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Plano
de ensino de disciplina  -  10/ 2007
 
Incentivar os alunos a investigar a aritmética dos computadores, a usar vários métodos numéricos em diversas aplicações, bem como a identificar as diferenças entre a matemática pura e a matemática aplicada.
 
| Noções de Aritmética de Máquina·        
  Erros absolutos e relativos; ·        
  Arredondamento e truncamento; ·        
  Aritmética de ponto flutuante.   Zeros de Funções·        
  Métodos de quebra – bisseção / falsa posição; ·        
  Métodos de ponto fixo – iterativo linear / Newton-Raphson; ·         
  Métodos  de Múltiplos passos –
  secantes  Sistemas de Equações Lineares·        
  Métodos diretos – Cramer / eliminação de Gauss, decomposição A = LU; ·        
  Refinamento de solução; ·        
  Sistemas mal condicionados; ·        
  Métodos iterativos – Jacobi / Gauss-Seidel; ·        
  Estudo da convergência.   Ajustamento·        
  Método dos mínimos quadrados; ·        
  Aplicações. | Interpolação Polinomial·        
  Existência e unicidade do polinômio Interpolador; ·        
  Polinômio interpolador de: ·        
  Lagrange; ·        
  Newton; ·        
  Gregory-Newton; ·        
  Estudo do erro.   Integração Numérica·        
  Métodos de Newton-Cotes: ·        
  Trapézios: ·        
  Simpson; ·        
  Estudo do erro.   Equações Diferencias Ordinárias·        
  Métodos de Euler; ·        
  Métodos de Runge-Kutta; ·        
  Estudo do erro.       | 
 
·       
Métodos
Numéricos – Dias & Zanoni – Ed. Universitária - UFPE – 2006;
·       
Cálculo
Numérico – Aspectos teóricos e computacionais  
-  Ruggiero & Lopes  - Ed. Makron Books -  2a Ed. – 1996;
·       
Cálculo
Numérico Computacional   -  Cláudio & Marins  - Ed. Atlas
S. A.  -  2a Ed. – 1994;
·       
Numerical Computation – Ueberhuber –
Springer-Verlag, Berlin, volumes 1 e 2, 1997.
 
 
 
1 a  Nota:  
Prova   - 
Data a ser definida.
 
2  a  Nota:   Prova  + Projeto  ( Implementação de métodos  numéricos ) 
O projeto  será
realizado por uma equipe de até 5 (cinco) estudantes. O conteúdo deste projeto
será divulgado oportunamente. Para sua avaliação será sorteado um membro da
equipe que o apresentará ao professor no laboratório de Cálculo Numérico da
Área II em data e hora previamente estabelecidas. A prova valerá  8 (oito) pontos e o projeto  2 (dois) pontos. 
Se o aluno não conseguir aprovação por média, haverá
uma prova final com data a ser definida.