Plugin para Ambient Occlusion no OGRE |
Projeto para a disciplina de Computação Gráfica |
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Atualmente, a capacidade dos processadores de propósito geral aliados com o poder das GPUs, que podem também ser usadas para processamento geral (GPGPU), tem permitido aos desenvolvedores implementarem em tempo real soluções de renderização antes possíveis apenas de forma offline. Um exemplo que pode ser citado é em relação às técnicas de renderização fotorrealistas baseadas em iluminação. Além disso, existe uma forte demanda atualmente por aplicações de fotorrealismo em diversas áreas, tais como cinema [1], jogos e Realidade Virtual [2] e Realidade Aumentada [3]. No contexto apresentado, este trabalho propõe a implementação de um plugin para o engine gráfico Ogre[4], uma ferramenta para construção de aplicações gráficas usada por diversos grupos de pesquisa atualmente. O foco inicial desde trabalho é a implementação de uma técnica de Ambient Occlusion chamada Image-Space Horizon-Based Ambient Occlusion [5], mas a arquitetura do plugin permitirá futuras atualizações e adições de outras técnicas. |