Objetivo Geral

Oferecer subsídios teórico-práticos para o estudante do curso de ciência da computação refletir, avaliar e conceber software e ambientes com fins educativos.

Objetivos específicos

a)     Apresentar e discutir o histórico, o presente e as perspectivas futuras das tecnologias educativas;

b)     Discutir os impactos causados pela introdução da informática nas escolas;

c)     Debater as diferentes formas de utilização da informática na educação e seus impactos sobre a aprendizagem de conteúdos escolares;

d)     Definir o conceito de software educativo observando as perspectivas teóricas de aprendizagem e desenvolvimento subjacentes a suas concepções;

e)     Apresentar ambientes virtuais de aprendizagem e realizar atividades práticas de criação de cursos, uso e avaliação dos mesmos.

Conteúdo Programático

Unidade I – Introdução, apresentação da disciplina e projetos de pesquisa (4 h)

Apresentaremos a disciplina, objetivos e avaliação. Serão também apresentados os projetos de pesquisa associados a essa disciplina e alguns assuntos para os projetos da disciplina.

Unidade II – Historia da informatica educativa: modelos e tipologia (14 h)

Depois de uma abordagem dos diversos tipos de softwares segundo as perspectivas históricas e dos modelos pedagogicos subjacentes, presentaremos diferentes tipos de software educativo: ferramentas abertas, semi-abertas e fechadas, a linguagem LOGO. Analisaremos as tendências atuais da informática educativa: aplicações e críticas. Software cuja eficácia pedagógica têm sido confirmada através de pesquisas na área (LOGO, Cabri, Table-top).

Unidade III – Computador, conteúdo e interação (10 h)

Discutiremos as diferentes formas de representação do conhecimento no computador e de uso de software no contexto do ensino. Discutiremos o uso dos softwares educativos no ensino de conceitos específico: estruturas aditivas, física e funções. Alguns estudos de caso serão abordados.

Unidade IV – Integração dos softwares educativos no ensino (16 h)

Desenvolveremos elementos teóricos e práticos sobre as questões ligadas à integração dos softwares na educação. Abordaremos assim alguns modelos do funcionamento do sistema educativo e da aprendizagem em interação social. A questão da formação docente ao uso de tecnologias educacionais será apresentada, como alguns softwares de apoio.

Unidade V – Avaliação de softwares educativos (4 h)

Desenvolveremos elementos teóricos e práticos para julgar a qualidade de softwares educativos. Partimos do pressuposto de que a avaliação de um software educativo deve atentar para as especificidades do conteúdo veiculado.

Avaliação – Prova + Projeto (12 h)

Metodologia

O curso ocorrerá em três tipos de encontros:

  1. Discussões em sala a respeito do uso do computador na educação, a partir das leituras sugeridas na bibliografia básica;
  2. Encontros à distância para realização de trabalhos ou discussões de temas relativos ao conteúdo do curso;
  3. Aulas práticas no laboratório envolvendo uso de softwares educativos e ambientes virtuais de aprendizagem;

Avaliação

  1. Participação nas discussões das temáticas nas aulas presenciais e à distância [10 %];
  2. Avaliação de softwares educativos na área de seu interesse [30 %];
  3. Concepção de um projeto de desenvolvimento de um software (um modulo) educativo [60 %];
  4. Exame Final [para quem não conseguiu uma media de 7 nas outras provas].

 

Temas dos trabalhos finais

Os temas dos trabalhos serão negociados durante as aulas. Sugerimos de antemão os seguintes temas:

·        Desenvolvimento de uma interface educativa para o ensino de um conceito específico. Não existe limitação sobre os sistemas usados para esses desenvolvimentos. Em relação com os projetos desenvolvidos no centro, esperamos que essas interfaces sejam comunicante e entram no modelo de sistema distribuidos.

·         

 

Exame Final

Composto por questões teóricas e práticas sobre todo o assunto visto no curso. Só para os alunos que não obtiverem média 7 nas duas unidades. Corresponde a nota final.


Programação

Unidade I – Introdução, apresentação da disciplina e projetos de pesquisa

1.     Apresentação da disciplina

Apresentação de alunos e professor

Apresentação do Conteúdo, Objetivos, Metodologia e Avaliação

Introdução à noção de software educativo

Problemática da concepção de softwares educativos

Professores: Franck e Alex

2 h (Total = 02 h)

 

2.     Brainstorming sobre os projetos – Projeto AMADEUS

Apresentação dos projetos de pesquisa do centro envolvendo competências em softwares educativos. Apresentação e discussão dos projetos. A avaliação é baseada sobre a realização de um projeto de descrição e realizaçaõ de um software educativo. Os projetos podem ser feitos por grupos de 2 a 3 alunos.

Professores: Franck e Alex

2 h (Total = 04 h)

 

Unidade II – Historia da informática educativa: modelos e tipologia

3.     Modelos de aprendizagem

Abordaremos rapidamente os três principais modelos que são subjacentes às grandes orientações dos desenvolvimentos da informatica educativa. Assim, serão apresentados os modelos behaviorista, instrucionista e construtivista.

Professores: Franck

2 h (Total = 06 h)

 

4.     Histórico da tecnologia educacional

Apresentaremos um breve histórico das tecnologias com uma análise de funda das perspectivas de desenvolvimento e aprendizagem que lhes são subjacentes em relação com os modelos apresentados na aula 3.

Professores: Franck

Livros do Arnaldo Niskier e Papert

2 h (Total = 08 h)

 

5.     Tipologia de softwares educativos

Classificaremos os principais tipos de ambientes virtuais e analisaremos suas características em função dos modelos, da visão historica e das tendancias e evoluções. Serão abordados especificamente alguns tipos de softwares educativos.

