Contato   English
home   mPRIME Process   mPRIME Tool   OntoPRIME   Publicações   Referências   Links  
 



mPRIME Tool | Modelo e Arquitetura | Artefatos


MODELO E ARQUITETURA

Gerência de Riscos é um processo bastante importante em ambientes de desenvolvimento de software, permitido aos gerentes e membros de equipes o alcance de seus objetivos na execução de um projeto. Ao disponibilizar visões de suporte e favorecer o compartilhamento das informações geradas o processo de Gerência de Riscos permite uma melhor tomada de decisão.

Baseada nestas premissas foi desenvolvida a mPRIME Tool que através de seus componentes de inteligência artificial – OntoPRIME e base de casos de projetos [Gusmão et al 2005, Lins 2007] favorece a investigação no domínio da aplicação dos riscos. A OntoPRIME está baseada taxonomia de riscos do SEI [Carr et al 1993] e disponibiliza uma série de possíveis origens de riscos levando em considerações a engenharia do produto, o ambiente de desenvolvimento e restrições de projetos.

Além destes componentes inteligentes, a mPRIME Tool disponibiliza um conjunto de técnicas de levantamento de riscos baseadas em modelos consolidados na área de gestão [PMI 2000]. Com isso, se garante a qualidade do processo e facilita a adequação a estes modelos de qualidade, como o CMMI níveis 2 e 3. Com isso, o gerente de projeto possui uma forma de simplificar a identificação de riscos, sem ter que depender apenas de sua experiência na empresa, uma vez que a gerência está predisposta a mudanças.

A arquitetura foi definida para tratar o processo de Gerência de Riscos como um conjunto de atividades e tarefas que geram informações úteis para a redução dos riscos do ambiente organizacional e suas devidas particularidades [Agra e Souto 2005]. A principal preocupação está em garantir que o processo possa ser utilizado em um ambiente de múltiplos projetos de desenvolvimento de software [Campos e Oliveira 2005].