Curso de Verão de Java
Encerramento - Revisão Geral
Tópicos
Java, POO e WWW
- Programação Orientada a Objetos
- Conceitos: Objetos, Mensagens, Classes, Instâncias, Métodos
- Propriedades: Abstração, Encapsulamento, Agregação, Herança, Polimorfismo
- WWW
- Biblioteca eletrônica em escala mundial, com documentos
de hipertexto escritos na linguagem HTML
- Tem englobado os demais serviços Internet
- URL: localizador universal de recursos na Internet
- Perspectivas: novas aplicações, especialmente interativas (Java,
VRML)
- Java
- Linguagem OO, independente de máquina e plataforma, interpretada
(máquina virtual), segura, etc.
- Ambiente de desenvolvimento: ferramentas + biblioteca de classes
- Tipos de programas: Applets
versus Aplicações Java
- Na WWW: acoplada a HTML, melhor utilização de recursos
(funciona no cliente!), aplicações interativas, integração
de plataformas
- Uma Aplicação: Sistema de
Controle Universitário (programa Java)
Biblioteca Básica Java
- Tipos
- 4 tipos de dados em Java: primitivo, array, classe e interface
- Primitivos: byte short int long float double char boolean
- Variáveis: tratam: valores primitivos (indivisíveis) ou
referências (a objetos dinâmicos)
- Objetos dinâmicos: instâncias de classes ou arrays
- Biblioteca básica (java.lang)
- Utilizando valores primitivos como objetos:
Integer Long Float Double Character Boolean
- String e StringBuffer
- Outras classes: Object, Class, Compiler, Number (abstrata),
Math, System, ...
- Biblioteca gráfica (java.awt)
- Point, Rectangle, Dimension, Polygon, Color, Graphics, ...
- GUI: classes Component e Container
- Outras classes: Event, Font, LayoutManager, ...
-
Anatomia e Ciclo de vida de um applet
- métodos: init(), start(), stop(), destroy()
Biblioteca Avançada Java
- Comunicação (java.net)
- Threads
- Exceções
Elementos Avançados
- Engenharia de Software
- atributos essenciais de um software bem construído:
- manutenibilidade
- confiabilidade
- eficiência
- facilidade de uso
- Módulos: parte logicamente separável do programa
- acoplamento (entre módulos): deve ser fraco
- coesão (dentro de um módulo): deve ser forte
- Programação Orientada a Objetos
incentiva o desenvolvimento incremental
e a programação exploratória
- Estilo de Programação Java - Cuidado com:
- nomes
- aninhamento
- tamanho dos métodos
- interface entre métodos
- legibilidade do programa
- efeitos colaterais
- robustez.
- Finalizando um Applet
- Você já removeu ou desabilitou as saídas de testes?
- Seu applet pára de executar quando está fora da tela?
- Se o applet faz algo que pode se tornar tedioso, ele provê
algum meio de se parar com isso?
Por José Fernando Tepedino, jftm@di.ufpe.br
Última edição em 31 de janeiro de 1996.
URL: http://www.di.ufpe.br/~java/verao/aula12/revisao.html