Interporto do Recife

    O projeto do Interporto do Recife, em desenvolvimento pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco - SECTMA e o ITEP desde 1997, consiste de um conjunto de teleportos distribuídos geograficamente. Um teleporto é um porto de telecomunicações dotado dos mais avançados meios de comunicações permitindo um fluxo de informações quase instantâneo 24h por dia. O Interporto do Recife introduz no País o modelo de Teleportos Temáticos distribuídos geograficamente, mantendo as características próprias de cada empreendimento.

    Inicialmente estava prevista a interligação dos teleportos temáticos a 2Mbps, através da utilização intensiva da Internet. Como mostra o exemplo do Teleporto do Conhecimento (figura abaixo), o Interporto do Recife visa a agregar, em torno de uma infra-estrutura já instalada e procurando explorar o backbone de "média velocidade" (2Mbps) já existente no Estado, incluindo a região metropolitana do Recife, conjuntos de instituições de áreas de atividade semelhantes e assim estimular uma maior utilização da tecnologia Internet, por parte do setor público e privado.

    A Rede Recife ATM coloca-se como um primeiro passo em direção à agilização do Interporto do Recife a taxas de interligação de pelo menos 155 Mbps.