Conceito: Medindo a Qualidade
Esta diretriz descreve como medir a qualidade do produto e do produto.
Relacionamentos
Descrição Principal

Medindo a Qualidade

A medida de Qualidade, tanto do Produto como do Processo, requer a coleta e análise das informações, geralmente expressas em termos de medidas e métricas. As medidas são efetuadas principalmente para ter o controle de um projeto e, portanto, ser capaz de gerenciá-lo. Elas também são utilizadas para avaliar o grau de proximidade dos objetivos estabelecidos no plano em termos de conclusão, qualidade, conformidade com os requisitos, etc.

As métricas são utilizadas para alcançar duas metas, conhecimento e alteração (ou realização):

Metas de conhecimento: são expressas pelo uso de verbos, como avaliar, prever, monitorar. Você deseja compreender melhor o processo de desenvolvimento. Por exemplo, talvez você deseja avaliar a qualidade do produto, obter dados para prever o esforço de teste, monitorar a cobertura de teste ou rastrear alterações de requisitos.

Metas de alteração ou realização: são expressas pelo uso de verbos, como aumentar, reduzir, aprimorar ou realizar. Geralmente você tem interesse em ver como as coisas são alteradas ou aprimoradas ao longo do tempo, de uma iteração para outra, de um projeto para outro.

As métricas para ambas as metas são utilizadas para medir a Qualidade do Processo e do Produto.

Todas as métricas requerem critérios para identificar e determinar o grau ou nível de qualidade aceitável. O nível de qualidade aceitável é negociável e variável e precisa ser determinado e concordado no início do ciclo de vida de desenvolvimento. Por exemplo, nas iterações iniciais, um número alto de defeitos do aplicativo são aceitáveis, mas não defeitos arquiteturais. Nas últimas iterações, apenas defeitos de harmonia são aceitáveis no aplicativo.

Os critérios de aceitação podem ser determinados de várias maneiras e podem incluir mais de uma medida. Os critérios de aceitação comuns podem incluir as seguintes medidas:

  • Contagens e / ou tendências de defeitos, como o número de defeitos identificados, corrigidos ou que permanecem abertos (não corrigidos).
  • A cobertura de teste, como a porcentagem de código, ou os casos de uso planejados ou implementados e executados (por um teste). A cobertura de teste é geralmente utilizada em conjunto com os critérios de defeitos identificados acima).
  • Desempenho, como o tempo necessário para que ocorra uma ação especificada (caso de uso, operação ou outro evento). Estes é o critério normalmente utilizado para testes de Desempenho, testes de Failover e Recuperação ou outros testes em que a criticalidade de tempo é essencial.
  • Conformidade. Este critério indica o grau de conformidade de cada produto de trabalho, atividade, tarefa ou etapa com um padrão ou uma diretriz concordada.
  • Aceitabilidade ou satisfação. Este critério é geralmente utilizado com medidas subjetivas, por exemplo, utilidade e harmonia.

Consulte Conceito: Métricas para obter informações adicionais.

Medindo a Qualidade do Produto

Determinar os requisitos de um modo claro, conciso e testável é apenas parte do alcance de qualidade do produto. Também é necessário identificar as medidas e os critérios que serão utilizados para identificar o nível desejado de qualidade e determinar se ele foi alcançado. As medidas descrevem o método utilizado para capturar os dados utilizados para avaliar a qualidade, enquanto os critérios definem o nível ou ponto em que o produto alcançou a qualidade aceitável (ou inaceitável) do produto.

A medida da qualidade de um produto de trabalho executável é realizada utilizando uma ou mais técnicas de medidas, como:

  • revisões / saídas
  • inspeção
  • execução

Diferentes métricas são utilizadas, dependendo da natureza da meta de qualidade da medida. Por exemplo, em revisões, saídas e inspeções, A meta primária é o foco nas dimensões de qualidade de função e confiabilidade. Os defeitos, a cobertura e a conformidade são as métricas primárias utilizadas quando essas técnicas de medida são utilizadas. Entretanto, a execução pode ter o foco na função, na confiabilidade e no desempenho. Portanto, os defeitos, a cobertura e o desempenho são as métricas primárias utilizadas. Outras medidas e métricas variam com base na natureza do requisito.

Consulte Técnica: Principais Medidas de Teste para obter informações adicionais.

Consulte Diretriz do Produto de Trabalho: Métricas para obter informações adicionais.

Consulte Técnica: Qualidade do Produto para obter informações adicionais.

Medindo a Qualidade do Processo

A medida de Qualidade do Processo é realizada, coletando as medidas de conhecimento e de realização.

  1. O grau de aderência aos padrões, diretrizes e implementação de um processo aceito.
  2. Status / estado da implementação do processo atual para implementação planejada.
  3. A qualidade dos produtos de trabalho criados (utilizando as medidas de qualidade do produto descritas acima).

A medida da qualidade do processo é realizada utilizando uma ou mais técnicas de medidas, como:

  • progresso - por exemplo, casos de uso demonstrados ou marcos concluídos
  • variação - diferenças entre planejamentos reais e programados, orçamentos, requisitos de formação de equipe, etc.
  • medidas e métricas de qualidade do produto (conforme descrito na seção Medindo a Qualidade do Produto acima)

Consulte Diretriz do Produto de Trabalho: Métricas para obter informações adicionais.

Consulte Introdução ao Gerenciamento de Projeto para obter informações adicionais.

Consulte Conceito: Qualidade do Processo para obter informações adicionais.