Introdução ao ambiente de desenvolvimento AspectJ - Eclipse™

  1. Crie um diretório chamado aula1 e um subdiretório chamado projetoTeste para armazenar o seu projeto.
  2. Copie os arquivos do roteiro (pacotes fachada, contas, gui, e util) no diretório projetoTeste.
  3. Execute a ferramenta Eclipse (c:\Program Files\eclipse\eclipse.exe) e execute a ferramenta e os passos descritos em Completando a Instalação. Caso esse arquivo não exista na sua máquina, siga os passos que estão aqui.
  4. Crie um projeto:
  5. Na janela Package Explorer você visualiza os pacotes do seu projeto.
  6. Executando o programa:
  7. Agora vamos criar um aspecto
  8. Defina no aspecto um pointcut para identificar todas as chamadas ao método creditar de objetos do tipo Conta. AspectJ Programming Guide.
  9. Agora defina um advice para imprimir a mensagem "Vou creditar" antes das chamadas ao método creditar de objetos do tipo Conta.
  10. Para compor o sistema com este aspecto precisamos criar um arquivo de configuração que informa que arquivos devem ser compostos.
  11. Agora para gerar a versão do sistema composta pelo aspecto selecione a opção de escolha (a seta ao lado do ícone) no quarto ícone (o abaixo dos menus Refactor e Navigate) e escola o arquivo de configuração que foi criado. Em seguida execute o programa e veja se o comportamento do mesmo foi alterado como desejado.
  12. Para gerar a versão original do programa, sem o efeito do aspecto, abra o arquivo de configuração e desligue a seleção no pacote aspectos, ou crie um outro arquivo de configuração no qual o pacote aspectos não deve estar selecionado. Em seguida gere um build do sistema e execute-o novamente, observando que o aspecto não mais afeta o sistema.
  13. No menu Window escolha a opção Show view -> Other... Em seguida na pasta AspectJ escolha as opções (segurando a tecla Ctrl) Aspect Visualizer e Aspect Visualizer Menu. Estas janelas mostram como os aspectos afetam as classes do projeto.
  14. Ainda com o projeto criado no primeiro roteiro crie outro aspecto (Teste2).
  15. Agora vamos fazer o Eclipse gerar o código fonte do sistema composto com os aspectos: