Mentor de Ferramentas: Implementando Scripts de Teste Utilizando o Rational Robot
Este mentor de ferramentas descreve como usar o Rational Robot para registrar ou programar Scripts de Teste e como estendê-lo na seqüência, editando os Scripts de Teste.
Ferramenta: Rational Robot
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

Este mentor de ferramenta é aplicável durante a execução do Microsoft Windows 98/2000/NT 4.0.

Para registrar e estender um script utilizando Rational Robot:

  1. Registre o Script de Teste no Rational Robot
  2. Insira um ponto de verificação
  3. Edite o script de teste se necessário

1. Registrar o Script de Teste no Rational Robot

Quando você registra um Script de Teste, o Rational Robot registra:

  • Suas ações à medida que interage com o aplicativo sendo testado. Essas ações do usuário incluem pressionamento de teclas e clique de mouse que ajudam a navegar pelo aplicativo.
  • Pontos de verificação que você cria para capturar e comparar informações sobre o estado de componentes específicos do sistema. Um ponto de verificação é um ponto em um Script de Teste no qual você determina que deve confirmar o estado ou o comportamento de um elemento do Item de Objetivo do Teste nos Builds. Durante o registro dos Script de teste, o ponto de verificação captura as informações sobre o estado do sistema e armazena-os como uma linha de base dos resultados esperados. Durante a reprodução do Script de Teste, o ponto de verificação recaptura as mesmas informações de estado do sistema e compara-as com as informações armazenadas na linha de base.

O Script de Teste registrado estabelece a linha de base de comportamento esperado para os Itens de Objetivo de Teste. Quando os builds revisados dos Itens de Objetivo de Teste tornam-se disponíveis, você pode executar o Script de Teste nos Builds subseqüentes, e a comparação das informações de estado do sistema no ponto de verificação ocorre normalmente em uma fração do tempo necessário para realizar a comparação manualmente.

A tecnologia de Registro voltada a Objeto do Rational Robot examina as informações de estado do sistema na camada Windows durante o registro inicial do Script de Teste e uma reprodução subseqüente. Como resultado, a reprodução bem-sucedida de Scripts de Teste não precisa normalmente contar com a coordenação absoluta de telas. O Registro voltado a Objetos isola o Script de Teste das menores alterações na interface com o usuário e simplifica a manutenção dos Script de Teste.

Para registrar um novo Script de Teste:

1. Prepare o ambiente de teste definindo as opções de registro. Consulte Mentor de Ferramenta: Configurando o Ambiente de Teste no Rational Robot.
Inicie o aplicativo que está sendo testado. (Opcionalmente, você pode iniciar o aplicativo em teste depois de iniciar o registro, clicando em Inserir > Iniciar Aplicativo no Robot.)
2. Clique no botão Registrar Script da GUI na barra de ferramentas do Robot.
3. Digite um nome (máximo de 40 caracteres) ou selecione-o na lista.
4. Para alterar as opções de registro, clique em Opções. Ao terminar, clique em OK.
5. Se você selecionou um script anteriormente definido e registro, poderá alterar as propriedades, clicando em Propriedades. Ao terminar, clique em OK.
6. Clique em OK para iniciar o registro. Os seguintes eventos ocorrem:
  • Se você selecionou um script que já estava registrado, o Robot pergunta se deseja sobrescrevê-lo. Clique em Sim. (Se o registrara sobre o script de GUI existente, sobregravará o arquivo de script, mas quaisquer propriedades existentes serão aplicadas ao novo script.)
  • O Robot é minimizado (comportamento padrão).
  • A barra de ferramentas Registro de GUI flutuante é exibida. Você pode utilizar essa barra de ferramentas para pausar ou parar o registro, exibir novamente o Robot e inserir recursos em um script.
7. Execute o teste realizando as ações identificadas no teste e insira os recursos necessários (como pontos de verificação, comentários e cronômetros). Para obter detalhes, ícone do manual de ajuda consulte a Ajuda on-line do Robot.
8. Se necessário, alterne do Registro voltado a Objeto para o registro de nível baixo.
O Registro voltado a Objeto examina os objetos de GUI do Windows e outros objetos no aplicativo que está em teste sem depender de precisão de tempo ou de tela coordenadas. O registro de nível baixo rastreia dos movimentos do mouse em detalhes e as ações do teclado, por telas coordenadas e tempo exato.
9. Ao terminar, clique no botão Parar Registro na barra de ferramentas Registro da GUI. Os seguintes eventos ocorrem:
  • O script registrado é exibido em uma janela Script dentro da janela principal do Robot.
  • Os pontos de verificação no script (se houver) aparecem na área de janela Recurso à esquerda.
  • O texto do script aparece na área de janela Script à direita.
  • Quando você compila ou reproduz o script, os resultados da compilação aparecem na guia Build da janela Saída.
10. Opcionalmente, defina as propriedades para o script, clicando em Arquivo > Propriedades.

2. Insira um ponto de verificação

Para inserir um ponto de verificação durante o registro ou a edição de um Script de Teste:

  1. Execute um dos procedimentos a seguir:
  • Se estiver registrando, clique no botão Exibir Barra de Ferramentas Inserir da GUI na barra de ferramentas Registro da GUI.
  • Se estiver editando, posicione o ponteiro no script e clique no botão Exibir Barra de Ferramentas Inserir da GUI na barra de ferramentas Padrão.
  1. Clique no botão do ponto de verificação na barra de ferramentas Inserir da GUI.
  2. O ponto de verificação é chamado com o tipo de ponto de verificação (e um número se houver mais de um do mesmo tipo no script).

  3. Edite o nome conforme apropriado.
  4. Opcionalmente, defina as opções do estado Espera.
  5. Opcionalmente, defina a opção resultados esperados.
  6. Clique em OK.
  7. Se for solicitado a selecionar um objeto, arraste a ferramenta do localização de objeto sobre o objeto desejado e libere o botão esquerdo do mouse para selecionar o objeto. Opcionalmente, o objeto pode ser selecionado em uma lista de objetos clicando no botão Procurar. Quando o objeto desejado estiver selecionado, clique em OK.

Para obter detalhes adicionais, ícone do manual de ajuda consulte a Ajuda on-line do Robot. ícone do manual Consulte também o capítulo chamado "Criando Pontos de Verificação nos Scripts da GUI" no manual Utilizando o Rational Robot.

3. Editar o Script de Teste se necessário

Você pode editar os Scripts de Teste manualmente, editando o código fonte do Script de Teste ou inserindo novos registros parciais. Por exemplo, você pode:

  • Edite o texto de um Script de Teste (exclua uma linha, mova o texto etc.)
  • Insira uma nova seqüência de ação do usuário em um Script de Teste existente (selecione um comando de menu, clique em um botão etc.)
  • Inclua um novo recurso em um Script de Teste existente (incluir pontos de verificação, comentário etc)
  • Vá para uma linha com um erro de compilador (vá para um número de linha específico, localize o próximo erro, etc)

Para obter detalhes, ícone do manual de ajuda consulte a Ajuda on-line do Rational Robot. Ícone do manual Consulte também o capítulo "Editando, Compilando e Depurando Scripts" no manual Utilizando o Rational Robot.