Buscar informações gerais sobre o projeto
Objetivo: Preencher o modelo de métricas com as informações iniciais de identificação do projeto e
identificando os contratos relativos ao mesmo.
Esse passo corresponde ao preenchimento inicial do Artefato: Modelo de Coleta de Informação de Progresso sobre o
Projeto. É importante, nesse momento, anotar os dados gerais de identificação da organização e do projeto, informações
sobre a avaliação a ser realizada (data de avaliação, responsável, etc.), além de recuperar os valores obtidos na
avaliação anterior. Outra informação relevante é identificar quais contratos estão relacionados ao projeto em
questão, para que possamos, após o cálculo do progresso de cada um destes contratos, calcular o progresso funcional do
projeto como um todo.
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Definir a prioridade de cada caso de uso
Objetivo: Identificar, para cada caso de uso, o peso que este representa para a construção do sistema,
através da análise de um conjunto de fatores relevantes como: complexidade, tamanho, etc.
Os casos de uso devem ser priorizados, de forma a garantir que a conclusão de casos de uso mais complexos e que
necessitem de mais tempo para serem realizados, indiquem um maior progresso para o projeto. Os indicadores citados em
Guias: Indicadores para Definição dos Pesos, representam um importante auxílio, mostrando fatores que podem ser
considerados durante a definição dos pesos dos casos de uso. Além disso, o responsável pelo caso de uso deverá ser
consultado, pois ele é a pessoa que pode fornecer informações mais concretas sobre a prioridade do caso de uso. Como
resultado, todos os casos de uso deverão estar priorizados, configurando o ambiente para posterior cálculo de .
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Configurar as etapas necessárias para cada caso de uso
Objetivo: Identificar quais etapas deverão ser desenvolvidas durante a construção de um determinado
caso de uso.
O Coletor deve, para cada caso de uso que faz parte do seu escopo de coleta, identificar quais são as etapas
necessárias para o seu desenvolvimento. Desse modo, esse passo configura o conjunto ETAPAS para um determinado caso de uso.
O valor padrão para esse conjunto é encontrado em Guias: Critérios de Inspeção dos Artefatos. |
Configurar os artefatos necessários para cada caso de uso
Objetivo: Corresponde a identificação de quais artefatos deverão ser produzidos, em cada etapa, para o
desenvolvimento de um determinado caso de uso.
Inicialmente, na atividade Instanciar o Inspector, o Engenheiro de Processo definiu todos os artefatos que poderão ser
produzidos durante o desenvolvimento do projeto, e seus respectivos critérios de inspeção. Aqui, o Coletor verifica,
para cada caso de uso pertencente ao seu escopo, quais artefatos o caso de uso específico realmente irá produzir. Desse
modo, esse passo configura, para cada caso de uso, os conjuntos , correspondendo aos conjuntos que indicam os artefatos que devem ser produzidos em cada etapa do caso de
uso.
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Coletar as informações de progresso de cada caso de uso
Objetivo: Buscar as informações relativas ao progresso funcional de cada caso de uso,
independentemente.
Esse passo apresenta uma complexidade relativamente grande, pois o Coletor deverá buscar as informações relativas ao
progresso funcional de cada caso de uso. Inicialmente, o Coletor verifica quais etapas foram indicadas como necessárias
para o desenvolvimento do caso de uso, e quais artefatos devem ser produzidos em cada etapa. As etapas e artefatos
indicados como não necessários, deverão ter a propriedade "Não Necessário" assinalada no Modelo de Coleta de Informação
sobre o Progresso do Caso de Uso.
A partir disso, é feito um rastreamento dos artefatos necessários, de acordo com o mecanismo de acesso aos dados
definido pelo Engenheiro de Processo. O Coletor deve inspecionar se tais artefatos contêm as informações relacionadas
ao desenvolvimento do caso de uso e à incorporação de suas funcionalidades no sistema. A inspeção dos artefatos deve
obedecer aos critérios definidos no artefato Critérios de Avaliação dos Artefatos. O resultado desse passo é o Modelo
de Coleta de Informação sobre o Progresso do Caso de Uso preenchido para cada caso de uso, indicando os artefatos que
foram avaliados positivamente, negativamente ou não são necessários para realização do caso de uso.
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Calcular o progresso funcional de cada caso de uso
Objetivo: Consite no cálculo de , para
cada caso de uso pertencente ao escopo atribuído para o Coletor de Informações.
Esse passo é executado quase que simultaneamente ao passo anterior, de modo que, ao mesmo tempo que os artefatos de uma
etapa são inspecionados, já se pode calcular o progresso obtido nesta etapa. No final, basta apenas calcular o
progresso funcional do caso de uso que é derivado a partir dos resultados obtidos na inspeção das etapas. O cálculo
necessário para se encontrar o valor de foi apresentado na
Visão de Funcionalidade.
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