Artefato: Conjunto de Teste
Esse artefato define um conjunto de testes relacionados.
Domínios: Teste
Tipos de Produto de Trabalho: Solução
Objetivo
  • Para gerenciar e seqüenciar a execução dos testes.
  • Para fornecer um conjunto útil e relacionado de informações de log de teste a partir das quais os resultados do teste podem ser determinados.
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

O Conjunto de Testes permite gerenciar a complexidade da implementação dos testes. Muitos esforços de teste do sistema falham porque a equipe se perde com minúcias de todos os testes detalhados e, conseqüentemente, perde o controle do esforço de teste. Semelhantes aos pacotes UML, os Conjuntos de Testes definem uma hierarquia para os contêineres de encapsulamento para ajudar no gerenciamento da implementação dos testes. Eles fornecem um meio de gerenciar os aspectos estratégicos do esforço de teste, organizando os testes em grupos relacionados que podem ser avaliados, planejados, gerenciados de forma significativa.

Breve Resumo

Cada Conjunto de Testes precisa considerar vários aspectos, inclusive:

  • compatibilidade e relevância dos testes individuais a serem executados pelo Conjunto de Testes, principalmente em termos de objetivo e escopo
  • pontos a partir dos quais é possível recuperar ou prosseguir o Conjunto de Testes se a execução for interrompida
  • as definições de configuração necessárias às opções de software e hardware para o Conjunto de Testes. Por exemplo, resolução de vídeo, alocação de recursos, variáveis de ambiente e assim por diante
  • os itens pré-existentes exigidos pelo Conjunto de Testes, como conjuntos de dados preenchidos, comprovantes de impressoras de recibo e outros
Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Este produto de trabalho representa um contêiner para organizar coletas arbitrárias de testes relacionados. Isso pode ser realizado (implementado) como um ou mais Conjuntos de Teste de regressão automatizados. No entanto, o Conjunto de Testes também pode ser um plano de trabalho para implementar manualmente um grupo de testes relacionados. Observe também que os Conjuntos de Testes podem ser aninhados hierarquicamente, portanto um Conjunto de Testes pode ser incluído em outro.

Muitas vezes, esses grupos de testes se relacionarão diretamente a um subsistema ou a outro elemento de design do sistema. Em outros momentos, eles se relacionarão diretamente a questões, como dimensões de qualidade, funções "críticas para a missão", compatibilidade com requisitos, obediência a padrões e outros itens relacionados diretamente ou não a elementos internos do sistema.

Você deve considerar a criação de Conjuntos de Testes que organizam os Scripts de Teste disponíveis, além de outros Conjuntos de Testes, em várias combinações diferentes: quanto mais variações houver, mais você aumentará a cobertura e o potencial para encontrar erros. Considere uma variedade de Conjuntos de Testes que englobarão a amplitude e o detalhamento dos itens de teste de destino. Lembre-se da implicação correspondente de que um único Script de Teste (ou Conjunto de Testes) pode aparecer em diversos Conjuntos de Testes diferentes.

Algumas ferramentas de automatização de teste permitem gerar e montar automaticamente os Conjuntos de Teste. Também existem técnicas de implementação que permitem aos Conjuntos de Testes automatizados selecionarem dinamicamente todos ou alguns Scripts de Teste que os compõem para cada execução do ciclo de teste.

Informações Adicionais