O contato com jornalistas deve ser feito através de um assessor de imprensa, quando houver. Caso contrário, deve-se tomar alguns cuidados:

  • Procurar o editor específico da área (no caso Informática) e se apresentar, comprometendo-se, em seguida, a enviar material impresso. Essa apresentação deve ser feita pessoalmente.
  • A procura inicial deve se dar apenas quando a empresa tiver um "produto" a ser vendido, ou seja, uma novidade (workshop, lançamento de software.) para que a apresentação não fique no vazio e o jornalista se interesse pela cobertura.
  • Preparar material escrito com informações concisas e objetivas sobre a empresa e seus produtos (máximo: 1 lauda e meia ou 30 linhas).
  • É importante que o empresário esteja sempre bem informado sobre a área para saber o momento certo de "encaixar" uma notícia nos meios de comunicação.


Dica: O relacionamento empresa-mídia é sempre uma troca, ou seja, ambos são beneficiados. De um lado, a empresa consegue espaço direcionado de marketing e, do outro, o editor preenche seu espaço. Esse enfoque, no entanto, jamais deve ser explícito por parte do empresário, já que seu benefício é bem maior. A postura por parte do representante da empresa deve ser profissional, cordial e solícita, colocando-se sempre à disposição do jornalista. Até porque, o assunto Informática para mídia é muito específico, o que requer por parte do editor critérios mais rigorosos para a seleção do material a ser divulgado.