Former Post-Graduate Students


PhD thesis

1.       Luís Carlos de S. Menezes (main advisor: Hermano Moura) - 2002
Uma notação Extensível para Semância de Ações e sua Aplicação aos Componentes de Raciocínio de Linguagens Orientadas a Agentes

2.       Ricardo Martins de Abreu Silva - 2003
Sistema de Colônia de Formigas para Problemas de Alocação de Facilidades

3.       Vander Ramos Alves (main advisor: Paulo Borba) - 2007
Implementing Software Product Line Adoption Strategies

4.       Fernando Antonio Mota Trinta (main advisor: Carlos Ferraz) - 2007
Definindo e provendo serviços de suporte a jogos multiusuários e multiplataforma: rumo à pervasividade

5.       Ernesto Trajano de Lima - 2007
Descoberta automática de conhecimento em interpretações musicais: o caso do acompanhamento rítmico ao violão

6.       Márcio Leal de Melo Dahia - 2009
Técnicas para download de conteúdo digital em redes p2p

7.       Danielle Rousy Dias da Silva (co-advisor: Patrícia Tedesco) - 2009
Modelos de atores sintéticos para jogos sérios

8.       André Wilson Brotto Furtado (main advisor: André Santos) - 2012
Domain-Specific Game Development

9.       Marcelo Siqueira (main advisor: Patrícia Tedesco) - 2013
Desenvolvimento de um Processo para Criação de Benchmarks: O Caso da Patrulha Multiagente

10.   Pablo de Azevedo Sampaio (co-advisor: Patrícia Tedesco) - 2013
Patrulha Temporal: Taxonomia, Métricas e Novas Soluções

11.   Uraquitan Sidney Cunha (co-advisor: Giordano Cabral) - 2015
Incorporando conhecimento de contexto via pós-processamento de algoritmos de transcrição automática de acordes musicais

12.   Leonardo Henrique Lago Falcão (Doutorado em Design) - 2015
O Discurso Lúdico: um estudo sobre jogos e narrativa

13.   Fernando Antônio Farias Rocha  (co-advisor: Patrícia Tedesco) - 2015
Um método de análise de problemas multitarefas concorrentes: uma aplicação aos jogos RTS

14.   Marco Túlio Caraciolo Ferreira Albuquerque - 2016
GameGuts: um framework para ajudar o desenvolvedor a escolher, representar, acessar e apresentar dados de gameplay das sessões de jogos

15.   Vicente Vieira Filho - 2017
Previsão de abandono em jogos móveis

16.   Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (co-advisor: Giordano Cabral) – 2017
Probatio: a physical prototyping toolkit based on morphological chart of instrumental inheritance for designing digital musical instruments

MSc dissertations        

1.       Sandra A. Siebra - 1998
Athena: uma interface adaptativa controlada pelo usuário

2.       Uraquitan Sidney Cunha - 1999
Um ambiente inteligente para previsão de acordes musicais em tempo real

3.       Clauirton A. SiebraCo-advisor: Alejandro Frery - 2000
Uma Arquitetura para Suporte de Atores Sintéticos em Ambientes Virtuais- uma aplicação a jogos de estratégia

4.       Danielle Rousy Dias da Silva  – Co-advisor: Alejandro Frery - 2000
Atores Sintéticos em Jogos de Aventura: o Projeto enigma no Campus

5.       Gustavo Eliano de Paula - 2000
Agentes de negociação para comércio eletrônico

6.       Carlos Santos da Figueira Filho - 2000
JEOPS – Integração entre Objetos e Regras de Produção em Java

7.       Hendrik Teixeira Macedo – Co-advisor: Carlos Ferraz - 2001
Mobilidade, Autonomia e Distribuição em Agentes para o Gerenciamento de Sistemas

8.       Charles Andryê Galvão Madeira  – Co-advisor: Carlos Ferraz - 2001
Forge V8: um F
ramework para o Desenvolvimento de Jogos de Computador e Aplicações Multimídia

9.       Carlos André Cavalcante Pessoa - 2001
wGEM: um
Framework de Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis

10.   Giordano Eulálio Cabral - 2002
D’Accord Guitar: um Sistema de Execução Violonística

11.   Aydano Pamponet Machado - 2002
Patrulha Multiagente: uma Análise Empírica e  Sistemática

12.   Ryan Leite Albuquerque - 2002
KAgent: uma API Java para Agentes Inteligentes em Dispositivos Móveis

13.   Orlando Pinho Jr. - 2002
Negociações Bilaterais Seqüenciais Mediadas por Agentes

14.   Jeferson Freitas Valadares - 2002
Modelagem de Sistemas Complexos usando redes Bayesianas: Estudo de Caso do FutSim

