Modelo de Equipe |
Papel |
Objetivo |
Áreas funcionais |
Responsabilidades |
Gerente de Produto |
Garantir a satisfação do cliente |
Marketing Valorização do negócio Defesa do cliente Planejamento do produto |
Age como advogado do cliente Gerencia a visão/escopo da solução Desenvolve e mantém
análise de viabilidade Gerencia as
expectativas do cliente Gerencia as decisões de
escopo vs.cronograma vs. recursos Gerencia marketing e
relações públicas Desenvolve, mantém e
executa plano de comunicação |
Gerente de Projeto
|
Entregar solução dentro das restrições do projeto |
Gerenciamento do projeto Especificação de subsistemas Processos Serviços administrativos |
Desenvolve processo de
desenvolvimento para entrega da solução conforme planejado. Gerencia especificação
da solução Facilita comunicação e
negociação com equipe Reporta status do
projeto Participa de decisões
críticas do projeto Desenvolve, mantém e
executa Plano de Projeto e cronograma Gerencia todo processo
de riscos do projeto |
Desenvolvedor
|
Construir a solução seguindo sua especificação |
Consultoria de tecnologia Análise & Projeto Desenvolvimento da aplicação Desenvolvimento da infra-estrutura |
Especifica requisitos de instalação Estima tempo e esforço
para desenvolver cada caso de uso Constrói e supervisiona
a implementação de casos de uso Prepara aplicação para
implantação Oferece consultoria em
tecnologia para equipe |
Analista de Testes
|
Garantir que defeitos da aplicação a ser entregue estão identificados e tratados |
Planejamento de testes Engenharia de testes Reportagem de resultado de testes |
Garante que todos os
defeitos estão identificados Desenvolve planejamento
de testes Conduz testes |
Analista de Usuário |
Garantir produtividade do usuário |
Comunicação técnica Treinamento Usabilidade Design gráfico Internacionalização Acessibilidade |
Age como advogado da
equipe Gerencia definição de
requisitos dos usuários Cria e desenvolve
sistema de suporte a produtividade Gerencia decisões de usabilidade
vs. aumento da produtividade do usuário Especifica
funcionalidades e mecanismos de educação dos usuários Desenvolve e fornece
treinamento de usuários |
Gerente de Release |
Garantir uma implantação de sucesso para a solução. |
Infra-estrutura Suporte Operação Gerenciamento da implantação |
Age como advogado para
operação, suporte e canais de distribuição Gerencia implantação da
solução Gerencia decisões para
facilitar a administração do sistema e suporte ao usuário Gerencia decisões de
usabilidade vs. aumento da produtividade do usuário Gerencia relacionamento
entre operação, suporte e canais de distribuição Oferece suporte
logístico à equipe |
Maiores informações podem ser encontradas no MSF Team Model v. 3.1