Mentor de Ferramentas: Executando Conjuntos de Teste Utilizando o Rational Robot
Este mentor de ferramenta descreve como utilizar o Rational Robot para executar Conjuntos de Teste (reproduzindo um ou mais Scripts de Teste) e analisar os resultados da execução do teste.
Ferramenta: Rational Robot
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

Esse mentor é aplicável ao executar o Microsoft Windows 98/2000/NT 4.0.

Para executar os scripts de teste registrados ou programados utilizando o Rational Robot, reproduza o script de teste.

  1. Reproduzir o Script
  2. Visualizar os Resultados no Log do TestManager
  3. Analisar Resultados do Ponto de Verificação com Comparadores

1. Reproduzir o Script

Quando você reproduz um script, o Rational Robot repete as ações registradas e automatiza a execução do teste. Com a automatização, cada nova construção do aplicativo pode ser testada de maneira mais rápida e completa que o teste manual. Isso diminui o tempo do teste e aumenta a consistência de cobertura e geral.

Os scripts de teste são reproduzidos diversas vezes durante o ciclo de vida do teste:

  • Implementação do Teste - Reproduz os scripts para verificar se funcionam como desejado, utilizando o mesmo build do aplicativo em teste usado para registrar. Isso verifica a linha de base do comportamento esperado para o aplicativo em teste.
  • Execução e Regressão do Teste - Reproduz os scripts para comparar o último build do aplicativo em teste com a linha de base estabelecida durante a implementação do teste. A reprodução em andamento de todos os scripts de teste durante o ciclo de desenvolvimento apresenta algumas diferenças que podem ter sido introduzidas no aplicativo desde o último build. Essas diferenças podem ser avaliadas se forem defeitos reais ou alterações deliberadas.

Antes da reprodução, o Rational Robot compila automaticamente um Script de Teste se tiver sido alterado desde a última execução.

Para obter informações sobre a preparação do ambiente de teste da reprodução do Script de Teste, consulte o Mentor de Ferramenta: Configurando o Ambiente de Teste no Rational Robot.

Para reproduzir um Script de Teste:

  1. Clique no botão Reproduzir Script na barra de ferramentas. Aparecerá a caixa de diálogo Reproduzir.
  2. Digite um nome de Script de Teste ou selecione-o na lista.

Para alterar as opções de Reprodução, clique em Opções da GUI.

Quando terminar, clique em OK.
Para obter informações sobre as opções de reprodução, consulte o Mentor de Ferramenta: Configurando o Ambiente de Teste no Rational Robot.

  1. Clique em OK para continuar.
  2. Se a caixa de diálogo Especificar Informações do Log aparecer, faça o seguinte:
  • Selecione um Build na lista. Para criar um novo Build, clique no botão Build à direita.
  • Selecione uma pasta de Registros do Teste na lista. Para criar uma nova pasta de Registros do Teste, clique no botão Pasta de Log à direita.
  • Aceite o nome padrão de Registro do Teste, que é o mesmo nome do Script de Teste, ou digite um novo nome.
  • Clique em OK.
  1. Se aparecer um prompt perguntando se você deseja sobrescrever o log, clique em Sim.

Nota: Para interromper a reprodução de um Script de Teste, pressione a tecla F11. O Rational Robot reconhece essa tecla somente quando reproduz comandos Orientados por Objeto. Essa tecla não interrompe a reprodução do Script de Teste durante ações de nível baixo.

2. Visualizar os Resultados no Registro do Teste do TestManager

Quando a reprodução for concluída, utilize o Registro do Teste do TestManager para visualizar os resultados, incluindo defeitos no ponto de verificação, defeitos no procedimento, interrupções e informações adicionais da reprodução.

Para controlar as informações do Registro do Teste e a exibição do Registro do Teste, você pode configurar opções na guia Log na caixa de diálogo Opções de Reprodução da GUI:

  • Para atualizar o projeto com os resultados da reprodução, selecione Salvar Resultados da Reprodução no Log.
  • Para exibir o log automaticamente após a reprodução, selecione Visualizar Log após a Reprodução.

