A imprensa é sua aliada. Este é o primeiro conceito indispensável para uma convivência sadia e proveitosa com o meio. É preciso afastar o preconceito de que jornalista é vilão, maldoso, inconseqüente e irresponsável, ou seja, um inimigo em potencial. Não é nada disso. O jornalista trabalha com fatos, acontecimentos, que nem sempre são positivos. Acontece é que as manchetes que mais chamam a atenção dizem respeito a assuntos negativos e muitas vezes, sensacionalistas. Mas, antes de julgar o profissional, lembre-se de que o jornalista só escreve o que agrada ao público porque precisa vender e lucrar e é você quem compra o jornal, ouve o rádio e assiste à TV. Se o público (você) não comprasse, as manchetes seriam diferentes.

Para uma empresa, o acesso aos meios de comunicação é interessante em diversos aspectos, principalmente o financeiro. Cada centímetro no jornal representa uma economia em espaço publicitário pago de milhares de reais. Para se ter uma idéia, 30 segundos em horário nobre na TV Globo pode custar o faturamento mensal de muitas empresas de porte médio. Por isso, é de vital importância para uma empresa manter boa relação com a imprensa e conseguir espaço na mídia. Mas, essa não é uma tarefa fácil. O tratamento com jornalistas requer muito cuidado, tato e acima de tudo, respeito profissional.

A empresa que adotar como prática um relacionamento direto com a imprensa deve, em primeiro lugar, estar pronta para receber um jornalista a qualquer momento e em quaisquer circunstâncias. Um erro recorrente entre as empresas é achar que só deve manter aproximação com a imprensa quando precisa dela e quando há dificuldades o melhor é fugir de repórteres. Essa postura, além de enfurecer os jornalistas e fechar portas que poderiam ser usadas no futuro, impede que a opinião pública ouça a sua versão. Na verdade, o que acontece nesse caso é que o repórter só divulga um outro lado e você fica sem espaço para defesa. Quando isso ocorre, o mal-estar criado com o meio de comunicação é quase irreversível. Um dia, você vai precisar da imprensa e ela, com toda razão, fará o mesmo: fugirá de você.

Afinal, como se constrói um canal de comunicação eficaz com a imprensa? O ideal é que cada empresa conte com um profissional da área, um assessor que saiba como lidar com os seus colegas. Neste manual, você vai encontrar informações que servirão como guia para quem está iniciando um trabalho nessa área. É claro que com o dia-a-dia, o relacionamento fica mais natural pois, como em qualquer profissão, a prática ainda é a melhor escola.