Reuso Estratégico - Conexões de Saberes

Página Inicial

O projeto

Downloads
    Versões
    Documentos

  • O programa Conexões de Saberes é uma iniciativa das Universidades Públicas para aproximar a população da universidade. Através do Conexões de Saberes, atinge-se o principal objetivo dos setores de extensão das instituições que o adotam, que é integrar a universidade à sociedade.
     
  • O Conexões de Saberes oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de desenvolver a capacidade de produzir conhecimentos científicos e que, a partir disso, eles possam intervir em seu território de origem. Além disso, o programa possibilita o monitoramento e a avaliação pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares. Os participantes do programa recebem apoio financeiro e metodológico.
     
  • O programa é amplamente adotado nas universidades federais, tendo a UFPE sido uma das pioneiras em sua implantação. Dada a vastidão do programa em uma universidade, um sistema para o seu gerenciamento é de vital importância para o seu correto e eficiente funcionamento. Foi com este objetivo, visando as necessidades da UFPE que foi projetado e implementado o software Conexões de Saberes. As necessidades básicas na UFPE foram atendidas por este software, no entanto, sabemos que outras necessidades surgem para universidades em diferentes lugares do país. Visando uma Linha de Produtos de Software para as diversas implementações do programa Conexões de Saberes no Brasil, decidimos usar o projeto Conexões de Saberes como caso de estudo para a cadeira de Reuso Estratégico
     
  • Abordaremos dois ponto de variação, a interface de Cadastrar uma nova Atividade e a classe Atividade em si. Nela, as variações possíveis são a necessidade ou não por parte da instituição alvo de armazenar informações de Carga Horária da atividade, Código do Projeto ao qual a atividade está vinculada e Faixa Etária alvo para os participantes do projeto.