Task: Definir o Escopo da Melhoria
Purpose

O objetivo desta atividade é definir o escopo da melhoria, através da escolha dos processos, de forma a maximizar o retorno do investimento em melhoria. Para tal devem ser considerados os requisitos dos clientes e objetivos de melhoria frente à relação de custo benefício da melhoria associada ao processo.

Relationships
Steps
Priorizar Processos

Para a priorização dos processos deve ser realizada uma análise considerando no mínimo os seguintes pontos:

·           Momento oportuno: está relacionado o momento em que a organização se encontra em relação a determinado processo. Um exemplo disso é um projeto crítico iniciando a fase de teste. Esse poderia ser um momento oportuno para atuação nos processos de teste;

·           Análise de riscos: devem-se analisar os riscos associados à manutenção do desempenho atual dos processos para os objetivos de melhoria e os objetivos da organização;

·           Custo para a melhoria versus o resultado: o custo pode ser estimado com base no esforço gasto para a melhoria e no impacto da mudança. O resultado é analisado com base nos objetivos de melhoria (quais objetivos serão alcançados);

·           Viabilidade da melhoria: deve ser considerados passíveis de serem melhorados dentro de um período médio de três meses, considerando melhorias com esforço coerente com os recursos e porte organizacional;

Selecionar escopo

O escopo é definido a partir da lista de processos priorizados, considerando os custos, as restrições, recursos e as relações de dependências entre os processos. O escopo definido deve ser validado com o Gestor do Programa e com a Alta Direção.

Monitorar comprometimento

Neste momento, deve-se realizar uma manutenção do comprometimento dos envolvidos e o alinhamento com as expectativas do programa.

Key Considerations

1.    É importante mensurar o quanto a organização está disposta a ou necessita investir na melhoria, para se definir melhor o escopo do programa.

2.    É interessante levar em conta o que os gerentes de projeto têm a dizer, visto que conhecem as principais falhas nos projetos de desenvolvimento de software da organização. Isto pode auxiliar a definir que processos precisam ser avaliados pela medição, para que melhorias possam ser sugeridas.