Objetivo Geral
Oferecer subsídios teórico-práticos para o
estudante do curso de ciência da computação refletir, avaliar e conceber
software e ambientes com fins educativos.
Objetivos específicos
a)
Apresentar e discutir o histórico,
o presente e as perspectivas futuras das tecnologias educativas;
b)
Discutir os impactos causados pela
introdução da informática nas escolas;
c)
Debater as diferentes formas de
utilização da informática na educação e seus impactos sobre a aprendizagem de
conteúdos escolares;
d)
Definir o conceito de software
educativo observando as perspectivas teóricas de aprendizagem e desenvolvimento
subjacentes a suas concepções;
e)
Apresentar ambientes virtuais de
aprendizagem e realizar atividades práticas de criação de cursos, uso e
avaliação dos mesmos.
Conteúdo Programático
Unidade I – Introdução, apresentação da disciplina e
projetos de pesquisa (4 h)
Apresentaremos a disciplina,
objetivos e avaliação. Serão também apresentados os projetos de pesquisa associados
a essa disciplina e alguns assuntos para os projetos da disciplina.
Unidade II – Historia da informatica educativa: modelos e
tipologia (14 h)
Depois de uma abordagem dos
diversos tipos de softwares segundo as perspectivas históricas e dos modelos
pedagogicos subjacentes, presentaremos diferentes tipos de software educativo:
ferramentas abertas, semi-abertas e fechadas, a linguagem LOGO. Analisaremos as
tendências atuais da informática educativa: aplicações e críticas. Software
cuja eficácia pedagógica têm sido confirmada através de pesquisas na área
(LOGO, Cabri, Table-top).
Unidade III – Computador, conteúdo e interação (10 h)
Discutiremos as diferentes formas
de representação do conhecimento no computador e de uso de software no contexto
do ensino. Discutiremos o uso dos softwares educativos no ensino de conceitos
específico: estruturas aditivas, física e funções. Alguns estudos de caso serão
abordados.
Unidade IV – Integração dos softwares educativos no ensino
(16 h)
Desenvolveremos elementos teóricos
e práticos sobre as questões ligadas à integração dos softwares na educação.
Abordaremos assim alguns modelos do funcionamento do sistema educativo e da
aprendizagem em interação social. A questão da formação docente ao uso de
tecnologias educacionais será apresentada, como alguns softwares de apoio.
Unidade V – Avaliação de softwares educativos (4 h)
Desenvolveremos elementos teóricos
e práticos para julgar a qualidade de softwares educativos. Partimos do
pressuposto de que a avaliação de um software educativo deve atentar para as
especificidades do conteúdo veiculado.
Avaliação – Prova + Projeto (12 h)
Metodologia
O curso ocorrerá em três tipos de
encontros:
- Discussões em sala a respeito do uso do computador na educação,
a partir das leituras sugeridas na bibliografia básica;
- Encontros à distância para realização de trabalhos ou
discussões de temas relativos ao conteúdo do curso;
- Aulas práticas no laboratório envolvendo uso de softwares
educativos e ambientes virtuais de aprendizagem;
Avaliação
- Participação nas discussões das temáticas nas aulas presenciais
e à distância [10 %];
- Avaliação de softwares educativos na área de seu interesse [30
%];
- Concepção de um projeto de desenvolvimento de um software (um
modulo) educativo [60 %];
- Exame Final [para quem não conseguiu uma media de 7 nas outras
provas].
Temas dos trabalhos finais
Os temas dos trabalhos serão negociados
durante as aulas. Sugerimos de antemão os seguintes temas:
·
Desenvolvimento de uma interface
educativa para o ensino de um conceito específico. Não existe limitação sobre
os sistemas usados para esses desenvolvimentos. Em relação com os projetos
desenvolvidos no centro, esperamos que essas interfaces sejam comunicante e
entram no modelo de sistema distribuidos.
·
Exame Final
Composto por questões teóricas e práticas
sobre todo o assunto visto no curso. Só para os alunos que não obtiverem média
7 nas duas unidades. Corresponde a nota final.
