Aprenda jogar futebol com Zico na China
Os chineses podem, a partir de agora, aprender com o craque brasileiro Zico, as mais importantes técnicas do futebol, entre elas: passe e domínio de bola, condução de bola e dribles, chutes e cabeceios, faltas, pênaltis e escanteios, como atuar nas posições de atacante, meio-campo, defesa e goleiro, preparação física do jogador e muito mais. É que pela primeira vez, uma empresa brasileira conseguiu colocar um produto de multimídia na China. A MicroPower, que desenvolveu o CD ROM "Aprenda Futebol com Zico" , assinou contrato de localização e distribuição do produto no mercado asiático com a empresa TsingHua TongFang Co, LTD. A venda estimada do produto na China é de 50 mil unidades, sendo 20 mil só no primeiro ano.
As negociações entre a MicroPower e o mercado asiático foram assessoradas através do China Office, núcleo da SOFTEX, que tem como missão identificar alternativas de negócios para empresas brasileiras de software no local. O China Office encontra-se administrativamente sob a gerência do Núcleo Campina Grande Software - CGSoftware e a coordenação geral da Diretoria de Operações internacionais da SOFTEX. "Para preparar o produto para os chineses, a MicroPower levou três semanas de trabalho para permitir que os chineses pudessem fazer a localização sem comprometer o software. Lá eles levaram cerca de um mês para traduzir e adequar o produto ao consumidor local", explica o diretor da MicroPower, Francisco Antonio Soeltl.
O primeiro período do contrato assinado entre a MicroPower e a empresa TsingHua TongFang Co, LTD prevê a venda de 10 mil cópias com pagamento de royalties em torno de 7%. No Brasil, a venda do produto já ultrapassou a casa das cinco mil cópias. "Aprenda Futebol com Zico" custa cerca de R$ 47,00 nas lojas de informática. O CD ROM chega ao consumidor chinês, neste final de ano, por volta dos US$ 19,00.
São duas horas e meia de vídeos onde Zico ensina todos os fundamentos do futebol. Os CD's ROM também estão sendo comercializados nos Estados Unidos e Canadá pela Reedswain, empresa parceira da MicroPower que é especializada na venda de livros, vídeos e CD ROM de soccer por catálogo nos USA.
China Office - Ao longo de 10 meses de atividades (outubro/96 a Agosto/97), 51 empresas e cerca de 62 produtos de software estão sendo apresentados ao mercado asiático com o apoio do China Office. Vale lembrar sobre os custos incidentes na colocação de produtos brasileiros no mercado asiático, usando a via de importação: imposto aduaneiro (9%); VAT (Value Added Tax - 17%); comissão do importador (1-2%).
Para contactar o China Office, solicitando informações gerais sobre o mercado ou apresentando produtos/serviços contactar através do endereço eletrônico: cnoffice@cim.com.cn