O contato com jornalistas deve ser feito através de um assessor de imprensa, quando houver.
Caso contrário, deve-se tomar alguns cuidados:
- Procurar o editor específico da área (no caso Informática) e se apresentar,
comprometendo-se, em seguida, a enviar material impresso. Essa apresentação deve ser
feita pessoalmente.
- A procura inicial deve se dar apenas quando a empresa tiver um "produto" a ser vendido,
ou seja, uma novidade (workshop, lançamento de software.) para que a apresentação não fique
no vazio e o jornalista se interesse pela cobertura.
- Preparar material escrito com informações concisas e objetivas sobre a empresa e seus
produtos (máximo: 1 lauda e meia ou 30 linhas).
- É importante que o empresário esteja sempre bem informado sobre a área para saber o
momento certo de "encaixar" uma notícia nos meios de comunicação.

Dica: O relacionamento empresa-mídia é sempre uma troca, ou seja, ambos são beneficiados.
De um lado, a empresa consegue espaço direcionado de marketing e, do outro, o editor
preenche seu espaço. Esse enfoque, no entanto, jamais deve ser explícito por parte do
empresário, já que seu benefício é bem maior. A postura por parte do representante da
empresa deve ser profissional, cordial e solícita, colocando-se sempre à disposição do
jornalista. Até porque, o assunto Informática para mídia é muito específico, o que requer
por parte do editor critérios mais rigorosos para a seleção do material a ser divulgado.
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