Programação
Unidade I – Introdução, apresentação da disciplina e
projetos de pesquisa
1.
Apresentação da disciplina
|
Apresentação
de alunos e professor
Apresentação
do Conteúdo, Objetivos, Metodologia e Avaliação
Introdução à
noção de software educativo
Problemática
da concepção de softwares educativos
|
Professores:
Franck e Alex
|
2 h (Total = 02 h)
|
2.
Brainstorming sobre os projetos –
Projeto AMADEUS
|
Apresentação
dos projetos de pesquisa do centro envolvendo competências em softwares
educativos. Apresentação e discussão dos projetos. A avaliação é baseada
sobre a realização de um projeto de descrição e realizaçaõ de um software
educativo. Os projetos podem ser feitos por grupos de 2 a 3 alunos.
|
Professores:
Franck e Alex
|
2 h (Total = 04 h)
|
Unidade II – Historia da informática educativa: modelos e
tipologia
3.
Modelos de aprendizagem
|
Abordaremos
rapidamente os três principais modelos que são subjacentes às grandes
orientações dos desenvolvimentos da informatica educativa. Assim, serão
apresentados os modelos behaviorista, instrucionista e construtivista.
|
Professores:
Franck
|
2 h (Total = 06 h)
|
4.
Histórico da tecnologia educacional
|
Apresentaremos
um breve histórico das tecnologias com uma análise de funda das perspectivas
de desenvolvimento e aprendizagem que lhes são subjacentes em relação com os
modelos apresentados na aula 3.
|
Professores:
Franck
|
Livros do
Arnaldo Niskier e Papert
|
2 h (Total = 08 h)
|
5.
Tipologia de softwares educativos
|
Classificaremos
os principais tipos de ambientes virtuais e analisaremos suas características
em função dos modelos, da visão historica e das tendancias e evoluções. Serão
abordados especificamente alguns tipos de softwares educativos.
|
Valente A.
(19--)
|
Professores:
Franck
|
2 h (Total = 10 h)
|
6.
Micromundos
|
Apresentaremos
o paradigma de micromundos dentro do contexto da psicologia cognitiva e
aprofundaremos esse conceito com exemplos e relatos de experiências.
Apresentaremos um modelo baseado na teoria construtivista (Logo) e outro na
didática da matemática (Cabri)
|
Professores:
Franck
|
2 h (Total = 12 h)
|
7.
Simuladores
|
[Palestra]
Apresentaremos
a proposta de simuladores e uma análise fina de sua aplicação pedagógica
Apresentação
de Rogério e/ou Veronica Gitirana
|
Professores:
Franck
|
Sim City,
Lego Cad, Modellus, Zoombinis
|
2 h (Total = 14 h)
|
8.
Tutores e tutores inteligentes na
educação
|
Analisaremos
casos e exemplos de aplicações de tutores em educação.
|
Mycin
|
Professores:
Franck
|
2 h (Total = 16 h)
|
9.
Enciclopédia, instrutores e aulas
|
|
Carbonell,
Encarta, Educandus, Sites
|
Professores:
Franck
|
2 h (Total = 18 h)
|
Unidade III – Computador, conteúdo e interação
10. Computador, sistema
cognitivo, conteúdo, transposição informática
|
Analisaremos
a representação dos conhecimentos do ponto de vista psicológico dentro de
diversos quadros teóricos apresentando os diferentes tipos de conhecimentos.