15.   Alessandro Luna Almeida - 2003
Patrulhamento Multiagente em Grafos com Pesos

16.   Eduardo José Torres Sampaio Rocha - 2003
Forge 16v: Um Framework para Desenvolvimento de Jogos Isométricos

17.   Sylvio Pessoa Serapião - 2004
Ritornello: um Framework para Representação do Conhecimento Musical

18.   Márcio Leal Dahia - 2004
Gerando Acompanhamento Rítmico Automático para Violão: estudo de caso do Cyber-Jõao

19.   Hugo Pimentel Santana - 2005
Patrulha Multiagentes  com Aprendizagem por reforço

20.   Rodrigo Barros de V. Lima - Co-advisor: Patrícia Tedesco - 2005
DANCE: uma infra-estrutura computacional para agentes dançarinos

21.   Wabber Miranda de Arruda Filho - 2005
GEF: Um Framework para Editores de Níveis

22.   Éric Perazzo Bruno Mariz - Co-advisor: André Santos - 2005
Técnicas de Modelagem física para Jogos baseados em J2ME

23.   Igor Azevedo Sampaio – Co-advisors: Ricardo Prudêncio and Vincent Corruble - 2006
Aprendizagem Ativa em Sistemas de Filtragem Colaborativa

24.   Gustavo Danzi de Andrade.- Co-advisors: Vincent Corruble e Alex Sandro Gomes - 2006
Balanceamento Dinâmico De Jogos: Uma Abordagem Baseada em Aprendizagem por Reforço

25.   João Paulo Cavalcanti Rolim - 2007
Spot Radio: Uma Ferramenta de Composição Musical Colaborativa com Suporte a Distribuição e Versionamento de Artefatos

26.   Ricardo Scholz - 2008
COCHONUT: Um processo para reconhecimento de acordes em seqüências capturadas por violões MIDI

27.   Daniel Henriques Moreira - 2008
SimPatrol: um Simulador de SMAs para o Patrulhamento

28.   Vicente Vieira Filho - 2008
RTSCup: Testbed for Multiagent Systems’ Evaluation

29.   José Carlos de Moura Júnior - 2009
Coleta multiagente em jogos de estratégia

30.   Fúlvio Figuerôa - 2009
Micro dinâmica e micro andamento em interpretações violonísticas brasileiras

31.   Nilton Silva de Melo (Mestrado profissional) - 2009
Adequação da Metodologia Ágil Scrum à Produção de Advergames

32.   Edgar Lima Neto (co-advisor: André Neves) - 2010
XDM Web – uma ferramenta web2.0 de apoio ao processo de concepção de jogos

33.   Raphael Freire de Oliveira Holanda - 2010
Expressividade musical na bossa nova: análise e síntese de microandamento e microdinâmica

34.   Rodrigo Araújo Lobo - 2010
Aumento da Escalabilidade no Simulador de Jogos RTS - RTSCup.

35.   Dídimo Vieira de Araújo Júnior - 2011
Bleem Bloom: um ambiente para musicologia assistida por computador

36.   Sérgio Schechtman Sette - 2011
Uma Abordagem Colaborativa para a Coleta de Recursos em Ambientes Multi-agentes.

37.   Valmir André de Sena (co-advisor: Patrícia Tedesco) - 2011
Patrulha Multiagente: uma análise e abordagens alternativa em ambientes heterogêneos.

38.   Jaziel Vitalinao Souza e Silva (co-advisor: Giordano Cabral) - 2012
 Avaliando Interfaces Gestuais Para Prática de Instrumentos Virtuais de percussão

39.   Filipe Carlos de Albuquerque Calegário (co-advisor: Giordano Cabral) - 2013
Sketchument: ambiente de experimentação para criação de instrumentos musicais digitais

40.   Ricardo Brazileiro (co-advisor: Abel Silva Filho) - 2013
Tamarindo: Uma ferramenta de apoio a projetos de computação física

41.   Jerônimo Barbosa da Costa Junior (co-advisor: Giordano Cabral) - 2013
Um framework para avaliação da experiência de uso de instrumentos musicais digitais

42.   Renan Pereira Gouveia de Lima - 2013
Ferramentas de prototipação para desenvolvimento de jogos

43.   Adônis Tavares da Silva  (co-advisor: Verônica Teichrieb) - 2013
Otimização de busca de caminho utilizando a GPU

44.   Paulo Lins Rodrigues Jr. (Mestrado profissional CInl) - 2013
Upper: Uma ferramenta para escolha de servidor e estimação de gatilhos de escalabilidade de banco de dados relacionais na plataforma Amazon AWS.