Valente A. (19--)

Professores: Franck

2 h (Total = 10 h)

 

6.     Micromundos

Apresentaremos o paradigma de micromundos dentro do contexto da psicologia cognitiva e aprofundaremos esse conceito com exemplos e relatos de experiências. Apresentaremos um modelo baseado na teoria construtivista (Logo) e outro na didática da matemática (Cabri)

Professores: Franck

2 h (Total = 12 h)

 

7.     Simuladores

[Palestra]

Apresentaremos a proposta de simuladores e uma análise fina de sua aplicação pedagógica

Apresentação de Rogério e/ou Veronica Gitirana

Professores: Franck

Sim City, Lego Cad, Modellus, Zoombinis

2 h (Total = 14 h)

 

8.     Tutores e tutores inteligentes na educação

Analisaremos casos e exemplos de aplicações de tutores em educação.

Mycin

Professores: Franck

2 h (Total = 16 h)

 

9.     Enciclopédia, instrutores e aulas

 

Carbonell, Encarta, Educandus, Sites

Professores: Franck

2 h (Total = 18 h)

 

Unidade III – Computador, conteúdo e interação

10.   Computador, sistema cognitivo, conteúdo, transposição informática

Analisaremos a representação dos conhecimentos do ponto de vista psicológico dentro de diversos quadros teóricos apresentando os diferentes tipos de conhecimentos. Num segundo momento apresentaremos as forma de representação dos conhecimentos do ponto de vista da informática, os níveis de intervenção possíveis, a especificidade das representações com o computador (formais e técnicas)

Professores: Franck

2 h (Total = 20 h)

 

11.  Interação, interatividade e questões de interface

Discutiremos uma classificação para esses conceitos e aprofundaremos com uma análise do ponto de vista da psicologia cognitiva

Manipulação direta

Formulação

Menus, botões,

Guidelines e cultura

Professor: Franck

2 h (Total = 22 h)

 

12.  Função

Será apresentado o campo conceitual da álgebra (conceitos de função, gráficos e álgebra), o contexto da educação nacional e o estado da arte dês interfaces educativas para o ensino desses conceitos

Prof. Franck

2 h (Total = 24 h)

 

13.   Física

Será apresentado o campo conceitual da Física, o contexto da educação nacional e o estado da arte dês interfaces educativas para o ensino desses conceitos

Prof. Franck

2 h (Total = 26 h)

 

14.  Estruturas aditivas

Será apresentado o campo conceitual das estruturas aditivas (conceitos de número, soma e subtração), o contexto da educação nacional e o estado da arte dês interfaces educativas para o ensino desses conceitos

Prof. Alex

2 h (Total = 28 h)

 

Unidade IV – Integração dos softwares educativos, sistema de apoio

IV.1- Integração

15.  Devolução: Jogos e Informática Educativa

Discutiremos a noção de jogo do ponto de vista sócio-cultural e educativo e a relação desse conceito com o desenvolvimento de interfaces de jogos educativos. Analisaremos a aplicação de jogos e RPG’s na educação

Zoombinis, Realização de uma seção de RPG

Professor: Alex

2 h (Total = 30 h)

 

16.  Qualificação dos projetos

Apresentação de todos os projetos a serem desenvolvidos pelos alunos para fins de refinamento num processo de trabalho em sala de aula

Prof. Franck e Alex

2 h (Total = 32 h)

 

17.  Modelos sociais, socio-cognitivos e sistema didático

A maioria dos softwares apresentados abordam a problemática da aprendizagem na única interação entre o sujeito e o ambiente. Porem, os softwares são em geral usados fora desse padrão, em sala de aula, em apresentação coletiva ou interação social, etc. Discutiremos alguns dos modelos subjacentes a essas condições de uso

Professor: Franck e Alex

2 h (Total = 34 h)

 

18.   Dinâmica do laboratório de informática educativa

Apresentaremos um paralelo entre a sala de aula tradicional e o laboratório de informática educativa

Prof: Franck e Alex

2 h (Total = 36 h)

 

 

III.2- Sistema de apoio

19.   Sistema de avaliação e acompanhamento

Apresentaremos sistemas e propostas de sistemas utilizados em processos de avaliação da aprendizagem

Prova interativa e Sistema ADeCUI

Prof: Alex

2 h (Total = 38 h)

 

20.   Ambientes virtuais de aprendizagem

Discutiremos a classificação os principais tipos de ambientes virtuais e analisaremos suas características

 

Prof: Alex

2 h (Total = 40 h)

 

21.   Ferramentas de autoria de cursos

Aprofundaremos a análise dessa categoria de ambiente. Selecionaremos um deles para criação de um curso

Prof: Alex

2 h (Total = 42 h)

 

22.   Apresentação da problemática do projeto AMADeUs

Apresentaremos a problemática do desenvolvimento de um ambiente virtual de alta interatividade baseado em um modelo construtivista de aprendizagem e desenvolvimento

Prof: Franck e Alex

2 h (Total = 44 h)

Unidade V – Avaliação de softwares educativos

23.   Avaliação da qualidade de softwares educativos

Apresentaremos estudos recentes sobre a avaliação de softwares educativos. Apresentaremos uma perspectiva de avaliação voltada ao conteúdo visado

Prof. Franck

2 h (Total = 46h)

 

24.   Adequação de software educativo

Analisaremos um modelo teórico que permite analisar a aprendizagem de matemática no uso de softwares educativos. Apresentaremos o software ADeCUI

Prof. Alex

2 h (Total = 48 h)

 

25.   Prova: Avaliação de um software educativo

Sera avaliado um software educativo a partir de uma metodologia de avaliação. Os elementos abordados durante as aulas serão reinvestidos nessa avaliação.

2 h (Total = 50 h)