Num segundo momento apresentaremos as forma de representação dos
conhecimentos do ponto de vista da informática, os níveis de intervenção
possíveis, a especificidade das representações com o computador (formais e
técnicas)
|
Professores:
Franck
|
2 h (Total = 20 h)
|
11. Interação, interatividade e questões de interface
|
Discutiremos
uma classificação para esses conceitos e aprofundaremos com uma análise do
ponto de vista da psicologia cognitiva
Manipulação
direta
Formulação
Menus,
botões,
Guidelines e
cultura
|
Professor:
Franck
|
2 h (Total = 22 h)
|
12. Função
|
Será
apresentado o campo conceitual da álgebra (conceitos de função, gráficos e
álgebra), o contexto da educação nacional e o estado da arte dês interfaces
educativas para o ensino desses conceitos
|
Prof. Franck
|
2 h (Total = 24 h)
|
13. Física
|
Será
apresentado o campo conceitual da Física, o contexto da educação nacional e o
estado da arte dês interfaces educativas para o ensino desses conceitos
|
Prof. Franck
|
2 h (Total = 26 h)
|
14. Estruturas aditivas
|
Será
apresentado o campo conceitual das estruturas aditivas (conceitos de número,
soma e subtração), o contexto da educação nacional e o estado da arte dês
interfaces educativas para o ensino desses conceitos
|
Prof. Alex
|
2 h (Total = 28 h)
|
Unidade IV – Integração dos softwares educativos, sistema
de apoio
IV.1- Integração
15. Devolução: Jogos e Informática Educativa
|
Discutiremos
a noção de jogo do ponto de vista sócio-cultural e educativo e a relação
desse conceito com o desenvolvimento de interfaces de jogos educativos.
Analisaremos a aplicação de jogos e RPG’s na educação
|
Zoombinis,
Realização de uma seção de RPG
|
Professor:
Alex
|
2 h (Total = 30 h)
|
16. Qualificação dos projetos
|
Apresentação
de todos os projetos a serem desenvolvidos pelos alunos para fins de
refinamento num processo de trabalho em sala de aula
|
Prof. Franck
e Alex
|
2 h (Total = 32 h)
|
17. Modelos sociais, socio-cognitivos e sistema didático
|
A maioria dos
softwares apresentados abordam a problemática da aprendizagem na única
interação entre o sujeito e o ambiente. Porem, os softwares são em geral
usados fora desse padrão, em sala de aula, em apresentação coletiva ou
interação social, etc. Discutiremos alguns dos modelos subjacentes a essas
condições de uso
|
Professor:
Franck e Alex
|
2 h (Total = 34 h)
|
18. Dinâmica do laboratório de
informática educativa
|
Apresentaremos
um paralelo entre a sala de aula tradicional e o laboratório de informática
educativa
|
Prof: Franck
e Alex
|
2 h (Total = 36 h)
|
III.2- Sistema de apoio
19. Sistema de avaliação e
acompanhamento
|
Apresentaremos
sistemas e propostas de sistemas utilizados em processos de avaliação da
aprendizagem
|
Prova
interativa e Sistema ADeCUI
|
Prof: Alex
|
2 h (Total = 38 h)
|
20. Ambientes virtuais de
aprendizagem
|
Discutiremos
a classificação os principais tipos de ambientes virtuais e analisaremos suas
características
|
|
Prof: Alex
|
2 h (Total = 40 h)
|
21. Ferramentas de autoria de
cursos
|
Aprofundaremos
a análise dessa categoria de ambiente. Selecionaremos um deles para criação
de um curso
|
Prof: Alex
|
2 h (Total = 42 h)
|
22. Apresentação da
problemática do projeto AMADeUs
|
Apresentaremos
a problemática do desenvolvimento de um ambiente virtual de alta
interatividade baseado em um modelo construtivista de aprendizagem e
desenvolvimento
|
Prof: Franck
e Alex
|
2 h (Total = 44 h)
|
Unidade V – Avaliação de softwares educativos
23. Avaliação da qualidade de
softwares educativos
|
Apresentaremos
estudos recentes sobre a avaliação de softwares educativos. Apresentaremos
uma perspectiva de avaliação voltada ao conteúdo visado
|
Prof. Franck
|
2 h (Total = 46h)
|
24. Adequação de software
educativo
|
Analisaremos
um modelo teórico que permite analisar a aprendizagem de matemática no uso de
softwares educativos. Apresentaremos o software ADeCUI
|
Prof. Alex
|
2 h (Total = 48 h)
|
25. Prova: Avaliação de um
software educativo
|
Sera avaliado
um software educativo a partir de uma metodologia de avaliação. Os elementos
abordados durante as aulas serão reinvestidos nessa avaliação.
|
2 h (Total = 50 h)
|