Uma Rede Metropolitana de Alta Velocidade a Serviço do Cidadão

    A Rede Recife ATM é uma rede experimental de alta velocidade utilizando a tecnologia ATM, que está sendo viabilizada através de um consórcio formado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, Companhia Telefônica do Estado de Pernambuco - TELEMAR-PE, Empresa Municipal de Informática - EMPREL, Núcleo Softex Recife, Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco - RHP e Fundação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco - ITEP. Recentemente agregaram-se ao projeto a Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco - CHESF, a Empresa de Fomento de Informática do Estado de Pernambuco - FISEPE e a Universidade de Pernambuco - UPE.

    Além dos recursos das próprias instituições participantes do consórcio, a Rede Recife ATM conta também com o apoio do CNPq, através do Edital em parceria RNP-ProTeM de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade - RNP/Internet2, e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE.


    Topologia Inicialmente Prevista para a Rede Recife ATM



    A topologia prevista para a Rede Recife ATM, utilizando recursos tanto do ProTeM/RNP como da FACEPE está apresentada na Figura acima. Os pontos que receberão os kits referentes ao edital ProTeM/RNP são o ITEP, Departamento de Informática (DI) e Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, a TELEMAR-PE, a EMPREL, a UNICAP e o Real Hospital Português (RHP). Já o comutador em aquisição com recursos da FACEPE será instalado na Central NBV da TELEMAR-PE, ou na EMPREL, interligado com o comutador localizado no ITEP a uma taxa de transmissão de 622 Mbps.

    Essa configuração apresenta ainda um amplo potencial para novas parcerias, incluindo, por exemplo, o Espaço Ciência, a Fundação Joaquim Nabuco - FJN, o Instituto de Pesquisas Agropecuárias/Laboratório de Meteorologia de Pernambuco -IPA/LAMEPE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, dentre outras. Além do mais, pretende-se ampliar esta rede de alta velocidade, também para o interior, assim que possível, iniciando-se, provavelmente, com a cidade de Caruaru, a 132 km de Recife.