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[ A EXPOSIÇÃO CASA DE IMAGEM ]
casa
de imagem
A
decadência e extinção de salas de projeção foi um fenômeno mundial causado,
em grande parte, pela chegada da televisão. O próprio cinema registrou
esta tendência através de filmes como "Splendor", de Ettore Scola
ou "A Última Sessão de Cinema", de Peter Bogdanovich.
Tal fenômeno ganha força e relevância ao constatar-se que cerca de 40 cinemas chegaram a funcionar no Recife e em Olinda. O público local frequentava salas como o Polytheama, Albatroz, Boa Vista, Cordeiro, Torre e dezenas de outras que permanecem vivas nas mentes daqueles que, hoje em dia, frequentam cinemas como o São Luiz, Veneza e Recifes de Boa Viagem, num ritual composto por filas, pipocas, tela e luz.
Estes elementos precisam ser registrados numa região onde os recursos destinados à arte e à cultura são precários ou inexistentes. A escassez de documentação sobre o assunto na cidade do Recife foi um dos fatores essenciais para que o Projeto Experimental "Casa de Imagem", realizado como atividade de conclusão do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, da Universidade Federal de Pernambuco, fosse produzido.
Descobriu-se que a quantidade de informação disponível sobre o assunto só poderia ser encontrada nas páginas de velhos jornais ou na capacidade que pessoas de meia idade têm de lembrar fatos.
Composto por dois vídeos-documentários e um ensaio fotográfico, Casa de Imagem procurou resgatar um pouco desta memória perdida e traçar um perfil das salas de projeção ainda em funcionamento.
As fotografias de autoria de Elissama Cantalice fazem parte do Projeto Experimental "Casa de Imagem", desenvolvido em 92 em conjunto com Kleber Mendonça Filho, para conclusão do Curso de Jornalismo da UFPE.