UFRPE- DEPARTAMENTO DE FÍSICA E
MATEMÁTICA
João Emiliano Lustosa Albuquerque
Novell
NetWare 4.11
O Novell NetWare 4.11 é um NOS, Network Operation System ou Sistema operacional de Rede, para redes de computadores Cliente/Servidor, que suporta clientes de vários tipos de sistemas operacionais, como Windows 3.x, 95 e NT, Unix, Mac, e outros. Novell NetWare é um sistema 32 bits
Interface
O sistema operacional NetWare não apresenta um sistema GUI, todo o sistema apresenta-se como o prompt do DOS, embora use caracteres ASCII para fazer uma interface semi gráfico em modo "DOS" em alguns programas como o monitor que fica rodando no servidor. Os programas para administração tem versões para OS/2, Windows 3.x, NT e 95, além da de DOS, estes programas são usados para gerar usuários, grupos e gerenciar o banco NDS e algumas operações com volumes.
Monitor do NetWare 4.11, um NLM.
Os NLMs, NetWare Loadable Module ou Módulos Carregáveis NetWare, são módulos que são carregados no servidor para prover novos serviços, como um utilitário Anti-Vírus, programas de gerência, como o Monitor, serviços para bancos de Dados, SQL, compatibilidade com outros sistemas de arquivos e outros. Estes módulos são carregados com o comando LOAD que é dado no servidor ou no servidor remoto.
O prompt do Netware é apresentado da seguinte forma <Nome do servidor>:
Exemplo
SOL:
Boot do Sistema
O sistema Novell é iniciado a
partir de um DOS, onde é chamado o servidor NSERVER.EXE ele pode ser chamado
direto do autoexec.bat, depois do pode-se remover o DOS da memória Durante o
boot do sistema são montados os discos e outros acessórios tipo um CD-ROM. E é
executado o AUTOEXEC.NFC que executa alguns procedimentos e carrega alguns
serviços NLM.
Para se desligar o servidor é
executado o comando DOWN para que o sistema desmonte as unidades e feche todos
os serviços abertos.
Sistema de arquivos
O NetWare junta todos os seus recursos de armazenamento, em sua instalação cria-se volumes, que são "discos virtuais", pois podem ser formados de vários discos, e define-se o tamanho dos cluster que podem ir de 4 Kbytes ate 64 Kbytes, mas cada vez menor o cluster menor a velocidade de acesso ao volume.
O primeiro volume deve chamar-se SYS (obrigatoriamente), cada volume pode armazenar ate 32 Terabytes, sendo que um servidor pode ter ate 64 volumes, totalizando 2,048 petabytes. Estes volumes ainda possuem características como compreensão de dados no disco, que será executada em uma hora pré determinada. A subalocação de blocos permite que uma parte do arquivo que exceder o tamanho default do bloco do volume compartilhe um bloco de disco com outros arquivos. Isso torna mais eficaz o uso do espaço em disco do servidor, pois pode ser dimensionada para a aplicação a qual ele vai.
Hardware
O computador mínimo para rodar o NetWare é um 386 e apesar do NetWare SMP, que dá suporte a multi-processamento simétrico, o Servidor NetWare ainda está meio limitado ao melhor processador existente pois NetWare SMP não da suporte a todas as aplicações.
Confiabilidade
Os servidores NetWare tem uma boa reputação, pois são altamentes confiáveis. Sistemas de espelhamento de servidores como o System Fault Tolerance (SFT), da Novell, e os novos servidores IntraNetWare da Novell podem se auto diagnosticar e efetuar relatórios de problemas de hardware e software e então se empenhar em recuperação automática
Rede
O Novell NetWare 4.11 utiliza como base para toda a rede NDS (NetWare Directory Services - Novell Directory System). O NDS é um banco de dados que contém todos os recursos e serviços da rede. Nesses recursos estão incluídos usuários, grupos, impressoras, servidores, aplicativos, etc. Todos os recursos estão inseridos no banco de dados do NDS e todas as solicitações da rede são processadas por esse banco de dados.
Por exemplo, quando um usuário faz login e tenta abrir um aplicativo do servidor, o NDS localiza as informações sobre os recursos deste aplicativo no banco de dados e passa-las para a rede de modo que o usuário possa acessar o aplicativo. A Árvore de Diretórios
Os recursos no banco de dados ou no Diretório NDS são denominados objetos e, geralmente, são mostrados pelos utilitários Novell em uma árvore organizada de forma hierárquica conhecida como Árvore de Diretórios. Na parte superior desta árvore está um objeto Organização que representa sua empresa ou organização. Na figura abaixo, por exemplo, ilustra a estrutura do Diretório na forma como é mostrada pelo NEAT (Ferramenta de Administração Fácil da Novell). Outros utilitários Novell mostram o Diretório de forma semelhante, como por exemplo o NETADMIN.
O NEAT e a Árvore de Diretórios
Todos os recursos do banco de dados possuem, também, propriedades. As propriedades são informações como nomes, parâmetros de configuração e direitos associados. Os recursos e as propriedades podem ser adicionados, removidos, mudados e gerenciados para que o banco de dados do NDS reflita as mudanças em sua empresa. No utilitário NEAT, duas janelas principais mostram os objetos do NDS e suas propriedades. A janela do Diretório. Essa janela mostra os objetos armazenados atualmente pelo NDS. Na instalação de seu primeiro servidor de rede, é criada automaticamente uma Árvore de Diretórios baseada nas informações que você fornecer. O usuário ADMIN (que tem direitos para administrar a rede) também é criado durante a instalação e adicionado ao Diretório juntamente com um ícone que representa o servidor. Quando você adicionar os recursos à rede, eles serão adicionados ao Diretório e mostrados nesta janela.
