Regra Número 1: nunca o chame assim. "Material" ou sugestões de pauta é mais simpático (jornalista não gosta do termo, mesmo sabendo que o "material" é press release mesmo). O ideal é colocar um cabeçalho e iniciar o texto normalmente, sem títulos.

Exemplo A: (Fax)
De: X
Fone-fax:
Para: (nome do jornal)
ATT: (nome do jornalista, editoria)
Xxxxxxxx (texto normal)

Exemplo B: (mail)
Neste caso, utilizar o formato usual, mas nunca esquecer de avisar ao editor que o material está a caminho para que ele não fique sem entender a mensagem, ou pior, se sentir usado como se você estivesse "empurrando" uma matéria sem sequer ter mantido contato prévio.

Um release nunca deve passar de uma página e meia, o ideal é apenas uma (jornalista está sempre com pressa e raramente lê um material com mais de uma página). Portanto, a linguagem deve ser simples e direta. Para saber os detalhes, o repórter é que se encarregará das perguntas para produção do texto.

O release sempre é endereçado ao editor do caderno e não ao repórter, até porque é o editor quem define o jornalista responsável pela matéria. Primeiro, ligue avisando que o texto está a caminho. Depois, certifique-se que ele teve acesso ao material (é comum fax se perder na redação). No caso do uso de e-mail, também é conveniente pedir um retorno por parte do editor. Se isso não acontecer, use o telefone para saber se a mensagem chegou legível.

No caso de TV e rádio, o release será enviado ao chefe de reportagem, assim como o contato para divulgação.

No primeiro parágrafo, chamado lead (pronuncia-se lid no meio jornalístico) devem estar contidas todas as informações acerca do produto (evento). É uma espécie de resumo para que o jornalista observe de imediato se o assunto o interessa. Se o lead for bem feito (chamativo, instigante), o editor vai se sentir atraído e dará continuidade à leitura. Caso contrário, a leitura pára por aí e quem perde é a empresa.
Sempre redija o release com números (comparações, percentuais, dados estatísticos). Jornalista adora números e certamente irá utilizá-los. Portanto, cuidado com a precisão e se possível, use inteiros sem casas decimais.

Evitar a linguagem técnica para o texto não ficar chato e, às vezes, pedante. Usar apenas o vocabulário mais conhecido como browser, software etc. A idéia do release é transmitir informação básica e não dar uma aula de ciência da computação. É bom lembrar que o profissional do outro lado, mesmo sendo especializado na área, não é formado em computação, nem é um cientista. Se o uso de uma palavra menos conhecida for necessário, sempre coloque seu significado em seguida.

Evitar adjetivos. Às vezes, para mostrar a importância do produto, o redator exagera nos "elogios", fazendo com que o texto perca sua credibilidade. Um bom produto tem características (vantagens, objetivos, público alvo...) e o redator deve ressaltar esses pontos de uma forma direta e objetiva.