package <nome-de-pacote> | Declara o pacote ao qual pertence um arquivo de programas Java. |
import <nomes-de-classes> | Inclui no espaço de nomes do programa os <nomes-de-classe>. |
try {<bloco-de-código>} catch (<declaração-de-variável-0>) { <bloco-tratador-exceção-0> } catch (<declaração-de-variável-1>) { <bloco-tratador-exceção-1> } ... catch (<declaração-de-variável-n>) { <bloco-tratador-exceção-n> } finally {<bloco-finalizador>} | Executa o <bloco-de-código> e captura qualquer objeto (exceção) porventura levantado durante a execução do <bloco-de-código>. Se houver compatibilidade de tipo entre a classe do object (exceção) levantado e a classe de pelo menos uma das variáveis declaradas na cláusula <declaração-de-variável>, o primeiro <bloco-tratador-exceção> cuja variável correspondente seja compatível com a classe de exceção levantada será executado. O <bloco-finalizador> pode ser opcionalmente declarado, e será sempre executado após a execução do <bloco-tratador-exceção>, qualquer que seja a exceção levantada, e também caso não ocorra exceção. |
<assinatura-de-método> throws <lista-de-exceções> | Indica que o método declarado cuja assinatura é <assinatura-de-método> pode eventualmente levantar um objeto (exceção) de qualquer das classes de exceção presentes na <lista-de-exceções>. |
throw <objeto> | Levanta para o "runtime" o objeto <objeto> como uma exceção |
boolean (true ou false) | Tipo de dados cujos valores podem ser true ou false. |
void | Tipo de dados vazio. Serve para declarar métodos que não retornam valores. |
char | Tipo de dados cujos valores representam caracteres Unicode, com 16 bits. |
byte, short, int, long | Tipos de dados inteiros com sinal, armazenados em formato binários na notação de complemento a dois. Os tipos byte, short, int e long tem tamanho de 8, 16, 32 e 64 bits, respectivamente. |
float, double | Tipos de dados no formato de ponto flutuante, padrão IEEE 754-1985, com tamanhos de 32 e 64 bits, respectivamente. |
null | Representa um valor referência nulo. Qualquer variável não primitiva (que é uma referência a uma classe, interface ou array) pode conter o valor null. |
true e false | Literais que representam os valores possíveis que uma variável boolean pode assumir. |
if (<expressão-booleana>) { <bloco-de-codigo-if> } else { <bloco-de-codigo-else> } | Computa o valor da <expressão-booleana>. Caso seja verdadeiro executa o <bloco-de-código-if>. Caso <expressão-booleana> seja falsa executa o <bloco-de-código-else>. |
switch (<expressão>) { case <constante-0> : <bloco-de-código-0> case <constante-1> : <bloco-de-código-1> ... case <constante-n> : <bloco-de-código-n> default : <bloco-de-código-default> } | Avalia o valor da <expressão> e verifica se o valor da <expressão> é igual ao valor de uma das <constante-?> case. Caso positivo desvia a execução do programa para o <bloco-de-código-?> correspondente. Caso negativo desvia a execução do programa para o <bloco-de-código-default>. Para efeito de comparação os valores da <expressão> e <constante-?> são convertidos para int. |
for, do, while, break, continue | Comandos para controle de laço, no estilo C/C++. |
return <expressão> | Encerra a execução do método corrente e retorna o valor da <expressão> (opcional) ao chamador. |
private | Aplicado à declaração de um método ou variável, o modificador private torna este campo inacessível fora da classe onde está declarado. Aplicado à declaração de uma classe ou interface torna esta classe ou interface inacessível fora do arquivo onde está declarada. |
protected | Aplicado à declaração de um método ou variável, torna este campo inacessível fora do pacote (package) ao qual pertence a classe que o declara. Aplicado à declaração de uma classe ou interface torna esta classe ou interface visível apenas no escopo do pacote onde está declarada. |
public | Aplicado à declaração de um método, variável, classe ou interface não faz qualquer restrição de visibilidade a este elemento. |
abstract | Aplicado a um método ou classe indica que a implementação completa deste método ou classe é efetuada posteriormente, por uma subclasse. |
final | Aplicado à declaração de uma variável indica que esta variável é uma constante. Aplicado à declaração de um método indica que este método não pode ser redefinido em uma subclasse da classe à qual pertence o método. Aplicado à declaração de uma classe ou interface indica que esta classe ou interface não pode ser estendida através de herança. |
native | Aplicado á declaração de um método indica que a implementação do método é efetuada em uma linguagem nativa da plataforma onde o código está executando. |
static | Aplicado à declaração de uma variável indica que só existe uma ocorrência desta variável, a qual está presente no objeto que representa a informação de 'runtime' da classe na qual a variável está declarada. Fazendo um paralelo com o modelo de Smalltalk, pode se dizer que uma variável static é uma variável de classe. Aplicado à declaração de um método indica que o objeto ao qual este método se referencia é o objeto que representa a informação de 'runtime' da classe na qual o método está declarado. Fazendo um paralelo com o modelo de Smalltalk, pode se dizer que um método static é um método de classe. |
synchronized | Aplicado à declaração de um método indica que a execução deste é precedida pela aquisição de um monitor de bloqueio de acesso. Se o método é também modificado por static o monitor de bloqueio é a classe à qual pertence o método. Se o método é de instância (não estático) o monitor de bloqueio é o objeto sobre o qual o método será executado. |
transient | Aplicado à declaração de uma variável indica que o valor contido nesta não tem significado persistente. O processo de serialização não considera o estado desta variável. |
volatile | Aplicado à declaração de uma variável indica que o compilador não deve considerar que o valor presente na variável é alterado de modo previsível, por exemplo, no caso de estratégias para otimização de código durante a execução de laços. |
class <nome-de-classe> extends <superclasse> implements <lista-de-interfaces> | Declara a classe <nome-de-classe>. Opcionalmente a classe herda todos os seus campos de <superclasse>. Opcionalmente a classe implementa todos os métodos e variáveis declarados em cada uma das interfaces referenciadas na <lista-de-interfaces>. |
interface <nome-de-interface> extends <lista-de-interfaces> | Declara a interface <nome-de-interface>. Opcionalmente a interface herda todas as declarações de métodos e variáveis presentes em cada uma das interfaces referenciadas na <lista-de-interfaces> |
new <invocação-de-método-construtor> | Cria um objeto (instância) cuja classe corresponde ao nome da <invocação-de-método-construtor>. O objeto será criado usando o método construtor cuja assinatura é compatível com os parâmetros passados na <invocação-de-método-construtor>. |
super | Se usado dentro do método construtor denota um método construtor declarado na superclasse. Se usado dentro de um método de instância denota uma referência a um método declarado na superclasse. |
this | Denota uma referência ao próprio objeto sobre o qual está sendo executado o método. |
<nome-de-classe-a> instanceof <nome-de-classe-b> | Expressão booleana cujo valor é calculado segundo a definição abaixo: se a classe denotada por <nome-de-classe-a> for compatível com a classe denotada por <nome-de-classe-b> a expressão é verdadeira (true), caso contrário é falsa. |
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