Departamento de Informática - UFPE

Curso de Arquitetura de Computadores

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Apresentação

Código: IF115
Carga Horária: 60hs
Horário: quartas das 16:00hs às 18:00hs e sextas das 14:00hs às 16:00hs
Responsável: Prof. Edna Natividade da Silva Barros - ensb@di.ufpe.br

Ementa

Introdução a Arquitetura de Computadores; Conceitos básicos de Arquitetura; Implementação mono-ciclo e multi-ciclo; Linguagem VHDL;  Exceções; Pipeline; Arquiteturas Super-escalares. 

Objetivo

O Curso de Arquitetura de Computadores visa dar continuidade ao curso de Circuitos Digitais de forma que o aluno entenda um computador como um sistema digital um pouco mais complexo. Nesta disciplina serão projetadas e simuladas diferentes versões de uma arquitetura partindo-se de exemplos bem simples até que se chegue a exemplos que se aproximem dos computadores comerciais. Nestes projetos, que se restringuem aos aspectos arquiteturais, o desempenho dos sistemas não será levado em consideração. Estes aspectos serão estudados na disciplina de Organização de Computadores. A busca de simplicidade, no entanto, direcionará a concepção das máquinas para o paradigma RISC. Adotamos uma metodologia bottom-up, onde a arquitetura é vista sob dois ângulos complementares: a interface com o compilador e a interface com o sistema operacional. Considerando-se o primeiro aspecto, os objetivos principais a serem atingidos são:
  • Compreensão do funcionamento dos computadores;
  • Familiarização com as metodologias e ferramentas empregadas no projeto de circuitos integrados.
Para que estes objetivos possam ser alcançados utilizamos o mesmo enfoque de síntese tanto na disciplina Circuitos Digitais como na de Arquitetura de Computadores. A compreensão do funcionamento de um computador torna-se mais simples à medida em que o aluno projeta uma máquina e realiza simulações para verificar a corretude de seu projeto. O projeto de várias versões com nível crescente de complexidade permite que o aluno solidifique gradualmente conceitos básicos de arquiteturas como repertório e formato de instruções, modos de endereçamento, chamada de subrotina etc.

O objetivo é fazer com que o aluno passe a entender os diversos aspectos de projetos e implementação de computadores e use este conhecimento de forma a auxiliar em tarefas de sua vida profissinal abrangendo desde a definição de computadores a comprar para uma determinada tarefa, até projetos de máquinas, como mostra a figura abaixo.

Público Alvo

 

 


Responsável:

Profa. Edna Barros - ensb@di.ufpe.br
Grupo de Engenharia da Computação - GRECO
Departamento de Informática
UFPE