Tecnologias que eu queria ter...

A palavra tecnologia pode ser utilizada tanto no sentido de uma ciência que possui como objeto de estudo a técnica, como no próprio produto tecnológico ou técnica desenvolvida pela ciência. O sentido empregado neste texto é o de produto, pois nos interessa discutir que tipo de dispositivos interessantes poderiam surgir para facilitar ainda mais as nossas tarefas.

O conceito de tecnologia está, portanto, intimamente ligado à funcionalidade, ao pragmatismo, pois o desenvolvimento de tecnologias busca criar técnicas úteis ao homem, ou melhorar as que já existem. O uso das ciências no intuito de desenvolver novas tecnologias é, portanto, fundamental ao desenvolvimento da humanidade como um todo. A busca por novas tecnologias pode ser considerada como marco divisor entre os humanos e os outros seres, desde o início da humanidade, quando tecnologias como o domínio do fogo e da agricultura garantiram a sobrevivência humana.

Com o passar do tempo o homem foi cada vez mais controlando tudo a sua volta e com isso produzindo mais técnicas que os auxiliavam em diversas atividades do dia-a-dia. Nos dias de hoje cientístas gastam muita horas estudando fenômenos e técnicas ja utilizadas para então criar ferramentas e até mesmo outras técnicas que poderão ajudar os pesquisadores no futuro. Desenvolver tecnologias não é apenas criar coisas novas, mas também aprimorar aquelas já existentes.

Pode-se pensar em muitas tecnologias que podem ser criadas pelo homem. Um interessante é o uso de rodovias inteligentes, onde os carros podem ser guiados pela própria via com uso de diversos sensores, isso garantiria que os automóveis obedeceriam os limites de velocidade, sua faixa de rodagem, entre outras coisas fundamentais, diminuindo assim o índice de acidentes na grandes estradas.

O incrivel que o maior motivo para criação de toda tecnologia está ligado ao fato do ser humano ser preguiçoso, é intrigante mas quase toda tecnologia visa, uma vida mais facil para ser humano que pode ser visto como uma vida mais preguiçosa, o fato de controlar , não precisar mais dirigir , melhorar a produtividade com maquinas , são exemplos que melhoram oa vida do homem , acabam com um grande numeros de empregos , mas trazem mais conforto e situações que muitas vezes os seres humanos por si só não são capazes.

Outro motivo (lamentavel) para a criação de novas tecnologias são as guerras. Notamos que no evoluir da humanidade o homem sempre buscou novas formas de destruir uns aos outros, desde que inventamos a espada não paramos com a paranoia de termos a arma mais mortal. Hoje governos investem bilhôes de dolares todos os anos somente para inventar antes dos outros armas letais. è fascinante notar que o proprio computador foi finalmente concebido e utilizado durante a guerra, os primeiro computadores foram utilizados para fazer tabelas matematicas durante a segunda guerra mundial e particularmnete pelos britanicos para decodificar as mensagens alemãs.

Um fato interessante que pode ser gerado com a invenção de novas tecnológias é o de que a partir de sua criação, podem surgir diversas novas atividades que podem-se realizadas pelos homens. Contradizendo, assim, o conceito de que o motivo da criação de novas tecnologias seja o fato do ser humano ser preguiçoso. A preguiça é caracterizada pela vontade de não se fazer nada, logo, a partir do momento que realizamos qualquer atividade, o contexto de preguiça pode ser eliminado. Entretanto, quando essas novas atividades têm como meta a eliminição de outras atividades de mesma finalidade, ocasionando uma diminuição de esforços por parte do homem, pode se levar em consideração o fator preguiça para a criação de novas tecnologias.

Outro fato interessante é que muitas vezes acontece de novas tecnologias surgirem sem uma grande necessidade e importância, mas com o seu uso e popularização as pessoas vão criando dependências dessas tecnologias e então elas acabam se tornando fundamentais para a sociedade. Ou seja, o uso dessas novas tecnologias cria seus próprios motivos para existirem.

Particularmente importante para o nosso tema é a evolução marcante das tecnologias de computação e de comunicação que vem se desenvolvendo nas últimas décadas. Os avanços tecnológicos nestas áreas devem desempenhar um papel fundamental na consolidação de novas tecnologias em um menor espaço de tempo.

Um bom exemplo disso é a Inteligência Artificial. No começo, suas idéias eram impossíveis de serem implementadas. Com o desenvolvimento dos computadores, a IA pode dar os seus primeiros passos e pode mostrar o quão produtiva ela poderia ser. O desenvolvimento dos microprocessadores permitiu a extensão da IA, possibilitando um maior desenvolvimento do paradigma conexionista. As tecnologias desenvolvidas se combinam formando sempre mais e mais possíveis tecnologias.

Uma tecnologia que já esta em desenvolvimento que vai mudar nossas vidas, e de um microchip que é implantado sobre a pele de uma pessoa, vai ser nossa única identificação nele vai ter nosso dinheiro, cartões de créditos entre outros.

O serviço de voz sobre IP seria uma tecnologia que revolucionaria a comunicação entre pessoas, pois com esta tecnologia as centrais telefônicas seriam conectadas a internet e o transporte da voz seria feito pela internet, não precisando alterar a estrutura básica da telefonia atual. Com isso, não seria necessário pagar as ligações, bastando apenas ter um computador conectado a internet.

Mas como o próprio título desse texto diz: "Tecnológias que eu queria ter". Vamos a elas então, hoje em dia uma das coisas mais arcaicas, relacionada neste caso à informática, que eu conheço é o teclado de um computador, você já parou pra pensar o que é um teclado? Eu tenho uma resposta: "Um dispositivo cheio botões que é bastante complicado achar as letras, pelo menos para uma pessoa que não usa o computador com frequência". Bem, eu queria um dispositivo que pudesse digitar a vontade no PC sem nenhum esforço fisico, só com comandos mentais, já imaginou como isso seria útil? Não só para os preguiçosos como eu, mas também pessoas deficientes que não podem usar as mãos. E isso também daria mais chances a quem quisesse conseguir um emprego como digitador, ou algo assim, já que bastaria pensar e o texto seria escrito instântaneamente, e com um corretor ortográfico a coisa ficaria bem melhor. Além de ser uma ferramenta bastante útil para pessoas deficientes que não podem usar as mãos. Isso possibilitaria uma inserção no mercado de trabalho enorme. Se estrapolarmos um pouco, podemos acoplar a este dispositivo um sintetizador de voz. Os textos gerados com nosso pensamento seria pronunciado em voz alta. Para os mudos de todo o mundo, que pudessem pagar o preço desta máquina, seus problemas acabariam.

Atualmente os investimentos em pesquisa têm contemplado tecnologias que podem e devem trazer melhor qualidade de vida. Um exemplo disso são as pesquisas com células a combustível, que possibilitam produzir eletricidade a partir do hidrogênio, obtido do gás natural ou do metanol, ocasionando um baixo impacto ambiental. À medida que as pesquisas avançam, as tecnologias se tornam mais baratas. Devemos pensar também em não somente criarmos tecnologias para facilitar nossas vidas, mas criarmos tecnologias para melhorarmos cada vez mais nossa qualidade de vida.

 

Participação:

Pedro Montenegro

Arthur Rolim

Fabio D´Amorim

Everson Melo

Adelmário Júnior

André Araújo

Heber Cruz

Yuri Lima

Bruno Farache

Adriano Gomes

Assis Neto

Thierry Araújo

Gustavo Gallindo

Felipe Paiva