English

Quem é Reynaldo Fonseca?


Nascido em 1925, em Recife, estado de Pernambuco , aos 11 anos ingressa na Escola de Belas Artes de Pernambuco, como aluno livre. Faz curso de Professorado de Desenho e, posteriormente, concurso para catedrático, ocupando a cadeira de Desenho Artístico da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 1943, realiza sua primeira individual de pintura, na cidade do Recife.

Em 1944, fixa-se por seis meses no Rio de Janeiro, onde é orientado por Cândido Portinari. Neste ano, participa do Salão Nacional com um quadro a óleo.

Em 1948 vai para a Europa, onde pesquisa sobre tendências, cores e formas de pintura.

Em 1949, volta ao Rio de Janeiro, onde permanece durante três anos. Cursa gravura em metal na Escola de Artes e Ofícios, orientado por Henrique Oswald.

Expôe gravura e desenho no Salão Nacional, obtendo medalhas de ouro, prata e bronze, nas sessões de pintura, desenho e gravura, respectivamente.

Nesta mesma época, realiza em Recife individuais de desenho e gravura.

Participa com a gravura em madeira, da IX Bienal de São Paulo. Em 1970, obtém "isenção de juri" no Salão Nacional de Arte Moderna.

Reynaldo Fonseca possui obras em coleções particulares do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, França, Itália e Espanha.

O mural do Banco do Brasil, agência Recife, também é obra de Reynaldo Fonseca. 1969-1971 - Exposições Individuais na Galeria Bonino - Rio de Janeiro;

1973 - Panorama de Arte Atual Brasileira - Museu de Arte Moderna - São Paulo;

1974 - Quadro no Museu de Arte Moderna de São Paulo; Retrato do general Abreu e Lima num trabalho encomendado pelo governo para ser colocado no "Monumento dos Próceres da Independência", em Caracas - Venezuela;

1972-1982 - Exposições Individuais na Galeria Ipanema - Rio de Janeiro e São Paulo;

1988 - Após 25 anos, volta a expor, individualmente, na sua terra natal - o Recife, na Galeria de Arte Estúdio A.

Reynaldo Fonseca, A Pintura de Um Mestre Pernambucano que Completa 70 Anos