A janela de Propriedades. A janela de Propriedades, do lado direito da tela, mostra as propriedades ou os valores associados ao objeto selecionado na janela do Diretório. Por exemplo, se você selecionar um usuário, as propriedades específicas deste usuário (nome, aplicativos e diretórios aos quais tem acesso) serão mostradas em pastas na janela de Propriedades. Estas propriedades podem ser mudadas de acordo com as necessidades.Objetos do NDS Todos os recursos associados à rede estão representados na Árvore de Diretórios como objetos que podem ser acessados e gerenciados por sua localização dentro do Diretório.
Alguns objetos representam os recursos físicos de sua empresa, como usuários, impressoras e servidores. Outros representam entidades lógicas como grupos e filas de impressão (uma área de armazenamento para serviços de impressão no disco rígido do servidor). Alguns objetos, como o Organização, ajudarão você a organizar e gerenciar outros objetos.
A localização do objeto na Árvore de Diretórios é representada pela combinação de um CN (common name - nome comum) com o nome da organização. Essa localização é chamada de contexto do objeto. Por exemplo, se você especificar "John" como o nome de login do usuário quando sua conta de usuário for criada e o nome de sua organização for Acme, a localização de John ou seu contexto na Árvore de Diretórios será JOHN. ACME. Ás vezes, esta relação é mostrada em uma fórmula:
CN=John O=Acme.
Objetos Lógicos e Físicos no NEAT Direitos de Objetos
Os direitos associados aos objetos determinam o que usuários e administradores podem ou não podem fazer com estes objetos. Normalmente, o NDS controla o acesso aos objetos no banco de dados por meio de um conjunto complexo de direitos de objetos, de propriedades e de trustees. Entretanto, o NEAT mantém apenas um conjunto simples de direitos default. O usuário ADMIN tem todos os direitos para todos os objetos na Árvore de Diretórios. Em geral, os usuários têm direitos a apenas algumas de suas próprias propriedades. Estes direitos default não podem ser mudados a menos que você use outros utilitários Novell como o Administrador do NetWare®. Consulte "Gerenciamento de Objetos no NDS" em Supervisão da Rede na documentação on-line do NetWare 4.11 para obter informações completas sobre os direitos de objetos. Tipos de Objetos A Árvore de Diretórios do NDS contém dois tipos de objetos: objetos Container e objetos Folha.
Objetos Container. Os objetos Container abrangem ou contêm outros objetos. Eles podem ser comparados aos diretórios na estrutura de arquivos. Por exemplo, o objeto Organização é um objeto Container porque ele pode conter outros objetos como impressoras, usuários ou aplicativos. Ele é criado por default e colocado na parte superior da Árvore de Diretórios quando o IntranetWare SB é instalado. Todos os objetos na árvore compartilham os direitos e propriedades atribuídos ao container.
Os objetos Container, em complemento ao objeto Organização, são os mais comuns nos ambientes do IntranetWare SB e estão relacionados abaixo.
Produto Licenciado. O NEAT mostra um objeto Container de Produtos Licenciados. O objeto Produto Licenciado é criado automaticamente quando você instala um certificado de licença para licenças de usuários do NetWare ou licenças para aplicativos habilitados pelo NLS (NetWare Licensing Services). Nem todos os aplicativos são habilitados.
Unidade Organizacional. Outro objeto Container que pode ser útil para você é o OU (Organizational Unit – Unidade Organizacional). É um subconjunto do objeto Organização mas pode conter outros objetos. Ele pode ser comparado aos subdiretórios na estrutura de arquivos. Você pode representar os departamentos de sua empresa (expedição, cobrança ou contabilidade, por exemplo) como unidades Organizacionais e atribuir usuários, impressoras e aplicativos a uma OU específica em vez de atribuir à organização inteira.
Se necessário, você pode criar vários níveis de unidades Organizacionais, da mesma forma como criaria vários níveis de subdiretórios no sistema de arquivos. Em virtude das redes do IntranetWare SB serem em geral pequenas, provavelmente, você não precisará organizar sua árvore com este nível de detalhes. Por essa razão, as Unidades Organizacionais não podem ser criadas com o NEAT. Entretanto, elas serão mostradas na janela do Diretório do NEAT depois de adicionadas ao NDS. Utilize o Administrador do NetWare para criar estes objetos. Objetos Container no NEAT.
Objetos Folha É o segundo tipo de objeto do NDS. Eles não contêm outros objetos e são criados sob os objetos Container. Podem ser comparados aos arquivos nos sistemas de arquivos. Os usuários, impressoras , aplicativos e Imagine os objetos Folha como extremidades das ramificações da árvore, sem outros recursos abaixo com os quais mantenham dependência de direitos. Um usuário não pode fazer login no IntranetWare SB até que um objeto Folha Usuário (conta de usuário) seja criado. O objeto ADMIN é também um objeto Folha. O ADMIN é automaticamente criado quando você instala o primeiro servidor. O supervisor da rede precisará fazer login como ADMIN para adicionar usuários, grupos, impressoras ou aplicativos à sua Árvore de Diretórios.
Objetos Folhas no NEAT