PROGRAMA DE DISCIPLINA

 

DADOS DA DISCIPLINA

CÓDIGO       NOME                                                                           CARGA HORÁRIA SEMANAL         N.º DE CARGA HORÁRIA

                                                                                                                           TEÓRICA        PRÁTICA           CREDITOS      GLOBAL

 

Introdução à Computação

1

2

02

45

PRÉ – REQUISITOS

Co-requisito: Introdução a Programação

EMENTA

q       O que é a Internet?

q       Como funciona a Internet?

q       Complexidade

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

q       Internet como sistema de informação

q       a Internet como banco de dados

q       a Internet como sistema distribuído

q       a Internet como rede de computadores

q       a Internet como espaço virtual de interação e troca de serviços entre homem-homem, homem-software e software-software

o         software colaborativos e de entretenimento

o         interface homem-máquina e assistentes de software (agentes)

o         interoperabilidade (agentes)

q       Estudos de casos práticos: aprender com Webopedia, comprar livro na Internet, no celular e no micro-computador

q       Camada de interface :

o         questões de projeto de interface, ex, celular, navegador

q       Camada de serviços distribuídos :

o         dos dois lados: servidores web

o         do lado serviço: busca de informação

q       Infra-estrutura de comunicação :

o         redes locais (LAN)

o         camadas de redes da Internet (TCP/IP, WAN)

o         camadas de redes de telefonia

o         segurança (firewall, criptografia, Intranet)

q       Camada de armazenamento e acesso ao conteúdo

o         Tipos de dados

 

o         Gerenciamento de dados e informação

 

q       Camada de implementação: linguagens computacionais

o         Conceitos de linguagens de programação

 

o         Implementação de linguagens:

 

q       Camada de execução

o         A interface Software-Hardware: sistemas operacionais

o         Hardware

 

q       Complexidade do desenvolvimento de sistemas

o         Engenharia de software e de sistemas

 

q       Complexidade da execução de um sistema computacional

o         Teoria da computação e limites das máquinas algorítmicas

q       Complexidade da automação de tarefas cognitivas

o         Inteligência artificial, aprendizagem de máquina e robótica

q       Seminários

q       Aulas de laboratório

q       Avaliação

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

q       Computer science: an overview
J.G. Brookshear, 1999, Addison-Wesley

q       Exploring the digital domain: an introduction to computing with multimidia and networking
K. Abernethy et al., 1999, Brooks/Cole Pub

q       Computing in the web age: a web interactive introduction
R.J. Dilligan, 1998, Plenum Pub Corp

q              www.webopedia.com

 





Clique aqui para navegar na atual pagina desta discipina



[Última alteração realizada em 18/04/2002 por Raymundo Luiz Santana Barboza Junior.] 



 RETORNAR