Current Research

PMLearning

O PMLearning tem por objetivo desenvolver uma ferramenta inteligente de Ensino a Distância, que roda na Web, o PMK Learning Environment, para Gerenciamento de Projetos. Ele conta com um agente pedagógico inteligente, que atende às necessidades dos estudantes de forma personalizada e eficiente. O PMK permitirá às organizações suprir rapidamente a demanda crescente por profissionais qualificados que aumentam sua lucratividade e promovem assim o desenvolvimento sustentável, fundamental em um mercado cada vez mais competitivo. O PMK é o desdobramento de um protótipo criado por uma pesquisa de caráter inovador, pioneiro e de excelente aceitação.

Esta ferramenta permitirá as organizações dispor de um veículo eficiente de baixo custo para treinamento, reciclagem e melhoria de seus mecanismos de gestão, e também de um meio para acompanhamento do desenvolvimento de seus funcionários. O PMK será facilmente extensível para o ensino de domínios similares(ex. Gestão Empresarial, Empreendedorismo).

Past Projects

SmartSim

O SmartSim por objetivo o desenvolvimento de componentes de um protótipo de jogo educacional para capacitação de gerentes de projetos. Este jogo simula cenários de um ambiente de desenvolvimento de software, de forma a permitir que atores sintéticos possam ser usados para modelar os participantes da equipe. Esta ferramenta permitirá ao gerente uma maior experimentação dos processos organizacionais, metodológicos, culturais e pessoais inerentes a uma equipe de desenvolvimento de software.

PMBOK-CVA

Atualmente, a Educação a Distância (EAD) pode ser vista como uma resposta para várias demandas: disseminação rápida do conhecimento, com baixo custo e acessibilidade; capacitação e qualificação, tanto acadêmica quanto corporativa; e educação continuada. No entanto, muitas vezes os sistemas de EAD não têm atingido seu potencial, porque somente apresentam seus conteúdos de maneira muito impessoal, sem levar em consideração a motivação e necessidades particulares de cada estudante. Esta impessoalidade prejudica o desempenho dos alunos, tornando-os desmotivados e provocando evasão dos cursos a distancia. De fato, a tarefa de aprender implica no acompanhamento constante do aprendiz, na tentativa de se entender quem ele é e do que é capaz. Só assim se consegue propor desafios, tornar o aprendizado uma experiência atrativa, e ajudá-lo a atribuir significado ao conhecimento.

Em vista disto, a utilização de um Companheiro Virtual de Aprendizado (CVA) pode influenciar positivamente no desempenho do aluno. O acoplamento de CVA aos sistemas de EAD caracteriza o i-learning (do inglês, aprendizado inteligente). O objetivo dos ambientes de i-learning é prover soluções adaptadas às particularidades de cada estudante. Com esta motivação, foi construído o Project Management Knowledge Learning Environment (PMK), um ambiente de i-learning que está disponível na Web.

O domínio do PMK é Gerenciamento de Projetos, para o qual existe uma grande demanda de educação e treinamento, tanto no setor público quanto no privado. O PMK dispõe de recursos pedagógicos como: exercícios, material de estudo, dicas, links relacionados ao tópico estudado, modelos relevantes para o Gerente de Projeto. Para aumentar a capacidade do PMK em tratar as necessidades individuais de seus estudantes, um CVA, VICTOR (Virtual Intelligent Companion for TutOring and Reflection), foi acoplado

Comunidades Virtuais Adaptativas: Ontologias, Metadados e Colaboração On-line

Este projeto propõe a pesquisa e o desenvolvimento de metodologias e ferramentas de software para o projeto construção e manutenção e de ontologias em Comunidades Virtuais Adaptativas (CVA). Uma comunidade virtual é formada por um grupo de indivíduos (os membros da comunidade, participantes ou usuários) que compartilham conhecimento, interesses, objetivos, etc. em um domínio específico através da Internet. Tais comunidades incrementam seu potencial de atuação empregando a Internet como meio de trabalho, pesquisa e comunicação.

Quando há a motivação adequada dos participantes, o resultado costuma ser muito significativo, estabelecendo um nível de desempenho muito superior ao usual [VIE 02]. Exemplos de comunidades virtuais são intranets corporativas, ambientes de aprendizado ou ação colaborativa, equipes de pesquisa, portais especializados, listas de discussão, etc. Embora a Internet constitua uma fonte inesgotável de recursos, sua utilização é ainda em grande parte ineficiente. Isto se deve principalmente à superabundância de informação, que dificulta a distinção entre o que é verdadeiramente útil e o que não passa de ruído. Depois, se não houver o sentido de colaboração entre indivíduos, comunidades e grupos, grande parte das descobertas (de conhecimento novo, informações ou recursos) deixa de ser divulgada, com a correspondente multiplicação dos esforços individuais de pesquisa.

O projeto será desenvolvido em colaboração entre o Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial (GPIA / UCPel) com o Grupo de Pesquisa em Metadados, da Universidade Federal de Santa Maria (GPM / UFSM) e o Grupo de Pesquisa em Ambientes Colaborativos da Universidade Federal de Pernambuco (GPAC / UFPE). Os três grupos possuem um histórico de pesquisa nas áreas de Comunidades Virtuais, Ontologias, Metadados e Ambientes Colaborativos e o presente projeto representa a integração das pesquisas já realizadas em uma proposta de desenvolvimento tecnológico com ampla aplicação

Companheiros Virtuais de Aprendizado com Comportamento Adaptável

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Morbi ut lorem. Duis ut arcu quis risus dictum vestibulum. In eros odio, feugiat in, ultricies vel, dignissim nec, nibh. Nullam pharetra nibh ac nisi. Cras auctor gravida elit. Aenean quis quam eget erat consequat porta. Nullam lacinia arcu ac purus. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Fusce massa nisl, adipiscing at, tempus vitae, consequat eu, ante. Integer sit amet urna ut quam semper ullamcorper. Integer non metus. Vivamus eu libero non justo varius porta. In tincidunt, nibh vel euismod egestas, orci neque placerat ante, sed condimentum nunc ante ac felis. Praesent et nisi. Aliquam aliquet volutpat leo. Aenean nonummy cursus turpis. Quisque ultrices consequat urna. Vestibulum egestas pulvinar diam.