Mentor de Ferramentas: Comparando e Mesclando Modelos do Rational Rose Utilizando o Model Integrator
Este mentor de ferramenta descreve como utilizar o Rational Rose Model Integrator para comparar e mesclar modelos.
Ferramenta: Rational Rose

Este mentor de ferramenta é aplicável a todos os sistemas operacionais suportados pelo Rational Rose.

Etapas da Ferramenta

Para comparar e mesclar modelos do Rational Rose:

1. Preparar os Modelos para Mesclagem
  2. Carregar e Comparar os Modelos
  3. Mesclar os Modelos

1. Preparar os Modelos para Mesclagem

Antes de mesclar os modelos, é recomendável verificar cada modelo com o item de menu Ferramentas > Verificar Modelo do Rational Rose. Se erros forem relatados, você deverá corrigi-los antes de desempenhar uma mesclagem com o Model Integrator.

2. Carregar e Comparar os Modelos

Depois de iniciar o Model Integrator, selecione o item de menu Arquivo >Contribuidores e, em seguida, utilize a caixa de diálogo Contribuidores para carregar os modelos.

Com os modelos carregados, o modo Comparar realça as diferenças entre dois ou mais modelos. Os conflitos também são exibidos, mas no modo Comparar, os ícones Mesclar não são exibidos. É possível comutar entre os modos Comparar e Mesclar, portanto você pode começar uma sessão de trabalho no modo Comparar e, em seguida, comutar para o modo Mesclar, se decidir mesclar os modelos. No modo Comparar, não é possível fazer alterações no modelo e o menu Mesclar e as funções da barra de ferramentas ficam desativados.

Ícone de ajuda   Para obter informações adicionais sobre como comparar modelos, consulte o tópico Comparando Modelos na Ajuda on-line do Model Integrator.

3. Mesclar os Modelos

O modo Mesclar incorpora todos os recursos do modo Comparar, juntamente com informações adicionais para suportar as decisões que você precisa tomar para mesclar os arquivos de modelos com êxito. O Model Integrator suporta dois tipos de funcionalidade de mesclagem:

• Mesclagem Automática - o Model Integrator mescla todas as alterações que não produzem conflitos.
  • Mesclagem Seletiva - permite que o usuário escolha o contribuidor de cada diferença localizada entre os modelos a serem mesclados.

A mesclagem automática tem efeito quando o Model Integrator entra pela primeira vez no modo Mesclar. Ela cria um modelo de destinatário e mescla automaticamente todos os nós sem alterações ou com alterações insignificantes no modelo de destinatário. Se o modelo mesclado tiver nós com conflitos, o Model Integrator exibirá um ícone no local do conflito na janela do navegador. À medida que você escolhe opções para resolver esses conflitos, o Model Integrator mostra os resultados da mesclagem.

O recurso de mesclagem seletiva permite alterar o contribuidor em nós que possuem diferenças, bem como conflitos. Isso pode ser útil quando você não deseja aceitar todas as alterações que um contribuidor está fazendo no modelo. Também é útil quando você precisa corrigir erros mais complicados, como aqueles descobertos pelas funções de verificação de semântica.

Nota: é necessário salvar o modelo mesclado, caso contrário, os resultados da mesclagem não estarão disponíveis posteriormente.

Ícone de ajuda Para obter informações adicionais sobre como mesclar modelos, consulte o tópico Mesclando Modelos na Ajuda on-line do Model Integrator.