Contato   English
home   mPRIME Process   mPRIME Tool   OntoPRIME   Publicações   Referências   Links  
 



OntoPRIME | Arquitetura e Protótipo | Documentação


ARQUITETURA E PROTÓTIPO

O padrão arquitetural utilizado no desenvolvimento do protótipo é uma versão do Padrão Arquitetural em Camadas, caracterizado pela divisão dos diferentes níveis do sistema em diferentes camadas.  Em particular, a versão utilizada foi adaptada para atender às necessidades de um sistema inteligente típico, conforme Figura abaixo.



Foi dada especial atenção à descrição da arquitetura uma vez que ela poderá ser utilizada não apenas para este protótipo desenvolvido, mas também servirá como um modelo para aplicações futuras que façam uso da OntoPRIME.


Camada de Apresentação

Esta camada possui os elementos de interface com o usuário, neste caso, um wizard contendo perguntas sobre as características do projeto a ser analisado, baseado no questionário proposto pelo Paradigma de Gerenciamento de Riscos do SEI. A interface foi construída utilizando componentes do toolkit Swing [ZUKOWSKI, 1999] da plataforma Java [GOSLING, 2000], linguagem utilizada na implementação de todo o sistema.  Esta interface comunica-se com o sistema através da fachada da camada de negócio.

Camada de Negócio

Camada responsável por implementar a lógica de negócio da aplicação.  Contém os seguintes elementos:

  1. Fachada:  Classe que fornece uma interface para os serviços oferecidos pela aplicação.  Comunica-se diretamente com a fachada da camada de inteligência. 
  2. Classes básicas:  Representam os conceitos utilizados no sistema (ie.: risco, projeto, características do projeto), bem como as classes ou conceitos presentes na ontologia desenvolvida. 

Camada de Inteligência

Camada responsável pela implementação da inteligência do sistema, projetada de forma que seja possível abstrair nas camadas superiores qual mecanismo dedutivo é utilizado (ex.: lógica de primeira ordem, lógica fuzzy, etc.).  Contém os seguintes elementos:

  • Fachada:  Interface para os serviços oferecidos pela camada de inteligência.  Sua implementação instancia o sistema de inferência e atua como um adaptador para o sistema de inteligência utilizado, fazendo a comunicação entre este e a camada imediatamente superior. 
  • Sistema de Inferência:  Módulo que encapsula o mecanismo utilizado para implementar a inteligência do sistema.  Em particular, o sistema de inferência utilizado nesta aplicação é o Jeops, que utiliza o formalismo de lógica de primeira ordem para representar as regras e axiomas da ontologia, uma vez que este foi o formalismo utilizado para representar tais regras e axiomas na construção da ontologia.