Exemplo: Um Small Project Adota o RUP
Esse exemplo descreve um cenário onde um projeto pequeno decidiu adotar o RUP.
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Para obter informações adicionais sobre como adaptar o RUP para um pequeno projeto, consulte Conceito: Adaptando um Processo para um Small Project.  Para obter informações adicionais sobre como adaptar o RUP, em geral, consulte Conceito: Adaptação de RUP

Visão Geral do Projeto

O cenário a seguir descreve um projeto da Empresa ABC, chamado Projeto X. Projeto X é uma equipe composta de um coordenador de projeto, Jill e quatro programadores, Angus, David, Susan e Philip.  A duração do projeto é de quatro meses. 

Jill está considerando utilizar o RUP como a base para o processo de desenvolvimento de software de seu projeto. Ela instala o RUP, que por padrão instala a configuração do processo "RUP Clássico". Em seguida, revisa as partes do RUP Clássico relevantes à adaptação de um processo para um projeto.

Ela começa a avaliar as necessidades do processo para o projeto, consultando com a equipe. Suas conclusões são mostradas a seguir.

  • O processo e as ferramentas existentes para gerenciamento de configuração estão funcionando bem, portanto esse aspecto do processo pode permanecer inalterado.
  • A equipe tem alguma experiência em casos de uso e arquiteturas de componentes, mas poderiam utilizar orientação adicional nessas áreas.
  • O projeto se beneficiaria de uma abordagem de desenvolvimento iterativo, como um meio de deter rapidamente os principais riscos do projeto.
  • O relacionamento de trabalho entre os envolvidos e a equipe de desenvolvimento é bom e informal; não há necessidade de revisões ou contratos formais. Os investidores têm visibilidade contínua durante o desenvolvimento.  A equipe é altamente capacitada e disciplinada e já mostrou que é capaz de produzir produtos de qualidade, sem processos muito formais.
  • Devido ao pequeno período de tempo do projeto, apenas alterações secundárias serão feitas no conjunto de ferramentas.
  • Uma atividade paralela separada será iniciada para investigar vantagens das ferramentas e oportunidades de reutilização, além de refinar o processo para futuros projetos.

Em seguida, Jill emprega a tarefa de adaptar um processo apropriado para ser seguido pela equipe.

Adaptação Geral

Pacote de Recursos Específicos do Projeto em um Plug-In

O processo existente do RUP é razoavelmente próximo às necessidades do projeto, mas não totalmente. Jill refina ainda mais o processo, criando um plug-in específico do projeto que contém recursos aplicáveis específicos do projeto.

Especificamente, Jill ativa o RMC (Rational Method Composer)  e cria um novo plug-in de método que contém:

  • diretrizes para as ferramentas a serem utilizadas no projeto
  • diretrizes reutilizadas de um projeto semelhante anterior, incluindo Diretrizes de Design e Diretrizes de Gerenciamento de Configuração e Mudanças
  • diretrizes para revisão e avaliação.

Além de associar essa orientação aos elementos do método RUP apropriados, ela também refina as visualizações do processo do RUP existentes, para incluir essa orientação.

Ela também inclui uma página "Introdução ao Projeto Processo X" na visualização Introdução do RUP, onde ela descreve a filosofia básica do processo configurado. Por exemplo, ela determina que os gabaritos incluídos são destinados ao conteúdo do guia, mas o formato é opcional. Também indica onde estarão localizadas as versões atuais dos principais produtos de trabalho do projeto.

Para obter informações sobre como criar um plug-in de método utilizando RMC, consulte Mentor de Ferramenta: Criando um Plug-in de Método Utilizando o Rational Method Composer.  Para obter informações sobre como ocupar o plug-in, consulte Mentor de Ferramenta: Desenvolvendo Conteúdo de Método Utilizando o Rational Method Composer.

Definindo uma Configuração Específica do Processo e Publicando

Agora que Jill empacotou os recursos específicos do projeto em um plug-in, ela pode desenvolver uma configuração do RUP que inclui o plug-in específico do projeto.

Jill ativa o RMC (Rational Method Composer) e seleciona a configuração de Small Project como um ponto de início. Ela copia a configuração do Small Project para uma nova configuração que nomeia como "Projeto X de ABC". 

Jill abre a nova configuração e seleciona e cancela a seleção alguns pacotes de método e plug-ins, para executar uma configuração não refinada da configuração desejada.  Por exemplo, ela cancela a seleção do pacote de métodos "Design de Banco de Dados", já que a equipe não pretende fazer qualquer modelagem de dados neste projeto e seleciona o plug-in específico do projeto criado na seção anterior.

Em seguida, Jill cria um novo processo de entrega no plug-in de método, utilizando o processo de entrega fornecido na Configuração do Small Project como um ponto de início.  Ela edita o novo processo de entrega, incluindo algumas tarefas a cada fase e suprimindo outras. Ela então publica os resultados.

Para obter informações sobre como desenvolver processos utilizando o RMC, consulte Mentor de Ferramenta: Desenvolvendo Processos Utilizando o Rational Method Composer.  Para obter informações sobre como publicar processos utilizando o RMC, consulte  Mentor de Ferramenta: Publicando uma Configuração de Método Utilizando o Rational Method Composer.

Funções e Ciclo de Vida

Como o projeto X tem uma equipe pequena, cada pessoa é responsável por vários papéis do RUP. Jill descreve as responsabilidades de cada pessoa no Plano de Desenvolvimento de Software. Por exemplo, no Projeto X, Jill é responsável pelas funções Coordenador de Projeto e Engenheiro de Processo.

Revisão

Jill fornece um rascunho do RUP e do Plano de Desenvolvimento de Software configurados para serem revisados pela equipe e por outros investidores. A equipe começa a seguir o processo. Alguns erros são cometidos e o processo é refinado. No final, o projeto é bem-sucedido e a equipe possui um processo adequadamente ajustado que pode ser aplicado em projetos futuros.