Se isso não for selecionado, você pode exibir o Registro do Teste após a reprodução, clicando em Ferramentas > Rational Test > Rational TestManager.

Se a reprodução dos Scripts de Teste resultar em erros, a causa específica do erro deverá ser identificada.

Os Scripts de Teste que falharam durante a execução são identificados no Registro do Teste com a palavra Fail (Falha) (mostrada em vermelho) na coluna Resultados, ou Warning (Advertência) (mostrada em amarelo). Há diversas classes de defeito de execução a serem tratadas: erros fatais, erros de script e defeitos no ponto de verificação. Geralmente, os erros fatais indicam que há um problema com a Configuração do Ambiente de Teste, e não no Script de Teste em si. Verifique a Configuração do Ambiente de Teste e localize o defeito para resolver a falha correspondente. A resolução de erros de Script de Teste pode requerer a manutenção do Script de Teste. Geralmente, os defeitos no ponto de verificação (durante a implementação do teste) requerem alterações nos parâmetros do ponto de verificação ou indicam uma diferença entre o estado desejado dos Itens de Objetivo do Teste quando o script foi registrado versus quando foi reproduzido. Consulte a seção a seguir para analisar os pontos de verificação.

Informações adicionais sobre a condição de erro podem ser visualizadas na caixa de diálogo Propriedades do Evento de Log. Abra essa caixa, selecionando um Registro do Teste e clicando em Visualizar > Propriedades.

Para cada Script de Teste em que ocorreu um defeito (ou advertência), verifique as informações sobre o defeito e, se necessário, edite o Script de Teste (consulte Seção 3. Editar o Script de Teste, se Necessário a). O Script de Teste (e o Rational Robot) podem ser abertos a partir do Registro do Teste, clicando em Visualizar > Script.

Após a edição do Script de Teste, o ambiente deve ser reconfigurado ao seu estado inicial apropriado (Mentor de Ferramenta: Configurando o Ambiente de Teste no Rational Robot) (Consulte a etapa: Reproduzir o Script).

3. Analisar os Resultados do Ponto de Verificação com Comparadores

Utilize os Comparadores para analisar os resultados do ponto de verificação. Para abrir um Comparador a partir do Registro do Teste do TestManager:

  1. Na coluna Evento de Log, selecione um ponto de verificação e clique em Visualizar > Ponto de Verificação. O Comparador apropriado será exibido. Também é possível abrir os Comparadores a partir do Rational Robot, dando um clique duplo no painel Recurso. No entanto, ao abrir um Comparador dessa forma, você pode visualizar apenas o arquivo de linha de base.
  2. As diferenças entre a linha de base e os resultados reais serão destacadas.
  3. Verifique as diferenças e determine o curso apropriado da ação, incluindo:
    (Nota: As ações disponíveis diferirão com base no tipo de ponto de verificação.)
  • Copiar propriedade na linha de base - copiar a propriedade real individual atual e sobrescrever a propriedade da linha de base.
  • Copiar todas as propriedades na linha de base - copiar todos os valores reais da propriedade e sobrescrever todas as propriedades da linha de base.
  • Editar propriedade individual (menu, valor, etc.), dando um clique duplo na propriedade (menu, valor, etc.) e digitando um valor diferente.
  • Editando a lista de propriedades (para identificar quais propriedades devem ser capturadas pelo ponto de verificação).
  • Criar ou modificar máscaras.
  1. Quando terminar de fazer as alterações apropriadas no Comparador, clique em Arquivo > Salvar Linha de Base para salvar as alterações, e clique no botão Sair para fechar o Comparador.

Após a edição do Script de Teste ou de pontos de verificação, o ambiente deve ser reconfigurado ao seu estado inicial apropriado (Mentor de Ferramenta: Configurando o Ambiente de Teste no Rational Robot) (Consulte a etapa: Reproduzir o Script).