
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional
Período 2007/2
Apresentação da Disciplina
O objetivo deste curso e apresentar a area de Biologia Molecular Computacional, introduzindo
conceitos essencias da Bilogia para a compreensao da area de aplicacao, dos problemas praticos
de Bio-Informatica e Biologia Computacional que envolve a manipulacao e analise de dados
biologicos e problemas da area, juntamente com abordagens computacionais para a sua solucao.
Esta disciplina faz parte do perfil Bio-informatica. Alunos interessados neste perfil devem
procurar fazer tambem a cadeira Aprendizagem de Maquina (se ainda nao fizeram) para usar em
projetos no futuro.
Professor, Local e Hora
- Professora: Katia S.
Guimarães
- Local: Sala D-001
- Hora: Tercas 10:00-12:00 e Quintas 08:00-10:00hs
Referências Bibliográficas
Esta disciplina nao seguira nenhum livro-texto em particular, mas estaremos disponibilizando regularmente trechos
de livros-textos pertinentes ao material coberto. Usaremos textos dos livros indicados a seguir; nao sabemos exatamente
quais deles estao disponiveis nas bibliotecas da UFPE, mas os alunos interessados poderao ter acesso a qualquer um deles
para inspecao (mas nao para copia).
- Handbook of Computational Molecular Biology. Srinivas Aluru
- Chapman & Hall/CRC, 2006.
- An Introduction to Bioinformatics Algorithms. Neil C. Jones and
Pavel Pevzner - The MIT Press, 2004.
- Computational Molecular Biology - An Algorithmic Approach.
Pavel Pevzner - The MIT Press, 2000.
- Bioinformatics: A Practical Guide to the Analysis of Genes and Proteins.
Andreas Baxevanis & Francis Ouellette - Wiley-Interscience, 1998.
- Introduction to Computational Molecular Biology. João Carlos
Setubal & Joao Meidanis - PSW Publ. Co., 1997.
- Essential Cell Biology: An Introduction to the Molecular Biology of the Cell.
Bruce Alberts et al. - Garland Pub., 1997.
Conteudo Programatico
(Veja a programação de aulas)
- Visao geral da Biologia Molecular Computacional
- Historia
- Ciencias envolvidas
- Estrutura e funcao do DNA, do RNA e das proteinas
- Tipos de Problemas Computacionais
- Metodos da Biologia Computacional
- Alinhamento de Sequencias e Sequenciamento de DNA
- Replicacao de DNA, Clonagem, Construcao de Bibliotecas
- Alinhamento de duas sequencias
- Alinhamento de multiplas sequencias
- Repeats, Contigs e Scaffolds
- Alguns programas de montagem de DNA
- Classificacao de Sequencias Biologicas
- Estrutura do DNA: Genes, intron, exons, regioes reguladoras, sitios de ligacao
- Anotacao de Sequencias
- Estrutura e funcao do DNA, do RNA e das proteinas
- Traducao, transcricao e o codigo genetico
- Estruturas de Dados Biologicos e Busca em Cadeias
- Arvores de sufixos e arrays de sufixos
- Busca de motifs em Cadeias de DNA e de proteinas
- Introducao aa Biologia celular
- Sinalizacao intra-celular
- Regulacao genica, complexos e processos metabolicos
- Expressao genica
- Analise de Dados de Micro-array e Redes de Genes
- Familias de Proteinas e Predicao de Estruturas
- Protein Data Bank (PDB)
- Niveis de representacao de proteinas
- Dominios conservados e familias de proteinas
- Predicao de estruturas de proteinas
- Bancos de Dados Biologicos
- Sequencias de DNA
- Genomas
- Sequencias de proteinas
- Estruturas de proteinas
- Interacao proteina-proteina
- Caminhos metabolicos
- Microarrays
- Diversos (SNPs, doencas)
Pre-requisitos e Avaliação
- Esta disciplina nao tem nenhum pre-requisito formal, mas ela foi concebida como uma
disciplina do perfil Bio-informatica da graduacao em CC, portanto pressupoe
que o aluno tem conhecimento dos conteudos das disciplinas dos periodos basicos.
- A avaliação será feita em função das notas
obtidas nos:
- 80% - Projetos que serão
desenvolvidos ao longo do curso. O aluno deve saber programar em C, C++, Pascal, JAVA,
Perl ou Python. Os projetos serao simples, e nao vao requerer a construcao de objetos
ou metodos, ou belas interfaces graficas.
- 20% - Testes curtos para verificar o acompanhamento do material por parte do aluno.
Alunos de outros Centros cursando esta disciplina devem se identificar com tal,
de forma que um plano de avaliacao alternativo possa ser definido.