Curso de Verão de Java
Aula 9 - Laboratório
O principal objetivo desta aula é fornecer ao aluno um banco de aplicações Java implementadas depois do primeiro curso de Java do DI.
As aplicações são simples e possuem bugs! A idéia é, utilizá-las para depurá-las identificando as principais causas das falhas.
Projetos:
Tarefa 1:
Executar os exemplos, percebendo as principais falhas e limitações de projeto. Anotar e relatar os possíveis bugs. Por exemplo, observe que os exemplos não possuem reinício de jogo como opção de interface ( a menos do QuebraCabeça, mas não como um botão em separado) e que jogar em monitor P&B é impossível.
Tarefa 2:
Percorrer os códigos fonte identificando as principais classes e buscando na hierarquia de classes os possíveis métodos não conhecidos, com o objetivo de entender todo o funcionamento do código.
OBS.: os jogos acima estão em ordem crescente de dificuldade. Por isso, experimente primeiro percorrer o código Senha.
- Para sua comodidade, melhor copiar os códigos fonte para sua área de trabalho: public_html/java.
Tarefa 3:
Corrigir as falhas de repaint() e re-start() de um dos projetos mencionados acima (para teste: sobreponha uma janela à do jogo e verifique se repaint()) , ou ainda, substituir as cores por símbolos para tornar o jogo possível em monitores P&B.
- Com o código desejado no seu diretório public_html/java, fazer as alterações necessárias para as correções. Não esqueça de comentar as linhas alteradas.
Tarefa Para Casa:
Acrescentar opções extras para os jogos, estendendo-os.
- Sugestões para Senha, ver lista de exercícios.
- Memória, acrescentar, também, níveis de dificuldade e colocar o cronômetro como parte da interface, para que a todo instante o jogador conheça o tempo percorrido.
- Quebra-Cabeça, acrescentar como parte do score o tempo percorrido.
JOA, joa@di.ufpe.br
Última edição em 25 de janeiro de 1996.
URL: http://www.di.ufpe.br/~java/verao/aula9/lab/lab.html