técnicas utilizadas para reunir pedidos do envolvido podem diferir de projeto para projeto, de acordo com o
conhecimento por parte dos desenvolvedores e dos clientes sobre o domínio do sistema e a funcionalidade proposta. Como
um ponto inicial, o RequisitePro oferece uma descrição de amostra de Pedidos do Envolvido e um tipo de requisito predefinido (STRQ: Pedido do Envolvido) para ajudá-lo a coletar
pedidos do envolvido. Você deve modificar a descrição fornecida dos Pedidos do Envolvido e criar descrições adicionais
do RequisitePro, conforme necessário, para reunir entrada adicional. É possível criar uma descrição do RequisitePro
para reunir resultados de cada técnica de ocultação: uma para os resultados de questionário, uma para os resultados do
storyboard, etc., e pode registrar esses resultados em um documento.
Etapas da Ferramenta
Como a ocultação de pedidos do envolvido pode variar para cada projeto, oferecemos instruções para modificação da
descrição existentes de Pedidos do Envolvido do RequisitePro ou criação de uma descrição completamente nova para
atender às necessidades do projeto. Comece trabalhando com a descrição existente de Pedidos do Envolvido.
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Incluir o Tipo de Documento
de Pedidos do Envolvido no Projeto
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Modificar o Esboço de Pedidos do Envolvido
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Criar um Documento de Pedidos do Envolvido
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Criar Requisitos no Documento de
Pedidos do Envolvido (opcional)
Para utilizar o gabarito de Pedidos do Envolvido fornecido no RequisitePro, você deve incluir o tipo de documento de
Pedidos do Envolvido no projeto.
Nota: Para verificar se o projeto já inclui o Tipo de Documento de Pedido do Envolvido, selecione o projeto no
Explorer e clique nas guias Arquivo > Propriedades, Tipos de Documento. Se o tipo de documento estiver
listado, você poderá saltar para o procedimento 3. Criar um Documento de
Pedidos do Envolvido.
Para incluir o tipo de documento de Pedidos do Envolvido em um projeto aberto do RequisitePro:
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Clique em Arquivo > Propriedades. A caixa de diálogo Propriedades do Projeto será exibida.
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Clique na guia Tipos de Documento e em Incluir. A caixa de diálogo Tipo de Documento será exibida.
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Digite um nome, uma descrição e uma extensão de arquivo para o documento. A extensão do arquivo será aplicada a
todos os documentos associados ao tipo de documento.
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Na lista Tipo de Requisito Padrão, selecione "Tipo de Requisito do Pedido do Envolvido". Se a lista não
aparecer, clique no botão Novo; na caixa de diálogo Tipo de Requisito, digite "Solicitar Tipo de Requisito"
no campo Nome, preencha os campos restantes e clique em OK para retornar à caixa de diálogo Tipo de
Documento.
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Na lista Nome do Esboço, selecione a descrição "Pedidos do Envolvido do RUP".
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Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Tipo de Documento.
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Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades do Projeto.
Para Obter Mais Informações
Consulte o tópico
Criando e Modificando Tipos de Documento (Índice: tipos de documento>criando) na Ajuda on-line do
RequisitePro.
É possível personalizar a descrição de Pedidos do Envolvido do RequisitePro para aspectos específicos do projeto.
Modifique a descrição RUP_stkreq.dot utilizando o Microsoft® Word
(independente do RequisitePro). Então, será possível a descrição customizada para criar um novo documento de Pedidos do
Envolvido.
Para modificar a descrição fornecida de Pedidos do Envolvido:
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Crie uma cópia do arquivo de gabarito do Word "RUP_stkreq.dot," localizado no diretório Esboços na
instalação do RequisitePro. (Esta etapa preserva o esboço original para uso futuro.) Nomeie a cópia para
identificá-la como o arquivo original (por exemplo, "Stakeholder_orig.dot").
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Abra o arquivo de gabarito "RUP_stkreq.dot".
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Modifique esse arquivo para que seja específico ao seu projeto.
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Clique em Arquivo > Salvar e em Arquivo > Fechar.
Note: O RequisitePro deve estar fechado ao fazer essa modificação.
Crie um documento de Pedidos do Envolvido no seu projeto do RequisitePro, com base no esboço modificado de Pedidos do
Envolvido.
Para criar um documento de Pedidos do Envolvido:
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No Explorer, selecione o pacote em que você deseja que o novo documento resida. Em seguida, clique em Arquivo
> Novo > Documento. A caixa de diálogo Propriedades do Documento será exibida.
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No campo Nome, digite "Pedidos do Envolvido" ou outro nome para identificar o documento. (Essa será a forma
como você se referirá a esse documento no RequisitePro.)
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No campo Descrição, digite uma breve descrição para o documento.
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No campo Nome de Arquivo, digite um nome de arquivo que o RequisitePro utilizará ao salvar o documento.
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Selecione o tipo de documento incluído no procedimento 1 (Incluir o Tipo de Documento de
Pedidos do Envolvido no Projeto), que foi baseado no esboço de Pedidos do Envolvido do RUP. Clique em
OK.
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No documento de Pedidos do Envolvido criados recentemente, registre os resultados do processo de entrevista. É
possível criar vários documentos de entrevista ou combinar resultados em um documento. Recomendamos que você
documente as respostas de cada tipo de envolvido entrevistado para garantir que um espectro abrangente de
envolvidos seja representado nesse processo.
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Clique em RequisitePro > Documento > Salvar.
Para Obter Mais Informações
Consulte o tópico Criando
Documentos de Requisitos (Índice: documentos>criando) na Ajuda on-line do RequisitePro.
O documento de Pedidos do Envolvido não contém Requisitos. No
entanto, é possível configurar os links de Rastreabilidade
entre pedidos do envolvido (identificados no documento de Pedidos do Envolvido) e recursos do produto (identificados no
documento Vision). Uma alteração nos pedidos do envolvido pode afetar a
definição de um ou mais recursos do produto. Registrando as dependências entre os dois, você conseguirá tomar decisões
cuidadosas e conscientes ao priorizar
casos de uso. Se você marcar pedidos do envolvido como requisitos, também poderá utilizá-los em links de
rastreabilidade. (Consulte Tarefa:
Gerenciar Dependências.)
Para criar requisitos de pedidos do envolvido, faça o seguinte:
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No documento de Pedidos do Envolvido, selecione o texto do requisito.
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Execute um dos procedimentos a seguir:
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Clique com o botão direito do mouse e selecione Novo Requisito.
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Clique em RequisitePro > Requisito > Novo.
A caixa de diálogo Propriedades do Requisito será exibida.
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Selecione STRQ como o tipo de requisito. Clique na guia Atributos para modificar os valores de
atributo.
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Clique em OK.
Para Obter Mais Informações
Consulte o tópico Criando
Requisitos em um Documento (Índice: requisitos>criando) na Ajuda on-line do RequisitePro.
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