Conceito: Efeito da Implementação de um Processo
A implementação de um processo trata de muitas atividades sócio-técnicas de trabalho em uma organização para planejar e gerenciar cautelosamente a alteração de um processo.
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

As alterações de processo são difíceis e a percepção de seus verdadeiros efeitos pode levar algum tempo. A adoção de uma nova ferramenta é relativamente fácil e rápida - você a instala, lê o guia do usuário, passa por um exemplo e talvez assista a um curso de treinamento. Essa transição pode demorar de algumas horas até várias semanas; entretanto, a alteração do processo de desenvolvimento de software geralmente afeta as opiniões e os valores fundamentais das pessoas envolvidas, alterando o modo e o grau de percepção do trabalho e seu valor. Isso consiste em uma alteração cultural que é, por natureza, quase política e filosófica.

A alteração de um processo afeta as pessoas e a organização de modo mais profundo que a alteração de tecnologia ou ferramentas. Isso deve ser planejado e gerenciado com cuidado. A organização adotante deve identificar a oportunidade e os benefícios, comunicá-los claramente para as partes interessadas, elevar seus níveis de percepção e, então, alterar gradualmente da prática atual para uma nova. Ivar Jacobson descreve isso como "reengenharia do processo de engenharia de software".

As seguintes áreas devem ser tratadas ao implementar um processo:

  • As pessoas e suas competências, habilidades, motivação e atitude: todos precisam ser treinados e motivados de modo adequado.
  • As ferramentas de suporte: inevitavelmente, as novas ferramentas substituirão as antigas, o que requer customização e integração com as outras
  • O modelo de ciclo de vida do desenvolvimento de software, sua estrutura organizacional dependente, as atividades subjacentes e as práticas, juntamente com os produtos de trabalho que são produzidos
  • A descrição real do processo de desenvolvimento de software

Além das mencionadas, existem outras áreas que afetam o modo de trabalho das pessoas. Por exemplo, o ambiente de trabalho físico, a cultura e as políticas organizacionais e a estrutura de incentivos.

Além dessas pessoas dentro da organização de desenvolvimento de software, você também deve considerar as pessoas fora da organização que serão afetadas por essas alterações, tais como:

  • Os gerentes, que são responsáveis pelo desempenho da organização de desenvolvimento de software, devem compreender o motivo da alteração do processo e da aquisição de novas ferramentas. É importante que compreendam como, e se, está ocorrendo o progresso. Qualquer projeto de aprimoramento de processo deve ter suporte executivo. O gerenciamento precisa compreender que, ao alterar um processo, está sendo feito um retorno sobre o investimento e também que as expectativas precisam ser gerenciadas com cuidado.
  • Pode ser necessário informar aos clientes sobre a alteração do processo organizacional, pois isso pode afetar como e quando suas entradas serão tratadas.
  • Outras partes da organização de desenvolvimento de software também podem ser afetadas. Às vezes, as alterações em uma parte da organização pode levar à resistência e ao ceticismo de outras partes da organização. Geralmente isso ocorre porque os motivos das alterações não são compreendidos. Mesmo se não for uma influência direta, isso pode causar problemas de política.