Veremos nesta aula diversos componentes que possibilitam a construção de uma interface gráfica interativa em Java, como: botões, áreas para desenho, menus, janelas, entre diversos outros.
AWT - Abstract Window Toolkit | Solaris, Win95, Mac System 7, Linux, AIX, Windows 3.1 | applets e aplicações |
| (Netscape 2.0) SunOS, ... | somente applets |
Uso:
Componentes: Elementos básicos
Containers: Onde são
colocados os Components; é um componente que pode conter
outros componentes
LayoutManager: define a disposição dos Components num Container.
Classes Básicas: Point, Polygon, rectangle, Dimension,
Image, Color, Font, Graphics, etc.
Documentação: AWT API
Hierarquia da classe Component e suas subclasses
Outras classes
Classes Gráficas
Tratamento de
Eventos, independente de plataforma
Menus
LayoutManager
Exemplos de programas usando AWT:
DrawTest
ArcTest
GraphLayout
CardTest
Components & Containers
Para Maiores Informações
AWT Tutorial,
by Nelson Yu
Creating a User Interface (Tutorial da Sun)
José Fernando Tepedino, jftm@di.ufpe.br