45.   Felipe Kuhner Camara dos Santos - 2014
 Progressão Individualizada em MMORPG: Ajustando a Dificuldade de Quests

46.   Tiago Machado (co-advisor: Carina Alves) - 2014
Game Live Logs: Uma Plataforma de Conversação para Atenuar Conflitos no Desenvolvimento de Games

47.   Thiago Andrade (co-advisor: Sérgio Queiroz) - 2014
Tomadas de decisão acerca de investimento em jogos de estratégia em tempo real

48.   Roberto Tenório Figueiredo - 2014
Padrões de Projeto GOF aplicados ao Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.

49.   Gabriella Alves Bulhões Barros - 2014
BOSS: Concepção de Jogos Digitais Baseada na Estratégia do Oceano Azul. 

50.   Fábio Florêncio (mestrado em Design UFPE) - 2014
Mapeamento de conversações durante o processo de desenvolvimento de jogo digital tendo a perspectiva do game designer. Mestrado em Design. UFPE

51.   Denys Lins de Farias (co-advisor: Ricardo Martins)  - 2014
Avaliação de Aprendizagem de Agentes baseados em Sistemas Classificadores para Jogos Digitais

52.   Sofia Galvão Lima. Mestrado em Ciência da Computação. 28/08/2015
Novos métodos e ferramentas para a educação tecnológica no ensino básico.

53.   Mariane Mariz Vieira. Mestrado em Ciência da Computação. 21/08/2015
Coraoque: Uma ferramenta para auxílio à preparação do canto coral.

54.   Luca Bezerra Dias. Mestrado em Ciência da Computação 31/08/2015
Levantamento, Representação e Análise Computacional de Hipóteses Sobre Combinações de Frases Percussivas.

55.   Eduardo Santos Silva. Mestrado em Ciência da Computação. 21/08/2015
Integrando Sensores para a Criação de Instrumentos Musicais Digitais

56.   Janiel Henrique Pinheiro de Almeida. Mestrado em Ciência da Computação. 25/08/2015
Entre comando e ação entre comando e ação: análise e mapeamento de gesto em situação de jogo para dispositivos móveis.

57.   Jader Anderson Oliveira de Abreu. Mestrado em Ciência da Computação. 20/08/2015
LUDUS EDU: ludificação como ferramenta para favorecer o balanceamento da avaliação da aprendizagem do estudante pelo professor.

58.   Gameloop – um processo para level design automático de jogos de infinitos ciclos. Leonardo Vieira de Carvalho. Mestrado em Ciência da Computação. 31/08/2015

59.   UNICOMM: Uma Ferramenta Inteligente para Gestão de Risco de Transportes e Cargas. André Meireles de Andrade. Mestrado em Ciência da Computação 14/08/2015

MSc dissertation (as co-advisor)

1.       Henrique de Barros Saraiva Leão (main advisor: Sérgio Cavalcante)
Criação
de um Benchmark para Avaliação de Algoritmos de Transcrição Som-Música

2.       Arnoldo Nunes da Silva (main advisor: Carlos Ferraz)
Gerenciamento
Pró-ativo de Redes baseado em Agentes Móveis e Lógica Fuzzy

3.       Maximiliano Arruda Ximenes de Lima (main advisor: Mauro Oliveira)
WebFlauta
: Uma Aplicação EAD para o Ensino de Flauta Doce
Mestrado Integrado Profissionalizante, UECE/CEFET-CE, Fortaleza.

4.       Ivan Romero Teixeira (main advisor: Francisco Carvalho)
Estudo e Implementação de um Sistema de Recomendação Colaborativa Baseado em Vizinhança com Aquisição Ativa de Preferência

5.       Ioram Schechtman Sette (main advisor: André Santos)
Gerenciamento
de Sites Multi-Homed

6.       Tarcísio Pinto Câmara  (main advisor: André Santos)
Whole Program Optimizations of J2ME Bytecode

7.       Talita Rodrigues de Menezes (main advisor: Patrícia Tedesco)
Negociação
em sistemas multiagente para patrulhamento

8.       Pablo de Azevedo Sampaio (main advisor: Patrícia Tedesco)
CInBalada: Um Laboratório Rítmico