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Regra Número 1: Não deixar o repórter esperando. Além de passar a impressão de descaso,
você vai irritar o jornalista que nunca tem tempo a perder. Repórter está sempre sob
pressão, com deadline para entrega da matéria (normalmente mais de uma por dia).
Ao recebê-lo, seja cordial e trate-o como um aliado, alguém que pode colaborar para o
crescimento de sua empresa.
Nunca dê tratamento diferenciado aos repórteres. Lembre-se que o iniciante de hoje pode
ser o editor de amanhã. O mesmo em relação aos veículos: o jornalista de um pequeno jornal
deve receber o mesmo tratamento daquele que representa uma estação de TV líder de
audiência.
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Se você notar que o repórter não está seguro sobre o assunto da entrevista, deixe claro que
está à disposição do profissional. Até porque, por se tratar de um assunto técnico, pode
acontecer do repórter não ser especializado na área e ter dúvidas básicas sobre Informática.
É melhor gastar um pouco mais de tempo na entrevista e evitar erros na matéria final.
Claro que o ideal é um jornalista informado mas, isso nem sempre é possível. Neste caso,
não seja arrogante. O repórter já vive sob pressão porque todos acham que ele deve saber
tudo e Informática é uma área muito dinâmica. Coloque-se no lugar do jornalista: ele tem
um deadline, precisa ser objetivo, além do compromisso para fazer outras matérias. Com
tudo isso, entrevistar uma pessoa que está com má vontade ou irritado só vai complicar as
coisas. Corre-se o risco do jornalista não fazer as perguntas e sua desinformação ser
repassada ao público. Fique certo que a paciência, neste caso, é o melhor remédio. Ela
certamente será bem recompensada.
Seja claro e consciente ao prestar informação.
Nunca tente impor seu ponto-de-vista achando que será favorável à empresa.
Tal atitude irrita o jornalista que, muitas vezes, sente-se insultado. É claro que
é importante mostrar os aspectos positivos, as vantagens do produto, mas isso o jornalista
vai saber julgar de acordo com as informações fornecidas. A idéia é vender o "peixe",
aproveitar o espaço mas, sem forçar a barra.
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Deixe claro que está à disposição do repórter mesmo após a entrevista, fornecendo telefones
para contato. Às vezes, o profissional esquece de fazer uma pergunta e é importante ter
condições de encontrar o entrevistado.
Dica: Um repórter irritado presta menos atenção ao que você diz aumentando, assim,
a possibilidade dele cometer erros na matéria. Cada minuto que você o faz esperar significa
menos tempo para entrevista e, muitas vezes, uma matéria mais curta. Na verdade, quem perde
com a espera é você. Evite marcar entrevistas para o final da tarde porque nesse horário
as redações estão fechando o jornal e os repórteres não têm muito tempo disponível.
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