Um release nunca deve passar de uma página e meia, o ideal é apenas uma (jornalista está
sempre com pressa e raramente lê um material com mais de uma página). Portanto, a linguagem
deve ser simples e direta. Para saber os detalhes, o repórter é que se encarregará das
perguntas para produção do texto.
O release sempre é endereçado ao editor do caderno e não ao repórter, até porque é o editor
quem define o jornalista responsável pela matéria. Primeiro, ligue avisando que o texto está
a caminho. Depois, certifique-se que ele teve acesso ao material (é comum fax se perder na
redação). No caso do uso de e-mail, também é conveniente pedir um retorno por parte
do editor. Se isso não acontecer, use o telefone para saber se a mensagem chegou legível.
No caso de TV e rádio, o release será enviado ao chefe de reportagem, assim como o contato
para divulgação.
No primeiro parágrafo, chamado lead (pronuncia-se lid no meio jornalístico) devem estar
contidas todas as informações acerca do produto (evento). É uma espécie de resumo para que
o jornalista observe de imediato se o assunto o interessa. Se o lead for bem feito
(chamativo, instigante), o editor vai se sentir atraído e dará continuidade à leitura.
Caso contrário, a leitura pára por aí e quem perde é a empresa.
Sempre redija o release com números (comparações, percentuais, dados estatísticos).
Jornalista adora números e certamente irá utilizá-los. Portanto, cuidado com a precisão
e se possível, use inteiros sem casas decimais.
Evitar a linguagem técnica para o texto não ficar chato e, às vezes, pedante. Usar apenas
o vocabulário mais conhecido como browser, software etc. A idéia do release é transmitir
informação básica e não dar uma aula de ciência da computação. É bom lembrar que o
profissional do outro lado, mesmo sendo especializado na área, não é formado em computação,
nem é um cientista. Se o uso de uma palavra menos conhecida for necessário, sempre coloque
seu significado em seguida.
Evitar adjetivos. Às vezes, para mostrar a importância do produto, o redator exagera nos
"elogios", fazendo com que o texto perca sua credibilidade. Um bom produto tem
características (vantagens, objetivos, público alvo...) e o redator deve ressaltar
esses pontos de uma forma direta e objetiva.
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